Questões sobre Serviço Social organizacional

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O absenteísmo no trabalho, considerado tema complexo e difícil de ser gerenciado, tem ensejado discussão nos espaços ocupacionais. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

As principais causas do absenteísmo incluem as situações relacionadas às dificuldades e aos problemas financeiros, os problemas de transporte, a baixa motivação para trabalhar, a supervisão precária da chefia e o desenvolvimento de políticas inadequadas pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No exercício de sua atividade profissional, o assistente social deve informar o usuário acerca da natureza de sua intervenção apenas quando esta estiver relacionada à realização de pesquisa social.

Em uma organização, a representação gráfica do tempo estimado para a execução das atividades planejadas denomina-se fluxograma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a instituições e à prática institucional.

No quadro das organizações, a análise institucional deve caracterizar os agentes institucionais com base em suas posições estratégicas e nas injunções que sofrem em razão do contexto. Entre os agentes institucionais, destacam-se o público, que encarna o princípio do controle democrático, e o mandante, que representa os grupos sociais dominantes e seus interesses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao panorama profissional das demandas e às particularidades do trabalho profissional na sociedade brasileira contemporânea, é correto afirmar que é

  • A.

    crescente o caráter dessa demanda como gestor e executor de políticas sociais. Trata-se de demanda no âmbito de organizações públicas e privadas.

  • B.

    decrescente o caráter dessa demandada como gestor e executor de políticas sociais. Trata-se de demanda no âmbito de organizações públicas e privadas.

  • C.

    crescente o caráter dessa demanda mais como gestor do que executor de políticas sociais. Trata-se de demanda restrita no âmbito de organizações públicas.

  • D.

    decrescente o caráter dessa demanda. É mais demandado como gestor e menos como executor de políticas sociais. Trata-se de demanda restrita ao âmbito de organizações privadas.

  • E.

    decrescente o caráter dessa demanda como gestor e executor de políticas sociais. Trata-se de demanda restrita ao âmbito de organizações públicas.

Na atualidade, exige-se que o profissional de Serviço Social inserido em grandes empresas

  • A. abandone programas participativos, com vistas a envolver os trabalhadores com os objetivos da empresa.
  • B. apresente, em seu perfil profissional, as características da flexibilidade e do dinamismo.
  • C. paute sua intervenção profissional pela neutralidade diante das metas empresariais.
  • D. exclua do seu âmbito de atribuições atividades de natureza educativa e orientadora.
  • E. atue de modo que suas atividades o afastem progressivamente das funções de natureza gerencial.

Nas duas últimas décadas, registraram-se mudanças profundas nas requisições dirigidas ao Assistente Social que atua no espaço empresarial. Dentre as novas demandas que lhe são endereçadas, conta-se a(o)

  • A. execução de programas assistenciais, tendo por base uma ação educativa.
  • B. função de mediador entre o trabalho e a vida privada do empregado.
  • C. elaboração e a execução geral da política de recursos humanos da empresa.
  • D. redefinição do seu perfil sociotécnico, nitidamente definido e não polivalente.
  • E. assessoramento às chefias no que concerne à vida comunitária e familiar do empregado.

Nos últimos anos, a temática da responsabilidade social ganhou visível destaque nos discursos empresariais. Nesses discursos, verifica-se a

  • A. recusa das bandeiras e das propostas de movimentos sociais de caráter policlassista.
  • B. limitação do âmbito da responsabilidade social ao espaço interno das unidades empresariais.
  • C. defesa da redução da intervenção empresarial no campo das atividades assistenciais.
  • D. proposta de um novo papel social do empresariado e suas relações com o Estado e a sociedade.
  • E. ausência de preocupações com a sustentabilidade do padrão tradicional de crescimento econômico.

Contemporaneamente, as grandes empresas estão considerando como tema de grande importância as suas relações com

  • A. o contingente dos trabalhadores terceirizados, uma vez que garantem a sua qualificação técnica e se responsabilizam pela sua formação continuada.
  • B. as famílias dos seus empregados, como demonstra o investimento na construção de moradias para os seus trabalhadores de baixa renda.
  • C. as comunidades que lhes são limítrofes, inclusive investindo na criação de equipamentos coletivos e na melhoria do meio ambiente.
  • D. as organizações sindicais dos trabalhadores desempregados, já que necessitam de um contínuo fluxo de novos trabalhadores.
  • E. os órgãos de proteção e de defesa dos consumidores, dada a ausência de diplomas legais que possam garantir os seus direitos.

Em relação às possibilidades e aos limites da prática do Serviço Social em empresas, tem-se que

  • A. a prática efetiva do Serviço Social, no espaço empresarial, demonstra a impossibilidade de o Assistente Social atender a interesses dos trabalhadores.
  • B. a moderna cultura empresarial, tal como está sendo implementada no pós-fordismo, vem demonstrando que ela prescinde da contribuição profissional dos Assistentes Sociais.
  • C. a superação dos paradigmas da gerência científica de origem taylorista não afeta as funções de profissionais como o Assistente Social cuja ação incide na gestão da força de trabalho.
  • D. o movimento sindical dos trabalhadores não constitui um impeditivo para que o Assistente Social desenvolva suas atividades profissionais no interior das grandes empresas.
  • E. as possibilidades e os limites da ação profissional dos Assistentes Sociais que se inserem em espaços empresariais independem da natureza privada ou estatal das empresas.

O Serviço Social nas empresas mantém-se reconhecido como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle da força de trabalho, intervindo sobre a vida do trabalhador, por meio dos serviços sociais. A sua função técnica na empresa é

  • A.

    executar programas assistenciais, por meio de ações educativas.

  • B.

    desenvolver projetos educativos na área de produção.

  • C.

    planejar e executar programas tecnológicos.

  • D.

    executar programas sociais para a gerência.

  • E.

    implementar projetos sociais para os trabalhadores estáveis.

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