Questões sobre Serviço Social organizacional

Lista completa de Questões sobre Serviço Social organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É expressão atual, utilizada no campo das organizações, que tem como objetivo que gestores e executivos levem em conta em suas decisões as consequências sociais que delas podem advir ou, ainda, que diz respeito ao relacionamento entre empresas e sociedade tanto em relação à “comunidade local que cerca uma empresa e cujos membros interagem com os funcionários quanto à comunidade mundial”:

  • A.

    Responsabilidade fiscal.

  • B.

    Moralidade comercial.

  • C.

    Responsabilidade corporativa.

  • D.

    Moralidade pública.

  • E.

    Responsabilidade social.

É possível identificar, entre os assistentes sociais, concepções distintas sobre a empresa, os empregados e a própria ação profissional. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I - O assistente social, ao se preocupar com a elevação do nível de vida do empregado, sem considerar a exploração do capital, assume uma postura liberal.

II - A posição fatalista concebe a empresa como uma unidade de produção que subsiste à base da autoridade e repressão.

III - A posição que se opõe às demais é aquela que situa a empresa no contexto das relações sociais que emergem do processo de produção.

IV - A consciência social dos profissionais e as condições objetivas da ação explicam as diferentes concepções.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e II, apenas.
  • B. B) I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Ainda que o processo de reestruturação produtiva tenha colocado aos assistentes sociais novas demandas ao seu trabalho no cotidiano das empresas capitalistas, sua atuação mantém um caráter “educativo” voltado para mudança de “atitudes e práticas” dos trabalhadores, visando à adequação ao processo produtivo. Assinale a alternativa que indica velhas demandas para as quais o assistente social ainda é chamado a atuar nas empresas.

  • A.

    Absenteísmo, insubordinação, acidentes de trabalho, alcoolismo, conflitos familiares, doenças e dificuldades financeiras do trabalhador.

  • B.

    Absenteísmo, indisciplina, alcoolismo, implementação de retribuição financeira por meta de produtividade e atendimento a distúrbios emocionais decorrentes da pressão no ambiente de trabalho.

  • C.

    Alcoolismo e tabagismo, uso de drogas ilícitas, brigas familiares e comunitárias, acidentes de trabalho e doenças infectocontagiosas.

  • D.

    Administração de benefícios sociais, como vale refeição, cesta básica, transporte e ampliação da participação nos lucros.

  • E.

    Administração de conflitos de RH, elaboração e geração da folha de pagamento, autorização mediante perícia de licenças-saúde, absenteísmo, alcoolismo e conflitos familiares.

Nas empresas, o assistente social é persuadido a aderir ao ideário associado às novas formas de gestão da força de trabalho. Ao disseminar a cultura que possibilita integrar os empregados ao ambiente empresarial, marcado por práticas participativas, o profissional se coloca como um

  • A. agente de mudança.
  • B. consultor de negócios.
  • C. facilitador de redes.
  • D. administrador de processos.
  • E. prestador de serviços.

O processo de reestruturação produtiva teve impacto nas políticas de recursos humanos no Brasil na década de 1990, no que tange às finalidades do trabalho dos assistentes sociais, bem como na demanda de ampliação de sua atuação nos seguintes aspectos:

1. ampliação de investimentos empresariais com a qualificação da força de trabalho.

2. introdução de técnicas de monitoramento e avaliação internas.

3. inserção de metodologias de gerenciamento participativo, buscando envolver o colaborador no alcance dos objetivos da empresa.

4. implementação e/ou ampliação de benefícios e serviços sociais articulados à ampliação da produtividade.

5. investimento em processo de “aculturamento” dos empregados, objetivando o engajamento dos colaboradores no sistema produtivo.

Estão corretos os itens:

  • A.

    1, 2 e 5 apenas.

  • B.

    1, 3, 4 e 5 apenas.

  • C.

    2 e 4 apenas.

  • D.

    1 e 5 apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Para o desenvolvimento de análises institucionais, o Serviço Social busca elementos teórico-conceituais nas produções de outras áreas do conhecimento, a exemplo das teorias administrativas ou sociológicas das organizações. Atualmente, uma série de críticas aponta os limites das teorias modernas na análise das organizações. Entram em cena estudos pautados em referenciais da ciência política e da antropologia. Com relação aos referenciais teóricos de análise das organizações, numere a coluna da direita, relacionando as teorias com os respectivos autores e características.

 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3 – 2 – 4 – 5 – 1.

  • B.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5.

  • C.

    2– 3 – 1 – 5 – 4.

  • D.

    2 – 1 – 3 – 5 – 4.

  • E.

    3 – 4 – 5 – 1 – 2.

A inserção do profissional de Serviço Social em organizações, sejam elas estatais, privadas ou integrantes do terceiro setor, demanda inicialmente que ele se situe nesse espaço através do reconhecimento institucional e sua análise. Assinale a alternativa que apresenta de modo adequado os aspectos a serem observados, reconhecidos e compreendidos na análise institucional.

  • A.

    Acesso a documentos específicos para a identificação do objeto de intervenção do Serviço Social; análise das atribuições formais estabelecidas para o assistente social; reconhecimento dos objetivos institucionais e, principalmente, do foco de seus produtos e serviços, para mediar com os trabalhadores a produção de modo eficaz aos fins organizacionais.

  • B.

    Identificação da natureza da organização e de seus objetivos e finalidades; identificação do objeto de intervenção do Serviço Social informado pela chefia imediata ou superiores; análise das estruturas formais e das relações pessoais presentes na organização; elaboração do perfil dos usuários do trabalho do assistente social, dentre outros.

  • C.

    Identificação do objeto de intervenção do Serviço Social a partir da observação do desempenho do profissional que já integra a organização; participação em treinamento especializado para o desempenho das funções e atribuições profissionais do assistente social; entrevista com chefia imediata ou superiores para identificação das expectativas de resultados do trabalho do profissional de Serviço Social, dentre outros.

  • D.

    Identificação da natureza da organização e de seus objetivos e finalidades; reconhecimento do objeto de intervenção do Serviço Social e possibilidades de sua (re)construção; análise das estruturas formais e das relações de poder presentes na organização; conhecimento e compreensão da realidade dos usuários do trabalho do assistente social, dentre outros.

  • E.

    Acesso a documentos da organização, como estatuto, regimento ou contrato social, reconhecendo sua natureza, objetivos e finalidades. Análise dos prontuários dos usuários para elaboração de seu perfil e identificação dos problemas individuais. Identificação das relações informais intraorganização e estabelecimento de critérios de acesso ao trabalho da área de Serviço Social pautados nessas relações.

Numa empresa, o assistente social participa do programa de treinamento, voltado para a requalificação técnica e comportamental dos empregados. Em relação à força de trabalho, esse programa está diretamente relacionado com as novas modalidades de

  • A. benefícios.
  • B. consumo.
  • C. incentivos.
  • D. remuneração.
  • E. socialização.

Em uma empresa foi redefinido o perfil comportamental do assistente social. Ele deveria colocar a satisfação do cliente acima de tudo, fornecer alternativas e soluções adequadas às suas necessidades, buscando o seu envolvimento e encantamento. Esse tipo de atributo expressa o requisito

  • A. atmosfera positiva.
  • B. competência teórica.
  • C. esforço extra.
  • D. cooperação técnica.
  • E. conhecimento geral.

A realização de trabalho com grupos e reuniões no contexto do serviço social tem o potencial de romper com o modelo de atendimento individual fragmentado em favor da aliança entre os usuários, da participação cidadã, da troca de experiências e da socialização dos sujeitos envolvidos. Com relação à apropriação adequada e contemporânea do instrumental técnico-operativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Uma reunião que se resuma a bate-papo, conversa de perguntas e respostas, relatos de histórias sem fim e manipulação de comportamentos favorece o alcance de objetivos que incluem os interesses e as necessidades dos usuários.

  • B.

    No trabalho com grupos, há a possibilidade de democratização de informações, conhecimentos e instrumentos de indagação sem qualificação teórico-metodológica e eticopolítica.

  • C.

    No trabalho com grupos, perde-se a dimensão do papel individual na busca de universalização e ampliação dos direitos.

  • D.

    As reuniões são espaços coletivos para serem exercitadas experiências democráticas, com vistas a capacitação, organização, realização do controle social, busca de ampliação e universalização dos direitos.

  • E.

    A realização de reuniões catárticas (principalmente por meio de aplicação de dinâmica de grupo) as quais atravessam a vida das pessoas, sem que elas tenham consciência e controle do que está ocorrendo, caminha na direção politizadora da profissão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...