Lista completa de Questões sobre Serviço Social organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na atualidade, o gerenciamento da força de trabalho apresenta estratégias de persuasão, tendo em vista que o objetivo dos dirigentes empresariais é
No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a
substituição das metodologias de ação
alteração dos objetos de intervenção
eliminação das atividades privativas
diminuição da intensificação do trabalho
atualização das demandas profissionais
Desde o início da industrialização no Brasil, a gestão de pessoal foi deixada em segundo plano, uma vez que a mão de obra sempre foi considerada abundante, barata e facilmente substituível. Dois eixos, no entanto,marcaram a definição dos modelos de gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras, que são o (a)
Considerando a reflexão do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, é possível identificar dois aspectos que ameaçam a possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura com o tradicionalismo profissional nas empresas. Um deles, como desemprego, fragiliza os profissionais ao ameaçar sua sobrevivência. O outro que reforça a herança conservadora é a(o)
radicalização do movimento sindical
desagregação do trabalho voluntário
constrição das negociações cooperativas
retrocesso da modernização conservadora
recrudescimento das estratégias funcionalistas
Do ponto de vista da prática do assistente social, para assessorar uma equipe, é fundamental conhecer as suas
Nas empresas, o assistente social é requisitado para instrumentalizar a conduta gerencial na busca de soluções para problemas e conflitos. Esse processo, em que o Serviço Social assume a função de assessorar as gerências, é contraditório porque
Serviço Social - Serviço Social organizacional - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
No âmbito do discurso da Responsabilidade Social Empresarial,é INCORRETO afirmar que
a política de Responsabilidade Social das empresas abre um campo potencial para atuação do assistente social.
o principal papel do assistente social é ser um facilitador no acesso e compreensão das informações e conceitos apropriados da responsabilidade social.
a responsabilidade social corporativa ganhou consistência no meio empresarial, no decorrer dos anos 1990.
antes do discurso da Responsabilidade Social, as demandas do serviço social eram basicamente voltadas para o público interno (funcionários e seus familiares).
atualmente, para o controle da classe trabalhadora, a balança empresarial está pendendo para a coerção. Entretanto, em outros momentos históricos, a característica principal era o consenso.
Em uma situação crítica, vários profissionais são chamados a intervir conjuntamente. O assistente social quer trabalhar de forma interdisciplinar, mas está tão preocupado em assegurar a integridade de seu espaço ocupacional que acaba perdendo a chance de dar sua contribuição para a equipe. Nesse caso, ele se assemelha à figura do
Serviço Social - Serviço Social organizacional - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O Assistente Social por sua formação generalista é um profissional apto a atuar em diversas áreas. Sobre a atuação do serviço social em empresas, é INCORRETO afirmar que
no processo de ambiência organizacional, o assistente social participa da aplicação periódica de questionários junto aos empregados, compostos de questões que buscam correlacionar as práticas de gestão com o clima organizacional.
os assistentessociais e demais profissionais que atuam no RH utilizam os resultados da pesquisa de ambiência como indicador para o aprimoramento das políticas de recursos humanos.
com a reestruturação produtiva, ocorre um deslocamento do serviço social para a área de Recursos Humanos, na esfera da assessoria e na criação dos comportamentos produtivos.
atualmente vem ocorrendo uma redução das funções do assistente social na empresa, já que seu trabalho basicamente está restrito ao espaço do RH.
os profissionais de serviço social que atuam no RH das empresas lidam cotidianamente com a dicotomia da prática profissional: a manutenção do capital versus o protagonismo do trabalhador.
Os estudos do tipo diagnóstico de clima e cultura organizacional se apoiam em técnicas quantitativas, que servem para validar as conclusões de modo objetivo. Voltada para o enfoque qualitativo, uma pesquisa deve privilegiar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...