Questões sobre Serviço Social organizacional

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Na atualidade, o gerenciamento da força de trabalho apresenta estratégias de persuasão, tendo em vista que o objetivo dos dirigentes empresariais é

  • A. estabelecer as regras do jogo ditadas pela desconfiança e pelo confronto aberto entre patrões e empregados.
  • B. capturar a subjetividade operária com a supressão dos mecanismos coercitivos e o incentivo à sua emancipação.
  • C. estimular a participação dos trabalhadores nas decisões estratégicas da empresa e na repartição dos seus lucros.
  • D. reconhecer a luta pelo direito de organização nos locais de trabalho e por melhores condições laborais.
  • E. sitiar os comportamentos transgressivos e rebeldes das lideranças fabris, convertendo-as em colaboradoras.

No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a

  • A.

    substituição das metodologias de ação

  • B.

    alteração dos objetos de intervenção

  • C.

    eliminação das atividades privativas

  • D.

    diminuição da intensificação do trabalho

  • E.

    atualização das demandas profissionais

Desde o início da industrialização no Brasil, a gestão de pessoal foi deixada em segundo plano, uma vez que a mão de obra sempre foi considerada abundante, barata e facilmente substituível. Dois eixos, no entanto,marcaram a definição dos modelos de gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras, que são o (a)

  • A. desenvolvimento da força de trabalho e o controle de qualidade.
  • B. disciplinamento da força de trabalho e a concessão de benefícios.
  • C. participação da força de trabalho e a pesquisa de clima.
  • D. qualificação da força de trabalho e o plano de carreiras.
  • E. retenção da força de trabalho e a avaliação de desempenho.

Considerando a reflexão do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, é possível identificar dois aspectos que ameaçam a possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura com o tradicionalismo profissional nas empresas. Um deles, como desemprego, fragiliza os profissionais ao ameaçar sua sobrevivência. O outro que reforça a herança conservadora é a(o)

  • A.

    radicalização do movimento sindical

  • B.

    desagregação do trabalho voluntário

  • C.

    constrição das negociações cooperativas

  • D.

    retrocesso da modernização conservadora

  • E.

    recrudescimento das estratégias funcionalistas

Do ponto de vista da prática do assistente social, para assessorar uma equipe, é fundamental conhecer as suas

  • A. possibilidades de negociação com o chefe imediato e o assessor.
  • B. expectativas em relação ao processo e trabalho do assessor.
  • C. representações sobre o desempenho e papel do assessor.
  • D. sinergias com o referencial e ponto de vista do assessor.
  • E. habilidades no relacionamento com o público e o assessor.

Nas empresas, o assistente social é requisitado para instrumentalizar a conduta gerencial na busca de soluções para problemas e conflitos. Esse processo, em que o Serviço Social assume a função de assessorar as gerências, é contraditório porque

  • A. delimita as fronteiras sócio-ocupacionais historicamente estabelecidas pelas gerências.
  • B. demonstra que as gerências estão aptas a enfrentar uma gama variada de situações.
  • C. denota que as gerências utilizam o saber repassado para legitimar o Serviço Social.
  • D. permite que o Serviço Social materialize, na ação direta, o seu saber específico.
  • E. possibilita a desqualificação e a descaracterização das funções do Serviço Social.

No âmbito do discurso da Responsabilidade Social Empresarial,é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a política de Responsabilidade Social das empresas abre um campo potencial para atuação do assistente social.

  • B.

    o principal papel do assistente social é ser um facilitador no acesso e compreensão das informações e conceitos apropriados da responsabilidade social.

  • C.

    a responsabilidade social corporativa ganhou consistência no meio empresarial, no decorrer dos anos 1990.

  • D.

    antes do discurso da Responsabilidade Social, as demandas do serviço social eram basicamente voltadas para o público interno (funcionários e seus familiares).

  • E.

    atualmente, para o controle da classe trabalhadora, a balança empresarial está pendendo para a coerção. Entretanto, em outros momentos históricos, a característica principal era o consenso.

Em uma situação crítica, vários profissionais são chamados a intervir conjuntamente. O assistente social quer trabalhar de forma interdisciplinar, mas está tão preocupado em assegurar a integridade de seu espaço ocupacional que acaba perdendo a chance de dar sua contribuição para a equipe. Nesse caso, ele se assemelha à figura do

  • A. extintor de incêndios.
  • B. perito das lacunas.
  • C. profissional das emergências.
  • D. técnico das contingências.
  • E. zelador de divisas.

O Assistente Social por sua formação generalista é um profissional apto a atuar em diversas áreas. Sobre a atuação do serviço social em empresas, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    no processo de ambiência organizacional, o assistente social participa da aplicação periódica de questionários junto aos empregados, compostos de questões que buscam correlacionar as práticas de gestão com o clima organizacional.

  • B.

    os assistentessociais e demais profissionais que atuam no RH utilizam os resultados da pesquisa de ambiência como indicador para o aprimoramento das políticas de recursos humanos.

  • C.

    com a reestruturação produtiva, ocorre um deslocamento do serviço social para a área de Recursos Humanos, na esfera da assessoria e na criação dos comportamentos produtivos.

  • D.

    atualmente vem ocorrendo uma redução das funções do assistente social na empresa, já que seu trabalho basicamente está restrito ao espaço do RH.

  • E.

    os profissionais de serviço social que atuam no RH das empresas lidam cotidianamente com a dicotomia da prática profissional: a manutenção do capital versus o protagonismo do trabalhador.

Os estudos do tipo diagnóstico de clima e cultura organizacional se apoiam em técnicas quantitativas, que servem para validar as conclusões de modo objetivo. Voltada para o enfoque qualitativo, uma pesquisa deve privilegiar

  • A. entrevista estruturada e técnica de experimentação.
  • B. entrevista não estruturada e dinâmica de grupo.
  • C. entrevista semiestruturada e teste paramétrico.
  • D. questionário fechado e análise de conteúdo.
  • E. questionário semiaberto e escala de mensuração.
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