Questões de Serviço Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentro das empresas capitalistas, a posição do assistente social decorre de uma das funções originais do empresário no âmbito da produção que, ao longo do tempo, foi delegada aos seus quadros técnicos e administrativos. Essa função é a de

  • A.

    controle e disciplinamento dos trabalhadores, tendo em vista sua subordinação aos requisitos do processo de valorização

  • B.

    organização e mediação das relações entre a empresa e a vida privada dos trabalhadores, através do acesso aos serviços públicos

  • C.

    articulação e integração empresa-comunidade, por meio das ações filantrópicas e benemerentes realizadas pelos trabalhadores

  • D.

    planejamento e execução de programas voltados para a humanização das relações de trabalho, com ingerência direta da comunidade local

  • E.

    tutela e programação do cotidiano extrafabril, mediante o privilegiamento dos interesses e reivindicações dos trabalhadores

Analise as ações abaixo, relacionadas aos atuais desdobramentos das demandas empresariais.

I - Desvalorização dos programas socioeducativos participativos.

II - Descarte dos programas assistenciais das empresas, através de sua terceirização.

III - Transdisciplinaridade substituindo os espaços profissionais, multiprofissionais e interprofissionais, principalmente nos programas socioeducativos.

É(São) tendência(s) contraditória(s) à possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura APENAS a(s) ação(ões)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

No discurso acrítico dos profissionais que atuam em empresas, a conceituação de “promoção humana” evidencia uma estratégia de manutenção do status quo. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - A expressão “promoção humana” tem um signifi cado relacionado a uma ação profi ssional que favoreça o trabalhador e a empresa.

II - A promoção do homem é vista como uma exigência capitalista presente na afi rmação dos objetivos da empresa.

III - A intervenção promocional implica o enquadramento do trabalhador aos padrões de normalidade estabelecidos pela empresa para manter a produtividade do trabalho.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em um programa empresarial, o assistente social atua nos afastamentos do trabalho e nos processos de readaptação e reabilitação. Considerado antigo e tradicional, esse programa é de

  • A. análise e acompanhamento médico-social individual e grupal.
  • B. atenção e assistência multidisciplinar de saúde.
  • C. educação e desenvolvimento de recursos humanos em saúde.
  • D. segurança e higiene industrial.
  • E. saúde e qualidade de vida.

A administração de recursos humanos nas empresas reestruturadas vem sofrendo, nas últimas décadas, uma série de mudanças, diante das novas exigências do mundo do trabalho. Dentre essas mudanças, destaca-se a

  • A.

    implantação de uma nova política salarial fundamentada no princípio da isonomia salarial

  • B.

    ampliação dos planos de benefícios e serviços para os chamados trabalhadores precários

  • C.

    alteração nos critérios de contratação, com ênfase na idade e na experiência profissional

  • D.

    introdução de avaliações de desempenho focadas na progressão funcional individual

  • E.

    realização de treinamentos voltados para a requalificação técnica e comportamental

Na atualidade, o gerenciamento da força de trabalho apresenta estratégias de persuasão, tendo em vista que o objetivo dos dirigentes empresariais é

  • A. estabelecer as regras do jogo ditadas pela desconfiança e pelo confronto aberto entre patrões e empregados.
  • B. capturar a subjetividade operária com a supressão dos mecanismos coercitivos e o incentivo à sua emancipação.
  • C. estimular a participação dos trabalhadores nas decisões estratégicas da empresa e na repartição dos seus lucros.
  • D. reconhecer a luta pelo direito de organização nos locais de trabalho e por melhores condições laborais.
  • E. sitiar os comportamentos transgressivos e rebeldes das lideranças fabris, convertendo-as em colaboradoras.

No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a

  • A.

    substituição das metodologias de ação

  • B.

    alteração dos objetos de intervenção

  • C.

    eliminação das atividades privativas

  • D.

    diminuição da intensificação do trabalho

  • E.

    atualização das demandas profissionais

Desde o início da industrialização no Brasil, a gestão de pessoal foi deixada em segundo plano, uma vez que a mão de obra sempre foi considerada abundante, barata e facilmente substituível. Dois eixos, no entanto,marcaram a definição dos modelos de gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras, que são o (a)

  • A. desenvolvimento da força de trabalho e o controle de qualidade.
  • B. disciplinamento da força de trabalho e a concessão de benefícios.
  • C. participação da força de trabalho e a pesquisa de clima.
  • D. qualificação da força de trabalho e o plano de carreiras.
  • E. retenção da força de trabalho e a avaliação de desempenho.

Considerando a reflexão do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, é possível identificar dois aspectos que ameaçam a possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura com o tradicionalismo profissional nas empresas. Um deles, como desemprego, fragiliza os profissionais ao ameaçar sua sobrevivência. O outro que reforça a herança conservadora é a(o)

  • A.

    radicalização do movimento sindical

  • B.

    desagregação do trabalho voluntário

  • C.

    constrição das negociações cooperativas

  • D.

    retrocesso da modernização conservadora

  • E.

    recrudescimento das estratégias funcionalistas

Do ponto de vista da prática do assistente social, para assessorar uma equipe, é fundamental conhecer as suas

  • A. possibilidades de negociação com o chefe imediato e o assessor.
  • B. expectativas em relação ao processo e trabalho do assessor.
  • C. representações sobre o desempenho e papel do assessor.
  • D. sinergias com o referencial e ponto de vista do assessor.
  • E. habilidades no relacionamento com o público e o assessor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...