Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A reforma promovida na Previdência Social teve como uma das principais medidas o aumento da idade mínima para a aposentadoria. Este fato ocorreu durante o

  • A. primeiro mandato do governo Luis Inácio Lula da Silva.
  • B. governo de Fernando Collor.
  • C. governo José Sarney.
  • D. governo Fernando Henrique Cardoso.
  • E. governo Itamar Franco.

A Seguridade Social, na Constituição Federal de 1988, aparece como um conjunto de direitos públicos. É função da seguridade:

  • A. promover a igualdade.
  • B. promover a autonomia.
  • C. reduzir a violência.
  • D. assegurar direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
  • E. melhorar a qualidade de vida.

O trabalho do Assistente Social, no mundo jurídico, inclui várias atribuições, dentre elas, destaca-se:

  • a.

    conscientizar os excluídos de que estes devem denunciar aos serviços jurídicos, qualquer forma de exclusão de que forem vítimas.

  • b.

    treinar os Profissionais da Equipe Interdisciplinar quanto às questões sociais, priorizando no processo os indivíduos com necessidade de laudo técnicosocial.

  • c.

    fazer os encaminhamentos e fornecer Atestados de Pobreza aos usuários dos serviços jurídicos.

  • d.

    participar de Programas de Prevenção e Informação de Direitos à população usuária dos serviços jurídicos.

  • e.

    formar membros da Equipe para tratar com as famílias, cuja desestruturação tenha como causa a prisão do responsável pela família.

A entrevista, a observação, a visita domiciliar e a documentação são instrumentos básicos de que o Assistente Social dispõe para a realização

  • a.

    do Planejamento Estratégico.

  • b.

    da Perícia Social.

  • c.

    de Parecer sobre Benefícios Sociais.

  • d.

    de Intervenção Preventiva.

  • e.

    de Denúncia Pública.

Considera-se que saber profissional e poder institucional são

  • A.

    formas históricas da relação entre classes e forças sociais e entre Estado e sociedade.

  • B.

    categorias de análises pertinentes ao conceito de hegemonia.

  • C.

    mediações que desafiam a atuação profissional mais democrática.

  • D.

    concepções teóricas e políticas que implicam em processos mobilizadores de energias e recursos.

  • E.

    opções individuais dos profissionais de serviço social em estabelecer relações com os usuários das instituições.

O Estado de Bem Estar Social, consolidado no século XX em grande número de países, pode ser definido como

  • A.

    organizador de sistemas de garantias legais tendo como objetivo organizar, fora da esfera privada, o acesso a bens e serviços que assegurem a proteção social em face a vulnerabilidade social.

  • B.

    um sistema que previne os riscos sociais diante da pobreza individualmente construída e se propõe garantir uma rede de serviços em todas as áreas sociais.

  • C.

    organizador de sistemas de garantias legais tendo como objetivo organizar, no âmbito da esfera privada, o acesso a bens e serviços que assegurem a proteção social em face a vulnerabilidade social.

  • D.

    um sistema de proteção social que está destinado exclusivamente aos segmentos que se encontram fora do mercado de trabalho: doença, deficiência, infância e velhice.

  • E.

    a questão social não foi pensada, na construção do Estado de Bem Estar Social como um problema público e portanto fora dos preceitos legais.

Ao CFESS − Conselho Federal do Serviço Social e ao CRESS − Conselho Regional de Serviço Social competem orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício da profissão do Assistente Social. Assim, a resolução CFESS nº 493/2006 dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional, considerando

  • A.

    a dimensão teórico-metodológica implícita na prática profissional interventiva e que necessita ser direcionada e fiscalizada, haja visto as dificuldades dos profissionais em defini-las e exercitá-las.

  • B.

    as possibilidades espaciais oferecidas pelas entidades prestadoras dos serviços de assistência social, independentemente da questão da adequação e privacidade no atendimento.

  • C.

    a necessidade do posicionamento ético-político efetivo, haja vista as ocorrências de má conduta profissional denunciadas nestes órgãos e merecedoras de averigüações e medidas cabíveis.

  • D.

    a adequação do espaço físico para o atendimento do usuário, a portas fechadas, de forma a garantir o sigilo, tanto para abordagens individuais como coletivas, conforme as características dos serviços prestados.

  • E.

    a praxis profissional do assistente social e a interdisciplinaridade entre os vários saberes envolvidos no desenvolvimento das ações.

assessorar as chefias nas relações que envolvem a vida comunitária e familiar de todos os trabalhadores.

  • A.

    o desemprego, o aumento do salário, a jornada temporária e o fortalecimento da regulamentação das profissões.

  • B.

    a alta rotatividade, os baixos salários, a extensão da jornada e a desproteção social.

  • C.

    a participação política dos trabalhadores, a variação salarial, a intensificação da jornada e o aumento da sindicalização.

  • D.

    a estabilidade no emprego, a participação nos lucros das empresas, a redução de jornada e o estímulo à transparência das relações de trabalho.

  • E.

    a precarização dos vínculos empregatícios, a equiparação salarial entre os diversos trabalhadores, a dupla jornada e a ampliação dos direitos trabalhistas.

O processo de inversão dos discursos e práticas realizado pelo Estado, na condução das políticas sociais dos anos 90, originou a refilantropização social, no sentido de uma moderna filantropia empresarial e no crescimento das ONGs. Essa expressão, refilantropização, surgiu para explicitar

  • A. o apelo às novas formas de caridade religiosa em detrimento da sociedade civil laica.
  • B. a expansão do voluntariado para as causas humanitárias em situações de tragédias naturais e de calamidades públicas.
  • C. o movimento por meio do qual o Estado vai progressivamente assumindo o papel subsidiário e complementar no equacionamento das demandas sociais, transferindo às organizações sociais da sociedade civil as iniciativas deste campo.
  • D. a privatização da assistência social e a publicização da previdência voltada às diversas categorias de trabalhadores públicos e privadas.
  • E. a politização da sociedade civil organizada entre uma gama variada de atores sociais tais como: empresas, instituições religiosas, partidos políticos.

A aprovação da regulação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS indica que

  • A.

    sua perspectiva ao propor a proteção social básica além da especial, ultrapassa o "caráter compensatório" do entendimento corrente da proteção social.

  • B.

    a inovação do financiamento, que estabelece o triangulado de convênios (com a mediação de entidades sociais).

  • C.

    a única referência para a habilitação dos municípios é a existência de Conselho e Fundo, e a elaboração de Plano.

  • D.

    para sua constituição exigiu-se um novo modelo assistencial com caráter público da assistência social contributiva, comprometido em efetivar resultados, garantir seguranças sociais e direitos aos usuários.

  • E.

    é um programa federal, isto é, uma nova linha de financiamento federal para alguma atividade ou ação de assistência social a ser desenvolvida pelos governos estaduais e municipais diretamente, ou através de entidades sociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...