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Embora não seja viável dar conta da pobreza no capitalismo, nem em sua face material, pois, dialeticamente falando, riqueza e escassez fazem parte do mesmo todo, nem em sua face política, porque o mercado não suporta o papel de mero instrumento da cidadania, é possível arquitetar uma política mais adequada de combate à pobreza, que comece por admitir que política social, para ser social, precisa interferir nas relações de mercado toda política social que não implica interveniência nas relações de mercado não é propriamente social, porque deixa tudo como está, mesmo sob os mais espetaculares discursos e projetos. (Demo, 1997)
A partir dessa citação, pode-se depreender da visão do autor que:
Desde fins da década de 90, políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família no Brasil, o Progressa no México, o Programa Familiar na Argentina, o Família em Ação na Colômbia, foram implementadas na América Latina, Ásia e África, por orientação e/ou financiamento do Banco Mundial e do Bird.
Considerando as diretrizes políticas gestadas no presente contexto socioeconômico, esses programas estão voltados às seguintes estratégias:
A análise dos autores que se vinculam à Teoria Crítica no que diz respeito (...) às consequências e condições contemporâneas para o exercício profissional no âmbito das políticas sociais (BEHRING, 2009: 20) reside no fato de que este termina por:
Uma das estratégias do Estado burguês para o enfrentamento da questão social reside na implantação das políticas sociais.
No Brasil, esta estratégia começa a ser efetivada
Um dos objetivos da Política Nacional Sobre Drogas (2005) consiste em assegurar dotação orçamentária e efetivo controle social sobre os gastos e ações preconizadas nesta política, em todas as etapas de sua implementação, contemplando os preceitos estabelecidos pelo CONAD, incentivando a participação da sociedade.
As ações de controle social para essa política poderão ser exercidas apenas:
A sistematização dos atendimentos realizados pela equipe do Serviço Social de uma instituição pública demonstrou que uma série de orientações e encaminhamentos realizados pelos assistentes sociais estava associada aos serviços da Defensoria Pública. Por meio da análise do material resultante dessa sistematização, foi possível observar que essa dinâmica se vincula à tendência de encaminhar ao Poder Judiciário, ou à área jurídica, os casos que poderiam ou deveriam ser atendidos no âmbito da esfera política.
Essa tendência ocorre em virtude da
No que se refere à pesquisa em Serviço Social, o desenvolvimento de uma postura investigativa permanente é condição precípua:
A Política Nacional sobre Drogas (2005) é estruturada em cinco pilares principais: 1) Prevenção; 2) Tratamento, Recuperação e Reinserção Social; 3) Redução dos Danos Sociais e à Saúde; 4) Redução da Oferta; e 5) Estudos, Pesquisas e Avaliações.
No que se refere ao Eixo 5, uma de suas diretrizes é:
A centralidade na constituição dos sistemas de seguridade social, na análise de Mota (2006), deve-se:
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
De acordo com Montaño (1999 ), a passagem da lógica do stado para a lógica da sociedade civil evidencia um novo trato à questão social, que se caracteriza pela coexistência de três tipos de respostas:
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