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As classificações primitivas não constituem, pois, singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão entre povos os mais cultivados; parecem, ao contrário, se ligar sem solução de continuidade às primeiras classificações científicas. Com efeito, embora difiram profundamente destas últimas sob certos aspectos, não deixam todavia de possuir todos os caracteres essenciais das mesmas.
(Durkheim e Mauss. Algumas formas primitivas de classificação)
Para estes autores, o estudo das formas primitivas de classificação tem como finalidade
entender a relação acidental dos sistemas de classificação das sociedades primitivas.
distinguir o totemismo das outras formas primitivas de classificação.
diferenciar as formas de organização primitivas das complexas.
contrapor-se aos estudos realizados por Spencer e Gillen.
estabelecer uma relação entre o pensamento primitivo e o sistema lógico.
As chamadas metodologias qualitativas privilegiam, de modo geral, a análise de microprocessos através do estudo das ações individuais ou grupais. Realizando um estudo intensivo dos dados, tanto em amplitude quanto em profundidade, os métodos qualitativos tratam as unidades sociais investigadas como totalidades que desafiam o conhecimento do pesquisador.
(Heloísa Helena Martins. Metodologia Qualitativa de Pesquisa)
O texto baseia-se na perspectiva da sociologia crítica. Segundo essa abordagem a relação mais adequada entre teoria e pesquisa empírica ocorre em:
teoria como proposição que atua na explicação e antecede o objeto.
teoria como diálogo realizado entre conceitos abstratos e pesquisa concreta.
teoria como reflexão que determina a construção de um problema de pesquisa.
teoria como resultado produzido de uma pesquisa realizada previamente.
teoria como recusa aos modelos explicativos: racionalista e empirista.
A chave estrutural para a interpretação das formações sociais é, para Marx, a produção social historicamente determinada; para Weber, a ação social e a relação social, sendo o ponto de partida a primeira. É a partir das definições de modo de produção e ação social que se constroem os edifícios da filosofia marxista e da sociologia weberiana.
(Sedi Hirano. Castas, Estamentos e Classes Sociais)
Com base no texto, é correto afirmar:
Na teoria marxista, a sociedade condiciona os indivíduos, retirando-lhes a autonomia.
Na teoria weberiana, a sociedade é anterior e exterior ao indivíduo.
Na perspectiva de Marx vigora o determinismo econômico e, na de Weber, o individualismo metodológico.
Na perspectiva de Marx, a ação social é secundária enquanto em Weber a relação social é prioritária.
A relação entre indivíduo e sociedade é marcada pelo economicismo em Marx e pelo politicismo em Weber.
Considere:
I. Um sistema social consiste numa pluralidade de atores individuais interagindo mutuamente numa situação que tem pelo menos um aspecto físico ou ambiental.
II. O incesto é um fenômeno que apresenta simultaneamente o caráter distintivo dos fatos da natureza e o caráter [...] dos fatos da cultura.
III. Um animal só se torna totêmico se for primeiramente 'bom para comer'.
As idéias dispostas em I, II e III estão corretamente relacionadas aos modelos antropológicos:
Funcionalista Estrutural-Funcionalista Funcionalista
Estrutural-Funcionalista Estruturalista Funcionalista
Funcionalista Estruturalista Estrutural-Funcionalista
Estruturalista Estrutural-Funcionalista Funcionalista
Estrutural-Funcionalista Estruturalista Estruturalista
O século XX viu acontecer uma experiência política sem precedentes: o totalitarismo, que, desafiando a legalidade e pretendendo estabelecer diretamente o reino da justiça na terra, executa a lei (...) sem convertê-la em critérios de certo ou errado, instaurando o terror total.
(Hannah Arendt. As origens do totalitarismo)
As semelhanças entre as três formas conhecidas de totalitarismo − o nazismo, o fascismo e o stalinismo − são:
estatismo, nacionalismo, militarização e propaganda de massa.
estatismo, nacionalismo, racismo e partido único que organiza as massas.
imperialismo, aliança com capital financeiro, nacionalismo e belicismo.
propaganda de massa, racismo, estatismo e nacionalismo.
corporativismo, censura, racismo e antiliberalismo.
Estou certo de que, numa democracia, a maioria dos cidadãos é capaz de exercer as mais cruéis opressões sobre a minoria.
(Edmund Burke. Reflexões sobre a Revolução na França)
Sendo os indivíduos, por natureza, tornados livres, iguais e independentes, ninguém pode ser submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.
(John Locke. Segundo Tratado sobre o Governo Civil)
É ponto comum entre o pensamento liberal de Locke e o pensamento conservador de Burke
a defesa do sufrágio universal.
a crença na impossibilidade de eliminar a desigualdade entre os homens.
o trabalho, que confere valor a tudo quanto existe.
os homens que são portadores de uma natureza social intrínseca.
a necessidade de combater as formas de violação da propriedade privada.
Considere as colunas abaixo. Cientista Social
I. Pierre Bourdieu.
II. Jürgen Habermas.
III. Erving Goffman.
IV. Anthony Giddens.
V. Clifford Geertz.
Contribuição Teórico-Metodológica
a. O estigma é a cristalização do desvio na sociedade.
b. O habitus é responsável pela interiorização, no indivíduo, das estruturas objetivas.
c. O diálogo como ação capaz de recuperar o caráter crítico da modernidade.
d. As experiências devem ser interpretadas como parte de um sistema simbólico.
e. Uma via política intermediária entre o capitalismo e o socialismo.
A correta associação entre o Cientista Social e sua respectiva contribuição Teórico-Metodológica ocorre em:
Ia; IIc; IIId; IVe; Vb.
Id; IIe; IIIa; IVc; Vb.
Ib; IIc; IIIa; IVe; Vd.
Ib; IIc; IIIe; IVd; Va.
Ib; IIa; IIIc; IVe; Vd.
A assertiva que NÃO se aplica ao pensamento positivista de August Comte corresponde a:
A conduta humana tem uma inteligibilidade intrínseca que vem do fato de que os homens são dotados de consciência.
Sociedade só pode ser reorganizada através de uma reforma intelectual do homem.
O espírito humano desenvolve-se em três fases: teológica, metafísica e positiva.
O estudo científico da sociedade deve ser encarado como estudo da física da natureza.
A história da espécie humana deve admitir a prioridade do todo sobre o elemento e da síntese sobre a análise.
Considere as duas colunas abaixo:
PENSADOR I.
Gilberto Freyre II.
Sérgio Buarque de Holanda III.
Caio Prado Jr.
IV. Celso Furtado
V. Florestan Fernandes
PENSAMENTO a. Responsável pela discussão sobre a expansão comercial européia e a colonização do Brasil.
b. Preocupou-se com o processo de modernização socioeconômica do país a partir de grupos e classes sociais.
c. Combateu o determinismo racial em favor da diversidade cultural do povo brasileiro.
d. Definiu as singularidades do tipo-ideal ibérico em contraposição ao anglo-americano.
e. Conhecido pela análise socioeconômica brasileira através dos fluxos de renda.
A associação correta entre Pensador e Pensamento ocorre em:
Ic; Ve.
IId; Vb.
IIIa; IVb.
IIa; IIId.
Vb; IVd.
Nos anos 1940 e 1950, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) contribuiu significativamente para a formação do pensamento econômico latino-americano, destacando a relação distinta e hierárquica entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A principal preocupação que norteou o pensamento cepalino foi
a industrialização nacional a partir da situação periférica.
a vulnerabilidade das economias agro-exportadoras.
o desenvolvimento de um modelo econômico voltado para fora.
a relação entre o preço das exportações e o das importações.
a associação entre o capital estrangeiro e as elites nacionais.
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