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Analise a tabela.
Com base na tabela, o pós-fordismo está corretamente caracterizado em:
Concentração de relações capitalistas no âmbito de um número relativamente pequeno de indústrias e regiões.
Crescente separação entre propriedade e controle com emergência de complexas hierarquias gerenciais.
Forte desconcentração e especialização regional em setores extrativo-manufatureiros.
Declínio da dimensão da fábrica, aumento da subcontratação e sistemas de produção integrados.
Desenvolvimento de organizações coletivas e da negociação em regiões e Estados-nacionais.
O conflito entre grupos nas sociedades modernas é um tema clássico entre os cientistas sociais. Analise as frases abaixo.
I. A sociedade moderna comporta o risco de quebra dos vínculos de solidariedade. Mas o conflito entre operários e empresários não é um elemento essencial da sociedade atual, é um problema social não tanto econômico quanto moral que pode ser contornado com organização.
II. O conflito entre as classes sociais é decorrência da disputa por privilégios que possibilitem aos indivíduos a posse dos bens econômicos e as oportunidades de renda disponíveis no mercado.
III. O conflito entre dominados e dominantes tem sido uma constante ao longo da história que tende a se intensificar no período do capitalismo industrial, a resolução dessa luta ocorrerá no plano político, com a superação do modo de produção vigente.
Os autores que enunciaram as idéias dispostas em I, II e III, são, respectivamente,
Durkheim; Marx e Comte.
Stuart Mill; Pareto e Montesquieu.
Stuart Mill; Simmel e Marx.
Bourdieu; Weber e Rousseau.
Durkheim; Weber e Marx.
(...) mediante a acumulação de tantos homens, com interesses tão diferenciados, suas relações e atividades engrenam um organismo tão complexo que, sem a mais exata pontualidade nas promessas e realizações, o todo se esfacelaria em um caos inextricável. Se repentinamente todos os relógios de Berlim andassem em direções variadas, mesmo que apenas no intervalo de uma hora, toda a sua vida e tráfego econômicos, e não só, seriam perturbados por longo tempo. A isto se acresce, de modo aparentemente ainda mais exterior, a grandeza das distâncias, que torna toda espera e viagem perdida, uma perda de tempo insuportável.
No trecho acima, o sociólogo alemão Georg Simmel (1858-1918) refere-se
à composição da divisão social do trabalho.
à formação do método de trabalho taylorista.
à crise econômica e monetária na Alemanha.
à estruturação do sistema ferroviário europeu.
ao processo de socialização nas grandes cidades.
NÃO pertence ao pensamento de Durkheim o par conceitual
fato social e historicidade.
solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
comunidade e sociedade.
consciência coletiva e consciência individual.
coesão e diferenciação.
O processo descrito e sua principal conseqüência são, respectivamente,
conversão da filosofia em lógica e imbricação entre ciência e técnica.
crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.
crise da razão crítica e difusão do senso comum cientificista.
fusão entre poder e saber e propagação da indústria cultural de massas.
decadência do fetichismo da mercadoria e propagação da alienação.
No excerto acima, a etapa do circuito de valorização do capital a que o autor se refere é a da transformação
da ideologia em capital.
do valor de uso em valor de troca.
do valor de troca em capital.
do capital em capital fictício.
do dinheiro em mais-valia.
I, II, III, IV, V e VI referem-se, respectivamente, às seguintes religiões:
budismo, confucionismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e cristianismo.
hinduísmo, confucionismo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.
hinduísmo, confucionismo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.
confucionismo, hinduísmo, budismo, islamismo, cristianismo e judaísmo.
confucionismo, hinduísmo, budismo, islamismo, judaísmo e cristianismo.
Associe as noções presentes na obra de Pierre Bourdieu às definições mais adequadas.
I. Campo.
II. Habitus.
III. Capital cultural.
IV. Dominação simbólica.
a - Relação entre consentimento e coerção operada por mecanismos sociais inconscientes e indiretos.
b - Um ponto de vista à partir do qual se pode captar posições produtoras de visões e tomadas de posição.
c - Princípio unificador e gerador de todas as práticas sociais.
d - Forma de conhecimento, código internalizado e desigualmente distribuído capaz de atuar como fiador de distinção.
I-b; II-c; III-d e IV-a.
I-c; II-d; III-a e IV-b.
I-b; II-d; III-c e IV-a.
I-a; II-c; III-d e IV-b.
I-d; II-b; III-a e IV-c.
Para o autor, são, sucessivamente, etapas do processo civilizador
as restrições ao livre-arbítrio, o aumento da psicologização e a intensificação da racionalização.
a mudança nos costumes, a instituição da moralidade e a transformação da cultura em civilização.
a imposição do controle social, o desenvolvimento do auto-controle e a monopolização da violência.
a difusão da cultura, o enraizamento da racionalização e a consolidação da civilização.
a alteração nos comportamentos, a formação da psicogênese e o desenvolvimento da sociogênese.
Considere as proposições.
I. "um presente que se compreende, a partir do horizonte dos novos tempos, como a atualidade da época mais recente."
II. "uma subjetividade descentrada e liberta de todas as limitações da cognição e da atividade com respeito a fins."
III. "derrubada de contextos de fundação e de relações conceituais de dominação, como entre a fala e a escrita, a lógica e a retórica."
IV. "não quer tomar dos modelos de outra época os seus critérios de orientação, ela tem de extrair de si mesma a sua autocompreensão."
(Jurgen Habermas, O Discurso Filosófico da Modernidade)
No quadro abaixo, a modernidade e a pós-modernidade estão caracterizadas em
Modernidade - I e IV ; Pós-Modernidade - II e III
Modernidade - I e III ; Pós-Modernidade - II e IV
Modernidade - II e III ; Pós-Modernidade - I e IV
Modernidade - I e II ; Pós-Modernidade - III e IV
Modernidade - II e IV ; Pós-Modernidade - I e III
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