Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São escolas de pensamento que representam a classe social como um local estrutural e como uma relação social, respectivamente:

  • A.

    idealismo e dialética.

  • B.

    funcionalismo e marxismo.

  • C.

    historicismo e teoria crítica.

  • D.

    interacionismo e materialismo.

  • E.

    estruturalismo e dialética.

O trecho acima descreve a concepção de história incorporada pela sociologia crítica brasileira. Melhor caracteriza essa concepção, a História que nega

  • A.

    o etapismo e afirma a contradição.

  • B.

    o progresso e afirma a particularidade nacional.

  • C.

    o desenvolvimento e afirma a evolução do capitalismo.

  • D.

    a nacionalidade e afirma o internacionalismo.

  • E.

    a totalidade e afirma a contradição.

A busca pela interpretação do sentido das ações e pela racionalidade que move os agentes sociais é tema clássico nas ciências sociais. Considere:

I. As ações e relações sociais podem ser analisadas por meio do par meios e fins.

II. Em ações e relações políticas os fins tendem a distorcer e obscurecer os meios.

III. Nas ações e relações sociais contemporâneas os meios tendem a ofuscar os fins.

As proposições e seus respectivos autores estão corretamente associados em

  • A.

    I - Georg Émile ; II - Émile Durkheim ; III - Theodor Adorno

  • B.

    I - Pierre Bourdieu ; II - Auguste Comte ; III - Auguste Comte

  • C.

    I - Vilfredo Pareto ; II - Karl Marx ; III - Erving Goffman

  • D.

    I - Max Weber ; II - Nicolau Maquiavel ; III - Max Horkheimer

  • E.

    I - Norbert Elias ; II - Hannah Arendt ; III - Jürgen Habermas

Analise a tabela abaixo.

 

 Com base nos dados, é correto afirmar que a tabela é composta por

  • A.

    duas variáveis e demonstra que a discriminação racial ultrapassa as diferenças de gênero no mercado de trabalho.

  • B.

    três variáveis e aponta a existência de igualdade de gênero e preconceito de cor nos rendimentos.

  • C.

    quatro variáveis e evidencia que mulheres negras recebem piores remunerações.

  • D.

    duas variáveis e indica a existência de diferenças de gênero e cor no mercado de trabalho.

  • E.

    três variáveis e explicita como as diferenças de gênero são mais determinantes que as discriminações raciais no mercado de trabalho.

Considere os dados da pesquisa abaixo.

 

A técnica mais adequada e de menor custo para a realização de uma pesquisa qualitativa que pretenda levantar hábitos e percepções dos usuários em relação ao uso do METRÔ corresponde a:

  • A.

    pesquisa participante em estações do METRÔ préselecionadas.

  • B.

    entrevistas em profundidade com todos os perfis de usuários do METRÔ.

  • C.

    observações etnográficas com anotações descritivas dos usuários.

  • D.

    novo estudo quantitativo com aplicação de questionário estruturado.

  • E.

    discussões em grupo, guiadas por um roteiro semiestruturado.

O método enquanto procedimento não oferece soluções predeterminadas. O 'espírito' de pesquisa é incompatível com o espírito dogmático. A pesquisa visa desvendar um leque aberto composto de possibilidades de ação progressivamente descobertas, formuladas ou escolhidas pelos grupos que participam ativamente no processo.

(Michel Thiollent. Pesquisa-Ação nas Organizações)

 De acordo com o texto, o principal procedimento que compõe a pesquisa participante ou pesquisa-ação é de caráter

  • A.

    interrogativo-crítico, pois problematiza as questões levantadas pelos atores envolvidos, mas recusa as explicações espontâneas ou senso comum.

  • B.

    hipotético-dedutivo, pois define o objeto e suas leis, deduzindo propriedades, efeitos posteriores e fazendo previsões.

  • C.

    hipotético-indutivo, pois apresenta suposições sobre o sujeito, realiza observações e experimentos, chegando à definição dos fatos.

  • D.

    construtivista, pois prioriza a elaboração de modelos explicativos para a realidade, em detrimento da representação da própria realidade.

  • E.

    relativista, pois prioriza o sujeito e sua consciência, considerando que a observação científica é determinada exclusivamente em uma época e cultura.

Foi no capítulo referente ao sistema tributário nacional que a Constituição de 1988 recebeu os principais questionamentos, já que promoveu a descentralização de receitas em prol de estados e municípios, mas não estabeleceu a redistribuição das competências entre as esferas de governo.

(Fabrício Augusto de Oliveira e Gerado Biasoto Jr.)

Os autores estão referindo-se, no trecho acima, à questão de políticas públicas que corresponde

  • A.

    aos contingenciamentos orçamentários que reduzem as verbas dos Ministérios para a execução de políticas públicas.

  • B.

    à descentralização das políticas sociais, com indefinição na distribuição de responsabilidades entre governo federal, estado e municípios.

  • C.

    à política tributária restritiva, que impede que tanto o governo federal quanto estados e municípios realizem políticas sociais efetivas.

  • D.

    à focalização das políticas públicas e sociais realizadas sem planejamento e restringidas pelo sistema tributário.

  • E.

    à escassez de fontes de financiamento para a execução de políticas públicas em âmbito nacional.

A educação dos cidadãos não é primariamente uma questão de créditos e de livros para escolas. É tornar-se consciente de que a polis é também você e que seu destino depende também de sua opinião, comportamento e decisões.

(Cornelius Castoriadis. A polis grega e a criação da democracia)

O trecho acima sintetiza uma idéia fundamental para a formulação de políticas públicas. Trata-se da idéia relativa

  • A.

    aos direitos humanos.

  • B.

    à educação universal.

  • C.

    à cidadania ativa.

  • D.

    à democracia representativa.

  • E.

    à diversidade cultural.

A democratização é um longo processo de compatibilização entre instituições políticas capazes de promover a liberdade e valores de uma esfera societária na qual predominem práticas de igualdade.

(Leonardo Avritzer. A moralidade da democracia)

No trecho acima, o autor se opõe ao tipo de concepção democrática que

  • A.

    considera a interação entre Estado e sociedade civil.

  • B.

    vincula democracia à criação de direitos universais.

  • C.

    associa sociedade democrática à sociedade regulada.

  • D.

    associa democratização apenas aos sistemas partidário e eleitoral.

  • E.

    considera tanto a democracia política quanto a social.

Por volta de 1973, uma voz isolada mas potente verbalizou em alto e bom som uma crítica contundente à política social e trabalhista do regime autoritário (...). Nascia aí o novo sindicalismo, o cerne de sua proposta foi a ruptura com a própria legislação trabalhista, opondo-se à política do governo e pregando a negociação coletiva entre sindicatos e empregadores.

 (Maria Hermínia Tavares de Almeida. O sindicalismo brasileiro entre a conservação e a mudança)

 As propostas defendidas pelo novo sindicalismo, nos anos 1980, que marcam seu afastamento do sindicalismo corporativista, praticado nos anos 1930, foram

  • A.

    a colaboração do Ministério do Trabalho nas relações entre empregadores e trabalhadores; a liberdade e a autonomia sindical.

  • B.

    a não intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; manutenção da contribuição sindical obrigatória; fim da estrutura sindical corporativista.

  • C.

    a colaboração do Ministério do Trabalho nas relações entre empregadores e trabalhadores; unicidade sindical; expansão do imposto sindical.

  • D.

    a não intervenção do Estado nas relações entre empregadores e trabalhadores; direito irrestrito de greve; fim da estrutura sindical corporativista.

  • E.

    o aumento da representação sindical; direito irrestrito de greve; unicidade sindical.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...