Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere a tabela abaixo.

Pela análise da tabela pode-se afirmar que no período compreendido entre 1989 e 2006: I. cresce o desemprego entre homens e jovens.

II. praticamente metade dos jovens com idade entre 10 e 24 anos está desempregada.
III. as mulheres obtiveram maior participação no mercado de trabalho.
IV. cresce o desemprego feminino e entre jovens de 18 a 24 anos.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

NÃO se aplica ao texto:

  • A.

    a precariedade toca todas as categorias sociais.

  • B.

    a precariedade tende a ser cada vez mais durável.

  • C.

    parte considerável da população é excluída do mercado de trabalho.

  • D.

    as desigualdades sociais colocam em questão as conquistas sociais e reforçam o individualismo.

  • E.

    o desemprego em massa não é o único responsável pela situação descrita.

NÃO se aplica ao depoimento:

  • A.

    Os integrantes da família são dotados de senso prático, que corresponde à antecipação do futuro (no estado atual).

  • B.

    As estratégias educativas dos pais direcionam-se para oferecer condições a que os filhos adquiram o capital escolar que é intransferível.

  • C.

    Os pais reconhecem a importância do capital escolar e que sua aquisição poderá acarretar melhoria nas condições de trabalho, na possibilidade de mobilidade social.

  • D.

    O capital escolar é o mais importante a ser adquirido pelos jovens.

  • E.

    O depoimento é ambígüo, expressa, ao mesmo tempo, sentimentos de rejeição e de distanciamento em relação à escolarização, e reconhece a desvalorização e inferiorização social.

Na defesa de políticas de cotas (para negros nas universidades e mulheres nos partidos políticos) há duas correntes em disputa: o multiculturalismo e o liberalismo. Refere-se ao liberalismo:

  • A.

    ações afirmativas são expressão da política da diferença, pois redimem a discriminação e a negação do acesso aos direitos.

  • B.

    a política de cotas defende a participação fundada na construção da identidade coletiva.

  • C.

    por meio da política de cotas se reconhece que os direitos fundados em regras constitucionais mistificam as desigualdades reais.

  • D.

    as cotas corroboram para o princípio de que o igual acesso não é tudo, se não há políticas públicas efetivas para a universalização de direitos.

  • E.

    as cotas não resolvem porque o essencial é democratizar o acesso às oportunidades.

Considere as afirmativas referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio, formalizada em disciplinas escolares, entre elas a sociologia.

I. Os PCNs se apresentam como um conjunto de textos e indicações que podem ser desenvolvidos em atividades, projetos, programas de estudo ou no corpo de disciplinas já existentes.
II. Os conhecimentos de sociologia, formalizados em disciplina escolar, englobam conhecimentos de Antropologia, Política, Direito e Economia considerados fundamentais para o ensino médio.
III. Os conhecimentos de sociologia são indispensáveis à formação básica do cidadão, seja no que diz respeito aos principais conceitos e métodos com que operam, seja no que diz respeito a situações concretas do cotidiano social ou no reconhecimento dos direitos expressos em disposições legais.
IV. Os conhecimentos de sociologia, apresentados nos PCNs, reinterpretam os princípios propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco, amparados no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a conviver e no aprender a ser.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O conceito de ideologia assume diversas concepções, conforme as diversas correntes teóricas. É correto afirmar que:

  • A.

    idéias comuns formam a base para uma consciência de sociedade: uma primeira consciência que determina a nossa conduta e que não é individual, mas social e geral.

  • B.

    para Émile Durkheim, a ideologia é de tipo novo, distante da tradição do social em que está inserido.

  • C.

    para Max Weber, a ideologia constitui-se em uma atividade filosófico-cientifica que estuda a construção das idéias, por meio da observação entre o corpo humano e o meio ambiente.

  • D.

    as idéias não correspondem à realidade das relações de opressão existentes.

  • E.

    no materialismo histórico e dialético, a ideologia é um dos meios empregados pelas classes dominantes no exercício da dominação.

Uma empresa ofereceu vagas para a contratação de faxineiros, exigindo como critérios de seleção: ser maior de 18 anos, escolaridade equivalente ao ensino médio completo e conhecimentos de informática. Questionado das razões de tão alta exigência para a execução de um trabalho de baixa especialização, o representante da empresa justifica que mesmo o faxineiro precisa ter conhecimentos de informática, pois caso acidentalmente algum cabo seja desconectado, ele precisa ter noções básicas para saber religar os equipamentos para o bom funcionamento da empresa.

Compreende-se a partir desta situação que, no mercado de trabalho, a escolaridade adquire para o trabalhador:

  • A.

    uma exterioridade.

  • B.

    um fato social.

  • C.

    um valor de troca.

  • D.

    uma jaula de ferro.

  • E.

    uma ação social.

Considere a letra da música abaixo.

A categoria trabalho, segundo orientação dada pelos PCNs, é expressa como uma

  • A.

    dimensão importante para a compreensão da cultura, enquanto dimensão material envolvida na regulação das relações sociais, que também gera significados, ou seja uma dimensão conceitual.

  • B.

    relação entre iguais, envolvendo o capitalista e o trabalhador; uma relação entre proprietários de mercadorias que se dá mediante a compra e a venda da força de trabalho.

  • C.

    atividade desenvolvida pelo homem, seja ela física ou mental, da qual resultam bens e serviços. Isto significa que é trabalho tanto a atividade do operário de uma indústria como a do desenhista que projeta os bens a serem produzidos por essa indústria.

  • D.

    "ressurreição", pois tudo o que é criado pelo homem contém em si um trabalho passado, "morto", que só pode ser reanimado por outro trabalho.

  • E.

    atividade intrínseca à cultura, que interagem, permitindo a construção do mundo civilizado.

O conceito de fato social é:

  • A.

    descrito por Max Weber como o objeto da sociologia, constituído por qualquer ação feita pelo indivíduo orientada pela ação de outros.

  • B.

    compreendido por Émile Durkheim como o objeto de estudo da sociologia, constituído por regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.

  • C.

    analisado por Émile Durkheim como o meio de descrever a realidade social.

  • D.

    abarcado por Karl Marx como o objeto de estudo da sociologia, vinculando-o à forma como a realidade se produz e se reproduz ao longo da história.

  • E.

    entendido por Max Weber como essencial para compreender a sociedade de sua época.

Uma professora de sociologia incluiu, no planejamento das atividades anuais, um estudo do meio. Propôs aos alunos que realizassem um mapeamento do bairro em que moram, a partir de um roteiro construído coletivamente em sala, objetivando identificar o tipo de moradia, entrevistar os moradores, com vistas a coletar dados socioeconômicos, verificar se há, ou não, certa concentração em determinados tipos de profissões e a oferta e a adequação dos equipamentos sociais para atender a população local. Ao final, realizariam uma análise dos dados coletados.
A partir desta atividade, é(são) o(s) tema(s) que NÃO pode(m) ser trabalhado(s) com os alunos:

  • A.

    As relações de poder como a-históricas e naturais.

  • B.

    A forma de distribuição de renda.

  • C.

    O liberalismo, pautado na idéia que os pobres devem colaborar na preservação dos bens dos ricos, os quais lhes oferecem trabalho.

  • D.

    A dominação, que garante a manutenção e a reprodução das desigualdades sociais.

  • E.

    As exclusões social, econômica e política.

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