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Classe social para Marx pode ser compreendida como
a forma pela qual a propriedade é distribuída entre várias pessoas, que competem no mercado com a finalidade de troca.
tendo sua estrutura e situação de classe determinada pelo mercado.
um grupo de pessoas que se encontra na mesma situação no mercado ou na mesma situação de classe.
constituída por múltiplas determinações, em especial, pela posição que os indivíduos ocupam nos diferentes setores da produção social.
o estabelecimento de um conjunto de relações específicas, que pode ser buscado em qualquer sociedade, seja ela capitalista ou não.
A problemática da modernização compreendida como racionalização da atividade social (relação meios e fins), como autonomização do sujeito (escolhas racionais) e como diferenciação/especialização das diferentes atividades sociais, encontra-se em:
Max Weber.
Karl Marx.
Émile Durkheim.
Theodor Adorno.
Karl Mannheim.
Com base na concepção de Max Weber sobre o Estado, é correto afirmar:
A norma pode não ser obedecida, essa desobediência pode ser tolerada pelo Estado.
O Estado não pode "reconhecer" uma ordem jurídica à parte. O Estado detém o monopólio das normas jurídicas, qualquer que seja a sua natureza.
Tudo o que não é proibido é permitido, o indivíduo está sob permanente pressão de cometer, por ignorância, atos que são proibidos.
Somente o Estado detém o monopólio da violência, este monopólio é desafiado a todo o momento, tratando-se de uma situação crônica aceitável.
É possível não reconhecer a legitimidade do Estado, este pai não é obrigado a respeitar o monopólio da violência.
As noções apresentadas por Marx e Engels em A ideologia alemã para compreender a sociedade capitalista e a concepção de ideologia são: separação, determinação e inversão. Por inversão compreende-se:
distorção da realidade, concepção idealista na qual a realidade é invertida.
sistema de crenças ilusórias baseadas em critérios impossíveis de serem comprovados.
processo geral de produção de significados e idéias.
afirmação da divisão da vida humana em duas instâncias específicas: estrutura e super estrutura.
anulação das diferenças entre pensar, dizer e ser.
Segundo Durkheim, são três as características que distinguem os fatos sociais:
normalidade, moralidade e subordinação.
sanções, objetividade e singularidade.
independência, regras e moral.
coerção, exterioridade e generalidade.
evidências, sentido e compreensão.
A tradição sociológica, segundo os PCNs, se constrói em dois eixos: as relações entre indivíduo e sociedade e a dinâmica social. As diferenças entre Weber (1864-1920), Marx (1818-1883) e Durkheim (1858-1917), são:
Para Marx, Weber e Durkheim as ações individuais podem ser analisadas nas relações com outras ações, seja como ação coletiva incorporada pelos indivíduos, seja como prática coletiva. Os que os diferencia é a autonomização do indivíduo, pois somente para Marx ele é historicamente constituído.
As diferenças entre os três autores referem-se às construções históricas sobre as relações entre os fenômenos sociais e ações coletivas.
Para Durkheim a vida em sociedade é construída nas consciências individuais, por regras de conduta criadas por quem as vive; enquanto para Weber a sociedade é algo exterior, movida pelas ações; diferentemente de Marx a existência do indivíduo e sua relação com a sociedade são condicionadas pelas consciências.
Durkheim enfatiza a posição do pesquisador na análise das relações sociais e dos fatos sociais como dependente das idéias e opiniões; enquanto para Weber as construções teóricas do pesquisador näo dependem de escolhas pessoais realizadas para análise das relações sociais; e, Marx ao enfatizar a descrição da realidade social coloca em evidência um pesquisador comprometido com a compreensão das relações sociais.
Para Durkheim a sociedade é algo exterior e superior aos indivíduos, enquanto para Weber a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais reciprocamente referidas; e, diferentemente, para Marx, as relações entre indivíduo e sociedade não podem ser analisadas separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.
Considere o texto e as afirmativas abaixo.
I. A hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais ou por leis que têm as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana.
II. Os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza.
III. A concepção positivista é aquela que afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social desligada de vínculos com as classes sociais, com as posições políticas, os valores morais, as ideologias, as utopias, as visões de mundo.
IV. No desenvolvimento do conhecimento científico os interesses e as paixões não perturbam a construção da ciência, objetiva e segura.
Uma síntese fundamental das idéias do positivismo consta em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com base neste texto de Florestan Fernandes é possível afirmar que:
a reflexão sobre a realidade social adquire novos contornos com o pensamento sociológico, pois, como outras atividades científicas, beneficia-se de uma conjuntura histórica peculiar.
o papel central que o pensamento sociológico realiza é a naturalização das explicações sobre as relações sociais, as instituições, os modos de vida, a organização política, entre outros.
o produtor do conhecimento sociológico não pode ignorar os usos sociais do conhecimento histórico.
a emergência da sociologia é uma complexa aplicação prática de conhecimentos científicos.
a sociologia, confinada a limites históricos estreitos, encontra-se apartada das dimensões práticas que explicariam os processos sociais.
As alterações na produção e nas relações de trabalho têm demandado maior ênfase na escolarização e na formação profissional. Segundo os PCNs, cabe ao professor de sociologia
orientar seus alunos no sentido de compreender e avaliar o impacto desse conjunto de transformações na sua própria vida, pois mesmo que alguns ainda não façam parte da população economicamente ativa, certamente, cada um terá como avaliar tais repercussões no interior da sua própria família.
apresentá-las como elemento de reprodução das desigualdades sociais, uma vez que a instituição está a serviço da classe dominante e, portanto, os professores estarão a serviço dos detentores dos meios de produção.
abordar as raízes de todos os males sociais do nosso tempo, as quais se encontram numa fragilidade da moral contemporânea, pois esta se constitui como um dos elementos mais eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas.
discutir a existência de um mercado no qual proprietários individuais vendem suas mercadorias, criando condições para que se pense a sociedade apenas como o conjunto de interesses individuais dos agentes privados.
demonstrar o desenvolvimento do capitalismo e da produção em massa constituem-se em uma meta histórica tal como tinha sido a civilização européia e a mecanização no evolucionismo do século XIX.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
O professor de sociologia estará trabalhando com os alunos do ensino médio este trecho do texto de autoria de Milton Santos. A questão central para esta aula seria: em que medida a sociologia pode contribuir para a reflexão do tema abordado pelo autor? Quais os aspectos a serem destacados na preparação desta aula?
I. Apresentar a importância de questionar permanentemente os fatos veiculados pelas instituições.
II. Discutir os princípios de cidadania que estão sendo construídos na sociedade globalizada.
III. Levar o aluno a compreender a totalidade do fenômeno em questão.
IV. Discutir o conjunto de relações sociais envolvido no processo, de forma que emerjam as contradições existentes na sociedade.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
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