Questões de Sociologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A sociedade burguesa moderna, que nasceu das ruínas da sociedade feudal, não extinguiu os antagonismos de classe. A sociedade como um todo está se dividindo cada vez mais em dois grandes campos hostis, em duas grandes classes que se encaram diretamente uma à outra.

Uma análise dos referenciais teóricos do texto permite concluir que as "duas grandes classes" são

  • A. nobreza e burguesia.
  • B. nobreza e proletariado.
  • C. nobreza e classe média.
  • D. burguesia e proletariado.
  • E. burguesia e classe média.

O Estado, na perspectiva positivista, é considerado

  • A.

    aparelho que não se define pelo seu conteúdo, mas pelo meio específico que lhe é próprio: o monopólio do uso da violência legítima.

  • B. lugar onde se condensam as contradições de classe.
  • C.

    comitê executivo da burguesia, utensílio ou instrumento da classe dominante.

  • D.

    o cérebro da sociedade, expressão do interesse geral, promotor do bem comum.

  • E. aparelho com direção hegemônica de classe.

Um dos conceitos sociológicos usado por vezes de forma ambígua é o de instituição social. Na corrente funcionalista este conceito representa

  • A. a mesma coisa que organização social.
  • B.

    os órgãos públicos que possuem finalidades sociais.

  • C.

    uma organização jurídica com estatutos legalizados.

  • D.

    um conjunto de organizações sociais voltado para um trabalho social de atendimento à população.

  • E.

    um conjunto de normas, costumes e condutas padronizados ou estruturados, de uma determinada sociedade.

Os movimentos sociais urbanos que surgiram em meados da década de 70 revelam experiências de reivindicações que resultavam em projetos de afirmação de direitos diante do Estado. Esses movimentos

  • A.

    ultrapassavam a tradicional luta entre capital-trabalho; neles as condições de vida dos trabalhadores é que produziam espaços de luta cotidiana como campo de articulação de interesses comuns, diante de uma multiplicidade de carências urbanas.

  • B.

    negaram a ação fundamental dos partidos e sindicatos na luta entre o capital-trabalho; neles as condições de vida dos trabalhadores nas zonas industriais metropolitanas surgiam como bandeiras de lutas que conduziam às vitórias sindicais.

  • C.

    reafirmaram a importância dos partidos de esquerda nas lutas dos movimentos populares, como fator fundamental para a conquista de bens materiais.

  • D.

    expressaram basicamente a luta do Partido dos Trabalhadores pela cidadania urbana, dando respaldo à via política institucional.

  • E.

    eram alimentados política e ideologicamente pela igreja, não tendo portanto a marca da autonomia cidadã capaz de produzir melhorias na vida das classes populares.

Radical transformação da atual estrutura agrária do país, com a liquidação do monopólio da propriedade da terra exercido pelos latifundiários, principalmente com desapropriação, pelo governo federal, dos latifúndios, substituindo- se a propriedade camponesa, em forma individual ou associada, e a propriedade estatal.

A proposta do texto foi apresentada no Brasil, em 1961, no

  • A.

    ato de fundação do MST - Movimento dos trabalhadores sem terra – como plataforma central de luta.

  • B.

    Programa de governo do presidente João Goulart, cujo significado provocou seu impedimento político.

  • C.

    Congresso da União Democrática Ruralista, cujo teor do documento assustou os setores conservadores do Congresso Nacional.

  • D.

    Primeiro Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas, sob a influência das Ligas Camponesas.

  • E.

    ato de fundação da Sociedade Agrícola e pecuária dos Plantadores de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão.

Os dados do Censo 2000 mostram a exclusão educacional no Brasil:

- São Paulo é o estado com mais crianças fora das escolas.

- Mais de 90% das crianças entre 7 e 14 anos freqüentam as salas de aula.

- 44% da população só concluiu até a terceira série do ensino fundamental.

- Quase um terço dos brasileiros da área rural não teve acesso à educação.

- Diploma universitário é privilégio de apenas 3% da população e, entre estes 82,8% são brancos e 59,7% vivem na Região Sudeste.

- Existem 16,5 milhões de analfabetos no país: há os que jamais entraram numa sala de aula; os outros são vítimas da evasão escolar.

- Apenas 6,8% da população brasileira acima de 25 anos tem nível superior completo. O Sudeste concentra 59,7% dos diplomas. Os brancos têm quatro vezes mais acesso ao ensino superior que os negros, pardos e indígenas.

A análise dos dados permite afirmar que

  • A.

    os governos brasileiros conseguiram eliminar as desigualdades pelo menos entre aqueles que terminaram o ensino fundamental.

  • B.

    os estados mais ricos do país possuem os índices mais elevados de evasão escolar e de reprovação.

  • C.

    educação escolar promove a socialização dos saberes, haja vista o elevado percentual das crianças na escola.

  • D.

    o Sudeste possui mais de 50% de adultos com formação superior completa, enquanto os estados pobres possuem o maior número de analfabetos.

  • E.

    o modelo educacional perpetua a segregação de grupos étnicos e o abismo entre ricos e pobres.

Fatores externos e internos obstaculizam o processo de democratização escolar no Brasil. Um fator externo que dificulta essa democratização pode ser identificado em:

  • A.

    Grandes índices de reprovação nas séries iniciais do ensino, como indicadores do baixo rendimento e também como fatores explicativos da evasão escolar.

  • B.

    Despreparo ou falta de qualificação constante do corpo docente das escolas públicas, sendo grande parte sem formação especial para o magistério.

  • C.

    Necessidade de trabalho de crianças e adolescentes: fenômeno que ocorre nas regiões urbanas e rurais quanto mais achatados forem os salários familiares.

  • D.

    Falta de equipamentos, recursos audiovisuais e materiais didáticos nas escolas da periferia.

  • E.

    Sistema de avaliação adotado na maioria das escolas das grandes cidades que promove os alunos mesmo após a constatação do não aprendizado.

Considere a charge do final do século XIX, sobre o voto para mulheres.

O movimento feminista pelo sufrágio universal propagouse por várias regiões do mundo ocidental. No Brasil, as mulheres também lutaram e conquistaram esse direito, pela primeira vez,

  • A.

    na Constituição Brasileira de 1891, promulgada logo após a proclamação da República.

  • B.

    na Emenda Constitucional, elaborada pelo Congresso Nacional durante a greve geral de 1917.

  • C.

    na Constituição Brasileira de 1937, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas.

  • D.

    no Código Eleitoral, elaborado no governo provisório do presidente Getúlio Vargas (1930-1934).

  • E.

    no Código Eleitoral, elaborado na ocasião das eleições para a Assembléia Constituinte de 1946.

Considere a manchete de jornal e o texto.

População do Rio de Janeiro reage violentamente ao aumento do preço da p assagem dos ônibus urbanos. A ausência, no Rio, de maior organização sindical que canalize protestos e reivindicações foi citada pelo cientista social Herbert de Souza, ao comentar a reação violenta ao aumento das passagens dos ônibus urbanos. Para Herbert, a exisêtncia em São Paulo de uma atividade econômica mais formal e organizada contribuiu para gerar uma sociedade mais regulamentada, o que, em princípio, explicaria a não ocorrência de protestos semelhantes depois dos aumentos nas passagens decretadas pelo prefeito de São Paulo.

Do ponto de vista sociológico, a análise do texto permite afirmar que

  • A.

    a reação da população é sempre violenta diante do aumento dos preços das passagens de ônibus.

  • B.

    a existência de grandes sindicatos contribuiu para organizar a revolta da população do Rio de Janeiro.

  • C.

    a organização da sociedade civil está atrelada às condições históricas em que está inserida.

  • D.

    é impossível estudar diferentes movimentos sociais, pois a comparação inviabiliza a compreensão do fato.

  • E.

    as organizações sindicais são responsáveis pelos atos de violência na sociedade.

Considere a ilustração abaixo.

A partir do conhecimento das diferentes correntes de pensamento sociológico, pode-se afirmar que a ilustração é um esquema

  • A. da reprodução ampliada do capital.
  • B. do processo invertido da mais-valia.
  • C. da divisão social do trabalho produtivo.
  • D. do processo de socialização dos lucros.
  • E. do valor do trabalho na sociedade industrial.
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