Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de precificação de um produto é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Sua determinação, porém, possui muitas variáveis que afetam seu sucesso. Uma empresa que deseja entrar no mercado brasileiro para fornecer automóveis elétricos participará de um pregão, e a estratégia de precificação deverá considerar, além de seus custos, como fator principal, a(o)

  • A.

    precificação por prestígio, buscando transmitir imagem de alta qualidade ou exclusividade

  • B.

    elasticidade-preço da demanda

  • C.

    análise de preços dos concorrentes

  • D.

    vantagem em relação ao automóvel convencional (combustão)

  • E.

    uso de preços não arrendondados, por exemplo, R$ 34.998,00

Existe um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. Está sendo citado o padrão de:

  • A.

    cultura organizacional;

  • B.

    socialização organizacional;

  • C.

    desenvolvimento;

  • D.

    ambiente;

  • E.

    estratégia.

Com relação ao planejamento operacional, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Dá-se muita ênfase à eficiência a qual esse planejamento está intimamente vinculado.

  • B.

    Fornece os cronogramas e as principais decisões a seu respeito e são inerentes a atividade de administrar de cada um dos chefes de unidades organizacionais.

  • C.

    Pode ser um planejamento anual, bienal, ou com horizonte de doze meses, com detalhamento semanal, mensal ou trimestral.

  • D.

    É efetuado pelos dirigentes de mais alto nível da empresa, isto é, diretores e seus assessores, pois, quase sempre, são os que possuem a visão sistêmica ou global da empresa e têm melhores condições para ficarem atentos ao que ocorre no ambiente externo.

  • E.

    Especifica, com previsão praticável, que recursos devem estar disponíveis para cada produto e serviço e fornece cronogramas mais ou menos precisos.

Um dos equívocos comuns é que o planejamento, instrumento fundamental da gestão organizacional, quando se mostra impreciso, é um desperdício do tempo do administrador.

PORQUE

O resultado final do planejamento é apenas um de seus propósitos, sendo esse processo de grande valor para a organização, mesmo que o resultado não seja atingido.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.

A sequência de ensino, os meios e as estratégias instrucionais são elementos importantes para a execução de um treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passa por essa cadeia. Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve

  • A. colaborar com fornecedores e clientes, compartilhando informações sobre demanda e estoques de seus produtos, componentes e matérias-primas.
  • B. integrar verticalmente a produção, evitando a dependência de muitos fornecedores ao longo da cadeia.
  • C. implementar uma estratégia de especialização em suas principais competências, deixando a produção de componentes e subprodutos não essenciais para outros fornecedores.
  • D. melhorar, isoladamente, cada ponto da cadeia de suprimentos, de forma a maximizar a eficiência de cada operação, garantindo a eficiência global da cadeia de suprimentos.
  • E. estabelecer programas de lotes econômicos de compra e produção, para equilibrar os custos de transporte e armazenagem, responsáveis pelos principais custos que incidem na cadeia de suprimentos.

TakeshyTachizawa e Oswaldo Scaico (Organização Flexível – Qualidade na gestão por processos), fazem a seguinte observação: “Um dos grandes problemas com que se defrontam as empresas é que a visão que a maioria tem dela mesma é extremamente segmentada, setorizada, ou atomística”. Podemos dizer que, na abordagem analítica, existem quatro características. A partir da identificação das características, identifique os conceitos e enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

  • A.

    1, 4, 3, 2.

  • B.

    3, 2, 1, 4.

  • C.

    2, 3, 4, 1.

  • D.

    3, 2, 4, 1.

  • E.

    4, 2, 3, 1.

A classificação de materiais é de fundamental importância para uma boa gestão dos estoques de qualquer empresa. Como exemplos de critérios de classificação, tem-se o valor anual de consumo, a importância operacional, a perecibilidade, dentre outros.

Dentre os métodos abaixo, o único que apresenta um tipo de classificação de estoques é

  • A.

    Lead Time

  • B.

    LEC - Lote Econômico de Compras

  • C.

    SWOT

  • D.

    Curva ABC

  • E.

    Ponto de Ressuprimento

Considere que determinado gerente, percebendo que todas as suas ideias eram recebidas com irritação por seus subordinados, tenha, em uma reunião de trabalho com sua equipe, anunciado que tomaria, a partir de então, decisões de cima para baixo, pois estava desapontado com a equipe de trabalho. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

A postura adotada pelo gerente não pode ser percebida como um problema de relacionamento interpessoal com sua equipe, visto que seus subordinados demonstraram resistência a suas ideias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa petrolífera pretende lançar no mercado um lubrificante customizado para proprietários de veículos com tração nas quatro rodas. Assim, irá desenvolver um produto que

  • A.

    atenda às necessidades desse público-alvo.

  • B.

    diminua o preço praticado pelas concessionárias.

  • C.

    melhore o desempenho das vendas nesse segmento.

  • D.

    proporcione maior competitividade no mercado.

  • E.

    reduza o custo de manutenção para as oficinas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...