Questões de Administração

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A Teoria Comportamental enfatiza a

  • A.

    organização lógica das tarefas e a racionalização do espaço de trabalho.

  • B.

    satisfação do trabalhador como base intrínseca da eficiência produtiva.

  • C.

    influência das pressões estruturais, tecnológicas e comportamentais sobre as atividades de uma organização.

  • D.

    influência do contexto organizacional sobre a capacidade de cooperação e aprendizado dos indivíduos.

  • E.

    importância das interrelações entre as partes de uma organização.

Podemos citar como alguns, dentre outros, obstáculos a abordagem da Qualidade, exceto:

  • A.

    Comprometimento insuficiente da alta direção;

  • B.

    Centralizar no máximo, creditar para si o bônus e distribuir o ônus;

  • C.

    Criar expectativas reais, e confiar demais em ferramentas e técnicas;

  • D.

    Não estabelecer uma estimativa de aferição da liderança ou não estabelecer objetivo vinculado.

Julgue os itens abaixo relativos à administração de materiais e patrimônio, e, assinale a alternativa CORRETA:

I – A natureza, o capital, o trabalho e a empresa são fatores de produção.

II – Padronização e Normalização pode ser considerado como um subsistema de apoio ao qual cabe a obtenção de menor número de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de unificação e especificação dos mesmos, propondo medidas de redução de estoques.

III – Uma das responsabilidades da administração de materiais e patrimônio é o controle de estoque.

  • A.

    Apenas as alternativas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas as alternativas II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a alternativa II está correta.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Delinear meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido; estabelecer padrões de desempenho; determinar métodos de medir desempenho, medir o desempenho real.As afirmações do texto acima referem-se à:

  • A.

    Liderança

  • B.

    Controle

  • C.

    Organização

  • D.

    Planejamento

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.

As necessidades de treinamento representam lacunas de habilidades requeridas para o desempenho no trabalho, independentemente das condições organizacionais e do nível de motivação das pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Just in Time é um conjunto de técnicas japonesas que revolucionou o conceito de produção e influenciou todo o pensamento ocidental. Com relação ao sistema de produção Just in Time, avalie as características abaixo.

I - Altos níveis de estoque.

II - Lotes unitários de produção.

III - Produção puxada.

IV - Produção sempre do máximo possível.

V - Produção somente quando necessário.

VI - Aumento de produtividade.

VII - Uso de kanbans no processo de produção.

VIII - Baixo custo de estoque em processo.

IX - Uso apenas em ambientes industriais.

Das características listadas acima, as que estão totalmente relacionadas ao sistema de produção Just in Time são, APENAS,

  • A. II, III, V, VII e VIII
  • B. I, IV, V, VI, VIII e IX
  • C. II, III, V, VI, VII e VIII
  • D. II, III, V, VI, VIII e IX
  • E. III, V, VI, VII, VIII e IX

Podemos citar como alguns, dentre outros, mandamentos da Gestão de Qualidade, exceto:

  • A.

    Tolerar reincidências de erros

  • B.

    Total satisfação do cliente

  • C.

    Zelar pelo aperfeiçoamento contínuo

  • D.

    Promover forma de engajamento e participação

Para se fazer um código de ética verdadeiramente eficaz em uma organização, deve-se proceder considerando que, EXCETO:

  • A.

    Os valores-guia são compartilhados e claramente compreendidos por todos.

  • B.

    Os líderes das empresas estão pessoalmente comprometidos com os valores e desejosos de agir segundo eles.

  • C.

    Os valores são considerados em tomadas de decisões e refletidos em todas as atividades importantes.

  • D.

    Os sistemas de informação, relacionamentos de prestação de contas e avaliações de desempenho apoiam e reforçam os valores.

  • E.

    As organizações devem agir de forma implícita com referência as suas expectativas e a seus padrões éticos.

A Cp, capacidade ou capabilidade, é um dos indicadores mais utilizados para medir a variabilidade de um processo. Considerando-se um processo normalmente distribuído, ao afirmar-se que um processo está centralizado e possui Cp = 2, esse processo apresenta

  • A.

    2 desvios padrão entre a média e cada limite de especificação

  • B.

    3 desvios padrão entre a mediana e cada limite de especificação

  • C.

    3 desvios padrão entre a média e cada limite de especificação

  • D.

    6 desvios padrão entre a média e cada limite de especificação

  • E.

    12 desvios padrão entre a média e cada limite de especificação

Acerca de administração de desempenho, de treinamento e desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsequentes.

Diferentemente do processo de seleção, que está associado à área estratégica de gestão de pessoas, o recrutamento, cujo objetivo é atrair os candidatos para o processo de seleção, constitui tarefa da área operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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