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A quebra da patente de um determinado medicamento gerou impactos na vantagem competitiva de uma empresa do setor farmacêutico que detinha exclusividade sobre a referida patente.
Considerando a perspectiva de VBR (Visão Baseada em Recursos), a mudança impactou a capacidade estratégica devido ao critério de
valor
raridade
imitabilidade
organização
sustentabilidade
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
As quatro etapas do processo de treinamento estão representadas por: a) levantamento de necessidades de treinamento; b) desenho de programa de treinamento; c) aplicação do programa de treinamento e d) avaliação dos resultados do treinamento. Observe os itens abaixo sobre os elementos que compõem o levantamento das necessidades a satisfazer:
I. objetivos da organização;
II. competências necessárias;
III. problemas de produção;
IV. problemas de pessoal;
V. resultados da avaliação de desempenho;
VI. monitoração do processo.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao processo de diagnóstico da situação de treinamento.
Os itens III e IV estão corretos.
Os itens I, II, IV, V e VI estão corretos.
Os itens I, II, III, IV e V estão corretos.
Os itens II, IV e V estão corretos.
Os itens III e IV estão corretos.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.
Entre as várias aplicações da análise de cargos, estão a descrição de cargos, o treinamento e desenvolvimento e a avaliação de desempenho.
As ferramentas da qualidade são aplicadas sistematicamente para a resolução de deficiências de processos nas empresas, seguindo o ciclo PDCA. Suponha uma empresa com um grave problema em um de seus processos internos, cujas taxas de defeito tenham atingido níveis inaceitáveis. As etapas da busca pela solução do problema foram listadas abaixo, em sequência lógica.
1 Entender o processo. 2 Coletar dados. 3 Priorizar o problema. 4 Identificar as causas raízes. 5 Planejar e implementar ações de melhoria. 6 Controlar o processo. As ferramentas da qualidade utilizadas, em cada etapa, sãoQuanto menor o número de falhas, mais alta é a qualidade do ponto de vista da ausência de deficiências. Isso significa:
I Maior eficiência dos recursos produtivos.
II Maior satisfação do cliente com o desempenho dos produtos e serviços.
III custos maiores de inspeção e controle.
Assinale a alternativa correta:
Somente a I, II estão corretas.
Somente a II, III estão corretas.
Somente a I e III estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Considere que determinado gerente, percebendo que todas as suas ideias eram recebidas com irritação por seus subordinados, tenha, em uma reunião de trabalho com sua equipe, anunciado que tomaria, a partir de então, decisões de cima para baixo, pois estava desapontado com a equipe de trabalho. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
Os objetivos pessoais e profissionais do gerente, nesse caso, não se alinham nem aos objetivos pessoais de seus subordinados nem aos objetivos organizacionais.
Na construção da análise SWOT, é fundamental uma correta associação entre as influências do ambiente empresarial externo e interno.
É uma influência do ambiente empresarial interno a(o)
mudança de padrões de consumo
expansão da principal linha de produtos
aumento do nível geral de preços na economia
aumento da carga tributária
envelhecimento da população
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O entusiasmo duradouro do empregado para o trabalho é resultado de sua motivação, que, em geral, advém dos estímulos e das recompensas que o ambiente lhe oferece e independe de sua motivação particular.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.
O suporte à aprendizagem contínua reflete a percepção compartilhada de significados e expectativas dos indivíduos acerca de quanto a organização maximiza processos de inovação e competitividade, promovendo aprendizagem constante para seus membros.
Em uma conferência sobre técnicas e métodos de gestão de estoques, um administrador afirmou, de maneira correta, que
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