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Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características das principais abordagens que fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas organizações, julgue os seguintes itens.
A abordagem comportamental focaliza a autonomia, elemento mediador entre formulação e efetivação de estratégias organizacionais.
Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos.
PORQUE O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único. A esse respeito, conclui-se queCom relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.
I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.
II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.
III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.
IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.
V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.
Estão corretas SOMENTE
II, III e IV.
I, II, III e V.
I, IV e V.
II e III.
I, II e IV.
Com referência à Administração de Recursos Humanos nas organizações, analise as afirmativas:
I. A Administração de Recursos Humanos (ARH) refere-se à concepção e à aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos operacionais.
II. Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes é um dos objetivos centrais da Administração de Recursos Humanos (ARH).
III. Atualmente, muitas empresas reconhecem a importância estratégica que as pessoas têm para seu sucesso e, por isso, foram criados os departamentos de recursos humanos responsáveis por desenvolver políticas e práticas e ARH que potencializem o desempenho da empresa.
IV. Os departamentos de recursos humanos adotam as tradicionais atividades administrativas desempenhadas pelos departamentos de pessoal, reconhecendo a importância estratégica que as pessoas têm para o sucesso organizacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
I, III
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Os valores culturais de uma organização descrevem o que é considerado importante para os seus membros e podem ser estudados mediante entrevistas, observação e questionários.
Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas. Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como
Há várias razões para a concorrência ser útil a uma empresa, de modo que amplie sua vantagem competitiva. Entre elas, NÃO se encontra o(a)
aumento da demanda sobre o setor como um todo, devido às ações de publicidade dos concorrentes.
atendimento de segmentos desinteressantes do mercado pelos concorrentes.
redução do risco de ações antitruste pelos órgãos governamentais.
existência de concorrentes com substancial excesso de capacidade instalada.
proteção contra a baixa de preços, se a concorrência tiver custos mais elevados.
Além da contribuição para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável, as políticas e práticas de RH têm impacto positivo no desempenho da organização, uma vez que contribuem para, EXCETO:
Melhorar as competências e habilidades dos funcionários.
Aumentar a motivação dos trabalhadores.
Manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização.
Encorajar os não comprometidos com a organização a abandoná-la.
Que as pessoas não sejam consideradas como o maior patrimônio da organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
Considerando-se que um analista de gestão de pessoas, ao realizar uma pesquisa em sua organização, tenha identificado a forma como os problemas são tratados e o modo como as decisões são tomadas e estabelecidas em procedimentos que os empregados realizam em conjunto, é correto afirmar que a pesquisa realizada foi sobre clima organizacional.
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