Questões de Administração

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Um processo de planejamento estratégico pode envolver algumas distorções na tomada de decisão sobre quais estratégias desenvolver. Essas distorções costumam ocorrer devido a características do gerente, da organização ou do ambiente externo. Nesse contexto, é uma característica do gerente

  • A. a disponibilidade de recursos.
  • B. a interação entre os concorrentes.
  • C. as limitações políticas e legais.
  • D. o número e o tipo de empregados.
  • E. o foco em objetivos limitados.

Acerca das características das principais abordagens que fundamentam os modelos de gestão de pessoas praticados nas organizações, julgue os seguintes itens.

A abordagem comportamental focaliza a autonomia, elemento mediador entre formulação e efetivação de estratégias organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma pequena rede de postos de combustível pode manter uma estrutura simples somente até o momento em que começam a surgir problemas de coordenação e controle, dado ao rápido crescimento das vendas e à incorporação de novos postos.

PORQUE

O crescimento das vendas torna necessária a criação de uma estrutura funcional com gerentes de nível médio (por exemplo, de contabilidade e RH) que acelerem as decisões e ações funcionais adequadas às estratégias do negócio único.

A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.

I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.

II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.

III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.

IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.

V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Com referência à Administração de Recursos Humanos nas organizações, analise as afirmativas:

I. A Administração de Recursos Humanos (ARH) refere-se à concepção e à aplicação de sistemas formais para garantir o uso eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos operacionais.

II. Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes é um dos objetivos centrais da Administração de Recursos Humanos (ARH).

III. Atualmente, muitas empresas reconhecem a importância estratégica que as pessoas têm para seu sucesso e, por isso, foram criados os departamentos de recursos humanos responsáveis por desenvolver políticas e práticas e ARH que potencializem o desempenho da empresa.

IV. Os departamentos de recursos humanos adotam as tradicionais atividades administrativas desempenhadas pelos departamentos de pessoal, reconhecendo a importância estratégica que as pessoas têm para o sucesso organizacional.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    I, II, III

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    I, III

Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.

Os valores culturais de uma organização descrevem o que é considerado importante para os seus membros e podem ser estudados mediante entrevistas, observação e questionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem algumas estratégias que permitem às empresas alcançar crescimento, inovação e diferenciação dos concorrentes, visando a vantagens competitivas. Duas empresas de produção de derivados de petróleo, de um mesmo país de origem, decidem, em seu planejamento estratégico, criar em conjunto uma nova empresa, visando à atuação em mercados internacionais. Essa estratégia é classificada como

  • A. fusão.
  • B. aquisição.
  • C. incorporação.
  • D. franchising.
  • E. joint venture.

Há várias razões para a concorrência ser útil a uma empresa, de modo que amplie sua vantagem competitiva. Entre elas, NÃO se encontra o(a)

  • A.

    aumento da demanda sobre o setor como um todo, devido às ações de publicidade dos concorrentes.

  • B.

    atendimento de segmentos desinteressantes do mercado pelos concorrentes.

  • C.

    redução do risco de ações antitruste pelos órgãos governamentais.

  • D.

    existência de concorrentes com substancial excesso de capacidade instalada.

  • E.

    proteção contra a baixa de preços, se a concorrência tiver custos mais elevados.

Além da contribuição para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável, as políticas e práticas de RH têm impacto positivo no desempenho da organização, uma vez que contribuem para, EXCETO:

  • A.

    Melhorar as competências e habilidades dos funcionários.

  • B.

    Aumentar a motivação dos trabalhadores.

  • C.

    Manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização.

  • D.

    Encorajar os não comprometidos com a organização a abandoná-la.

  • E.

    Que as pessoas não sejam consideradas como o maior patrimônio da organização.

Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que um analista de gestão de pessoas, ao realizar uma pesquisa em sua organização, tenha identificado a forma como os problemas são tratados e o modo como as decisões são tomadas e estabelecidas em procedimentos que os empregados realizam em conjunto, é correto afirmar que a pesquisa realizada foi sobre clima organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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