Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa que atua na área de exploração e refino de petróleo decidiu diversificar seu negócio e investir na geração de energia a partir do vapor liberado em seu processo produtivo. Para tal, criou uma nova empresa, formada por um conjunto de usinas termelétricas localizadas junto às unidades de negócio de exploração e refino de petróleo. O motivo para a estratégia de diversificação é

  • A. promover concorrência multiponto.
  • B. reduzir remuneração dos gerentes.
  • C. obter economias financeiras.
  • D. superar desempenho ruim.
  • E. proporcionar integração vertical.

A importância de qualquer ponto forte ou ponto fraco de uma empresa, para sua vantagem competitiva, depende necessariamente de como tais pontos influenciarão os dois tipos básicos de vantagem competitiva. Um desses tipos básicos de vantagem é o baixo custo relativamente à concorrência, e o outro é a(o)

  • A.

    localização geográfica da empresa

  • B.

    diferenciação de seu produto

  • C.

    flexibilidade de seu processo produtivo

  • D.

    harmonia entre seus diversos níveis gerenciais

  • E.

    percentual de participação no mercado

O processo de aprendizagem proposto no modelo Pós-Industrial (informacional) que envolve a percepção e exploração das possibilidades do ambiente é denominado de aprendizagem:

  • A. científica
  • B. mecanicista
  • C. de circuito duplo
  • D. de circuito simples
  • E. de circuito transverso

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um empresário possui uma rede de postos de combustível, localizados em um bairro de classe média baixa. Ao perceber o acirramento da concorrência, resolveu criar a sua própria distribuidora. Para tal, comprou alguns caminhões-tanque. Isso permitiu incorporar a margem de lucro referente à atividade de transporte e praticar preços ligeiramente mais baixos, quando necessário. Nesse caso, trata-se de uma estratégia genérica de

  • A. liderança em custo.
  • B. liderança em diferenciação.
  • C. diferenciação.
  • D. foco em diferenciação.
  • E. foco em custo.

Nas organizações, o sistema que trabalha com os dados no nível macro, extraídos de forma seletiva das operações das funções empresariais da empresa, que considera ainda o meio ambiente interno e o externo, auxiliando na tomada de decisão da alta administração, denomina-se sistema:

  • A.

    processador de transações;

  • B.

    de informações gerenciais;

  • C.

    de informações estratégicas;

  • D.

    contábil-analítico;

  • E.

    processador da gerência.

A Gestão de Pessoas trabalha com seis processos que são: processos de agregar pessoas, de aplicar pessoas, de recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. Sobre esses processos, identifique a alternativa que se refere ao processo de desenvolver pessoas.

  • A.

    Treinamento e desenvolvimento de pessoal.

  • B.

    Desenvolvimento de carreiras.

  • C.

    Qualidade de vida.

  • D.

    Avaliação de desempenho.

  • E.

    Recrutamento e seleção de pessoal.

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as organizações que se sobressairão no futuro serão as que conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.

Comparando-se as organizações orientadas para aprendizagem e as organizações tradicionais, percebe-se que as primeiras são mais propensas à inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa com enfoque na oferta de serviços inovadores ao cliente desenvolve uma cadeia de valor na qual identifica as necessidades dos clientes, promove uma oferta que exceda às suas expectativas, cria uma competência distintiva na oferta e aumenta, assim, a satisfação e a lealdade dos consumidores. Pelo descrito, conclui-se que a empresa

  • A.

    possui uma estratégia de serviço ao cliente bem definida.

  • B.

    faz benchmarking da concorrência.

  • C.

    investe no empoderamento de seus funcionários.

  • D.

    tem a gestão dos processos recentemente implantada.

  • E.

    tem uma gestão financeira eficiente.

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Na moderna administração de recursos humanos, o processo de desenvolver pessoas consiste, entre outros aspectos, em capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...