Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao funcionamento das organizações, a administração com enfoque mecanicista caracteriza-se como um(a)
sistema que depende da relação com o todo maior que a envolve e do qual faz parte, representando, assim, a sua interação com o ambiente.
sistema que faz parte de um sistema maior (suprassistema, que constitui o seu ambiente) e é formado por sistemas menores (subsistemas).
sistema em que todas as atividades podem ser reduzidas e decompostas em seus elementos mais simples, que constituem as unidades individuais.
entidade teleológica na qual o comportamento é explicado por aquilo que se produz ou por aquilo que é seu objetivo produzir.
máquina na qual cada funcionário é visto como uma engrenagem na empresa, havendo, assim, um desrespeito à sua condição humana.
O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado
listas de verificação.
escolha forçada.
misto.
incidentes críticos.
pesquisa de campo.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens subsecutivos.
A organização, ao fazer uso de um sistema de comunicação, deve considerar, tanto no contexto formal quanto no informal, os níveis referidos no texto.
Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
A fim de se evitar a emergência de conflitos entre os trabalhadores de uma organização, recomenda-se que a gestão do pessoal terceirizado constitua responsabilidade exclusiva da empresa contratada.
Administração - Gestão de Pessoas - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O treinamento é um recurso de extrema importância e visto como diferencial nas organizações. Quando implantado nas empresas, elas promovemquatro tipos de mudanças de comportamento. São eles:
desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de logística; desenvolvimento de controle.
transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos.
transmissão de cargos; desenvolvimento de estruturas; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de materiais.
desenvolvimento de diagnósticos; transmissão de cargos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de controle.
habilidades unilaterais; transformações inconscientes; planejamento estratégico, implementação de processos.
A função de logística nas organizações tem sido vista como um enorme diferencial no mercado competitivo da atualidade. Fazem parte desse diferencial a eficácia e a eficiência na(o)
auditoria
distribuição física
pesquisa de novos produtos
ponto de consumo
programa de produção
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração, a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola para a administração das organizações, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.
O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve
integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.
definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.
enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.
desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.
limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.
No desempenho operacional de uma empresa, como se chama a capacidade em executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados?
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que os períodos a e b sejam iguais, a figura acima representa um sistema de controle de estoques do tipo
ponto de pedido.
registro de estoque perpétuo.
revisão periódica.
duas gavetas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...