Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao funcionamento das organizações, a administração com enfoque mecanicista caracteriza-se como um(a)

  • A.

    sistema que depende da relação com o todo maior que a envolve e do qual faz parte, representando, assim, a sua interação com o ambiente.

  • B.

    sistema que faz parte de um sistema maior (suprassistema, que constitui o seu ambiente) e é formado por sistemas menores (subsistemas).

  • C.

    sistema em que todas as atividades podem ser reduzidas e decompostas em seus elementos mais simples, que constituem as unidades individuais.

  • D.

    entidade teleológica na qual o comportamento é explicado por aquilo que se produz ou por aquilo que é seu objetivo produzir.

  • E.

    máquina na qual cada funcionário é visto como uma engrenagem na empresa, havendo, assim, um desrespeito à sua condição humana.

O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado

  • A.

    listas de verificação.

  • B.

    escolha forçada.

  • C.

    misto.

  • D.

    incidentes críticos.

  • E.

    pesquisa de campo.

A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens subsecutivos.

A organização, ao fazer uso de um sistema de comunicação, deve considerar, tanto no contexto formal quanto no informal, os níveis referidos no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A fim de se evitar a emergência de conflitos entre os trabalhadores de uma organização, recomenda-se que a gestão do pessoal terceirizado constitua responsabilidade exclusiva da empresa contratada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é um recurso de extrema importância e visto como diferencial nas organizações. Quando implantado nas empresas, elas promovemquatro tipos de mudanças de comportamento. São eles:

  • A.

    desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de logística; desenvolvimento de controle.

  • B.

    transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos.

  • C.

    transmissão de cargos; desenvolvimento de estruturas; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de materiais.

  • D.

    desenvolvimento de diagnósticos; transmissão de cargos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de controle.

  • E.

    habilidades unilaterais; transformações inconscientes; planejamento estratégico, implementação de processos.

A função de logística nas organizações tem sido vista como um enorme diferencial no mercado competitivo da atualidade. Fazem parte desse diferencial a eficácia e a eficiência na(o)

  • A.

    auditoria

  • B.

    distribuição física

  • C.

    pesquisa de novos produtos

  • D.

    ponto de consumo

  • E.

    programa de produção

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração, a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola para a administração das organizações, julgue os itens que se seguem.

O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve

  • A.

    integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.

  • B.

    definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.

  • C.

    enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.

  • D.

    desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.

  • E.

    limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.

No desempenho operacional de uma empresa, como se chama a capacidade em executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados?

  • A. qualidade
  • B. velocidade
  • C. consistência
  • D. flexibilidade
  • E. rapidez e segurança

Considerando que os períodos a e b sejam iguais, a figura acima representa um sistema de controle de estoques do tipo

  • A.

    ponto de pedido.

  • B.

    registro de estoque perpétuo.

  • C.

    revisão periódica.

  • D.

    duas gavetas.

  • E. MRP (planejamento das necessidades de materiais).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...