Questões de Administração

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Com relação à elaboração, análise e administração de projetos, julgue os itens de 70 a 80.

No gerenciamento das ações necessárias à execução de um projeto, deve-se desmembrar as atividades relacionadas à sua consecução em cada uma de suas fases, utilizando-se a ferramenta chamada EAP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes acerca de administração de recursos humanos.

A avaliação de desempenho é vista com reservas por vários teóricos e profissionais em recursos humanos, haja vista o baixo envolvimento das chefias na conclusão do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações, de modo geral, dependem do desempenho de seus colaboradores para a consecução de seus objetivos. Nas organizações bancárias, em particular, o processo de gestão de pessoas é influenciada pela forma como essas organizações funcionam. Nesse contexto, o comportamento organizacional pode ser definido como

  • A.

    uma disciplina aplicável às indústrias e organizações do setor primário, por causa do tipo de conhecimento que produz.

  • B.

    uma subárea da psicologia que utiliza a matriz teórica do comportamentalismo para o desenvolvimento de técnicas de gestão organizacional.

  • C.

    um campo multidisciplinar que produz conhecimento aplicável à gerência de pessoas nas organizações de trabalho.

  • D.

    uma disciplina que estuda o comportamento humano sem considerar variáveis sociais e culturais.

  • E.

    um campo do conhecimento que tem como foco o desenvolvimento de técnicas de treinamento comportamental para aumentar a motivação dos trabalhadores.

Acerca do recrutamento e da seleção de pessoal nas organizações, julgue os itens a seguir.

O recrutamento de pessoas corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer o processo seletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os modelos organizacionais podem ser classificados de um modo geral em Modelo Orgânico e Modelo Mecânico de Organização.

 São características do Modelo Orgânico:

  • A. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização matricial, baixa formalização e descentralização.
  • B. elevada especialização do trabalho, depar-tamentalização rígida, reduzida amplitude de controle e elevada formalização e centralização.
  • C. baixa especialização do trabalho, flexibili-dade, elevada centralização e elevada formali-zação.
  • D. baixa especialização do trabalho, elevada amplitude de controle, baixa formalização e bai-xa centralização.
  • E. elevada especialização do trabalho, flexibi-lização de regras e regulamentos e descentrali-zação.

Com relação às disfunções da burocracia, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • A. Desestímulo à Inovação; Satisfação de Interesses Pessoais; Mecanicismo.
  • B. Particularismo; Hierarquia; Mecanicismo.
  • C. Individualismo; Excesso de Regras; Resis-tência a Mudanças.
  • D. Formalidade; Profissionalismo; Impessoalidade.
  • E. Interrupção do Fluxo de Informação; Particularismo; Excesso de Regras.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, seus temas abordados.

I. A função de RH deve contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

II. Permitir que os funcionários estejam motivados para o trabalho face à ascensão profissional que lhes é oferecida pela empresa.

III. Uma das qualidades mais importantes da organização é a sua capacidade de percepção e mudança adaptativa ante a mudança de estímulos externos.

  • A. I. Planejamento de Carreira; II. Empresas Familiares; III. Cultura Organizacional.
  • B. I. Planejamento Estratégico de RH; II. Planejamento de Carreira e Desenvolvimento Organizacional; III. Desenvolvimento Organizacional.
  • C. I. Administração Participativa; II. Cultura Organizacional; III. Clima Organizacional.
  • D. I. Planejamento Estratégico de RH; II. Círculos de Controle de Qualidade (CCQ); III. Reengenharia.
  • E. I. Desenvolvimento Organizacional; II. Planejamento de Carreira; III. Cultura Organizacional.

A Teoria Burocrática de Organização tem como princípio fundamental a busca da racionalidade. Suas características são descritas no tipo ideal de burocracia de Max Weber que inclui:

  • A.

    Regras escritas exaustivas, comunicação formal, hierarquização como base do processo decisorial.

  • B.

    Dificuldades no relacionamento com o público, excesso de papel.

  • C.

    Regras escritas exaustivas, comunicação informal, pessoalidade nas relações.

  • D.

    Hierarquização como base do processo decisorial e dificuldades no relacionamento com o público.

Com relação à elaboração, análise e administração de projetos, julgue os itens de 70 a 80.

Para obter sucesso na execução do projeto, seu gerente deve, entre outros aspectos, despender boa parte do tempo na comunicação com todos os stakeholders.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à administração de recursos materiais e patrimoniais, julgue os próximos itens.

Para que uma codificação se torne uma ferramenta efetiva de controle e facilitadora da gestão de materiais, é necessário que a estrutura estabelecida para ela atenda a requisitos como expansividade (o sistema de codificação deve aceitar ou comportar um aumento no rol de sua classificação), unicidade (possibilita identificar ou indicar características do material) e operacionalidade (facilidade de aplicação a processos manuais, mecânicos ou eletrônicos).

  • C. Certo
  • E. Errado
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