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Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens.
Na adhocracia, padrões mensuráveis definem o desempenho mínimo.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da gestão de recursos materiais, julgue os itens a seguir.
O uso do método da curva ABC, quando efetivamente implementado, favorece a elevação do nível de serviço da gestão de materiais, sem que esse aumento represente custos maiores.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O documento do SIAFI utilizado para registrar o comprometimento de despesa, bem como para reforçar ou anular tal compromisso, denomina-se:
Nota de Lançamento por Evento – NL.
Nota de Programação Financeira – PF.
Ordem Bancária – OB.
Nota de Empenho – NE.
Nota de Dotação – ND.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, acerca do tema atendimento.
O conhecimento das necessidades dos clientes é um desafio de qualquer organização que possui foco no cliente. A vantagem de tal conhecimento se deve à possibilidade de oferecer produtos e serviços que serão aceitos por toda a vida desses clientes.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens seguintes.
Equipe e grupo são sinônimos, já que atuam em uma mesma organização.
Jaime, formado em administração de empresas, com especializações em gestão de pessoas, controladoria e marketing, é funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. (BB) há mais de vinte anos. Durante sua carreira no BB, ele trabalhou em diversas áreas da organização, desde agências até diretorias diferenciadas, ocupando atividades técnicas e gerenciais.
Recentemente, o diretor de gestão de pessoas do banco chamou Jaime para executar uma importante missão: desenvolver um sistema integrado de avaliação das ações de gestão de pessoas do BB. Para isso, o diretor o incumbiu de recrutar um conjunto de funcionários com perfil e experiência adequados para constituir uma equipe multidisciplinar. Foi concedida a Jaime uma boa quantidade de recursos para desenvolvimento e implementação desse sistema, bem como foi estabelecido um prazo para a finalização do trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta quanto à efetividade de equipes de trabalho.
A efetividade de uma equipe de trabalho, como a que será formada por Jaime, consiste na sua produtividade.
Para garantir a efetividade da equipe, Jaime deve convocar o maior número possível de membros de todas as áreas envolvidas.
Para a efetividade da equipe de trabalho formada por Jaime, é necessário que, além do suporte material e social oferecido pela organização, a equipe gerencie seus recursos autonomamente.
Como o projeto a ser executado por Jaime consiste em uma tarefa unitária, ele deve buscar a efetividade a partir de um sistema de retroalimentação individualizado.
Segundo a literatura da área, a aplicação de treinamentos motivacionais para os membros de uma equipe multidisciplinar, como a que será formada por Jaime, produz efeitos positivos imediatos na efetividade da equipe.
Instruções: Cada uma das questões de números 82 a 84 contém cinco afirmativas. Para respondê-las, considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.
I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.
II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.
III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.
IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.
V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Assinale a alternativa incorreta a respeito da qualidade total (TQM).
A TQM foi desenvolvida por um americano cuja consultoria permitiu aos japoneses criarem produtos de alta qualidade a preços competitivos.
A TQM recorre à estatística para analisar a variação nos processos de produção.
A TQM foi criticada por alguns por prometer muito e realizar pouco.
A TQM se preocupa exclusivamente com a qualidade do produto final.
A TQM é uma abordagem popular, baseada na filosofia do controle descentralizado.
Dentro do domínio do Marketing há quatro categorias de relacionamentos com os quais uma organização está envolvida. As categorias são:
concorrentes, recursos, pessoas e variáveis relativas às trocas sociais;
fornecedores, concorrentes, clientes e distribuidores;
relacionamentos interno, lateral, com fornecedores e com clientes;
unidades de negócio, empresas focais, governo, clientes finais e intermediários;
Administração - Administração da Qualidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Determinado diretor que destaca como críticos e fundamentais para a qualidade e o planejamento estratégico em uma organização o desempenho do produto e a ausência de deficiências, tem suas ações baseadas nas idéias de que guru da qualidade?
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