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Administração - Ética e responsabilidade Social - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
O processo entrópico a que as organizações estão sujeitas se caracteriza como a tendência natural (...)
A alternativa correta que completa o enunciado acima é:
Muita gente supõe que algumas pessoas são altamente motivadas, enquanto outras são preguiçosas. Gerentes que partem dessa premissa gastam muito tempo no processo de seleção tentando encontrar candidatos que sejam motivados para o cargo. A verdade é que poucos de nós somos altamente motivados o tempo todo, independente de qual seja a tarefa a realizar. Da mesma forma, quase todo mundo é ocasionalmente muito motivado. Considerando essa afirmativa, analise as assertivas, classifique-as em VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) e assinale a alternativa correta.
1. A motivação é específica à situação.
2. Um trabalhador motivado é um funcionário de alto desempenho.
3. Todo mundo deseja um trabalho desafiador.
4. A motivação é específica ao indivíduo.
Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:
Em relação às três visões sobre a gestão de conflitos nas organizações, expressas por ROBBINS, Stephen Paul (Comportamento Organizacional. 9a ed. São Paulo):
I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.
II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.
IV. A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.
V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens.
Na adhocracia, é dada ênfase ao alto desempenho e à orientação dinâmica para o mercado.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da gestão de recursos materiais, julgue os itens a seguir.
Medidas visando a redução de gastos públicos desnecessários beneficiam-se do uso de indicadores do tipo giro de estoques, indicador muito usado no mundo do comércio.Medidas visando a redução de gastos públicos desnecessários beneficiam-se do uso de indicadores do tipo giro de estoques, indicador muito usado no mundo do comércio.
Administração - Administração de Marketing - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O ambiente externo às organizações pode ser classificado em (1) ambiente operacional, específico ou direto e, (2) macroambiente, ambiente geral ou indireto. Assinale abaixo o conjunto de fatores externos que fazem parte do macroambiente da empresa.
Sociais, culturais, políticos, econômicos e tecnológicos.
Tecnológicos, políticos, clientes, econômicos e sociais.
Fornecedores, clientes, bancos e concorrentes.
Estruturais, tecnológicos, culturais, políticos e fornecedores.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, acerca do tema atendimento.
Compreender as percepções, necessidades e relações dos clientes com a sociedade e o mercado é um grande desafio para as organizações que buscam obter informações sobre hábitos de consumo, vontades e desejos, explícitos e ocultos, desses clientes, geralmente utilizando registros internos na organização, pesquisa de marketing etc.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens seguintes.
As relações interpessoais no trabalho são tão ou mais importantes que a qualificação individual para as tarefas.
Jaime, formado em administração de empresas, com especializações em gestão de pessoas, controladoria e marketing, é funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. (BB) há mais de vinte anos. Durante sua carreira no BB, ele trabalhou em diversas áreas da organização, desde agências até diretorias diferenciadas, ocupando atividades técnicas e gerenciais.
Recentemente, o diretor de gestão de pessoas do banco chamou Jaime para executar uma importante missão: desenvolver um sistema integrado de avaliação das ações de gestão de pessoas do BB. Para isso, o diretor o incumbiu de recrutar um conjunto de funcionários com perfil e experiência adequados para constituir uma equipe multidisciplinar. Foi concedida a Jaime uma boa quantidade de recursos para desenvolvimento e implementação desse sistema, bem como foi estabelecido um prazo para a finalização do trabalho.
Ainda com relação à situação hipotética apresentada, analise as asserções do seguinte enunciado.
Para que a equipe de trabalho a ser formada por Jaime tenha um bom desempenho, não é necessário que os indivíduos conheçam as competências e habilidades dos colegas,
porque
o fator que determina o bom desempenho de uma equipe de trabalho é a harmonia entre os seus membros.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
Tanto a primeira asserção quanto a segunda são falsas.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão de pessoas por competências busca identificar os pontos de excelência e os pontos de carência, tendo por base critérios objetivamente mensuráveis.
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