Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Balanço de Pagamentos, de acordo com as novas normas, o que se registra na Conta Capital?

  • A. Os fluxos decorrentes de transações com ativos e passivos financeiros referentes a aqui-sição/alienação de bens e direitos.
  • B. As transferências unilaterais de capital relacionadas com patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens financeiros produ-zidos, tais como cessão de móveis e imóveis.
  • C. Os fluxos decorrentes de transações com ativos e passivos financeiros entre residentes e não-residentes.
  • D. As transferências decorrentes de transa-ções com ativos e passivos financeiros e não-financeiros, correspondentes a aquisição e alie-nação de bens imóveis entre residentes e não-residentes.
  • E. As transferências unilaterais de capital relacionadas com patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não-financeiros não produzidos, tais como cessão de patentes e marcas.

Uma das técnicas mais populares para o estudo do desempenho é a análise de portfólio, desenvolvida pela empresa americana de consultoria BCG (Boston Consulting Group). Assinale a alternativa que melhor conceitua essa matriz: ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho.

  • A. A matriz que representa a técnica pela qual a organização compara seu desempenho com a de outra. Uma organização procura imitar outras organizações, concorrentes ou não do mesmo ramo de negócios, possibilitando, assim, fontes de lucros ou resultados por meio da matriz, que retrata as quatros estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.
  • B. A Matriz classifica as estratégias e pode basear-se nos tipos de desafios que a organização deve resolver para adaptar-se ao ambiente representada a matriz, que retrata as quatro fontes de lucros ou resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.
  • C. A matriz consiste em selecionar um nicho no mercado e dominar os recursos para explorá-lo da melhor forma possível, em vez de procurar enfrentar todos os concorrentes no grande mercado, representado pela matriz, que retrata as quatros fontes de lucros ou resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.
  • D. A Matriz busca liderança por meio de custo, o objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato, utilizando-se dos recursos da matriz, que retrata as quatro fontes de lucros ou resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.
  • E. A Matriz de portfólio de produtos, ou matriz de crescimento e participação, permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam. Ela representa a matriz, que retrata as quatro fontes de lucros ou resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.

Acerca do processo administrativo e da administração contemporânea, julgue os seguintes itens.

Os objetivos caracterizam a razão da existência de uma organização e a atividade de planejamento inicia-se por sua formulação. Assim, os objetivos refletem as dimensões econômicas, sociais e de serviços da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atendimento ao público apresenta variáveis que interferem na execução desse serviço. Considerando essas variáveis e a influência que elas têm na qualidade do atendimento, julgue os itens a seguir.

Dar visibilidade às necessidades, experiências e expectativas do usuário é considerado a manifestação do caráter econômico do atendimento ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Está nas mãos de cada pessoa a possibilidade de identificar quais são as atitudes que a impedem de progredir ou de se relacionar positivamente com outras pessoas, para rejeitá-las e adotar atitudes difererentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as características principais das competências essenciais de uma empresa, aquela que fornece a sustentação a vários produtos ou negócios dentro de uma corporação e que não é propriedade de uma área ou indivíduo isoladamente constitui a(o)

  • A. abrangência corporativa.
  • B. estabilidade no tempo.
  • C. aprendizagem ao fazer
  • D. locus competitivo
  • E. ativo invisível.

O planejamento estratégico estabelece a direção a ser seguida pele empresa e interage profundamente com o ambiente em que fatores não controláveis pela organização estão presentes. Sobre os elementos que o compõem, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A Missão identifica, dentro de um horizonte temporal, o sonho dos responsáveis pela empresa. Refere-se ao que a organização deseja realmente ser.

  • B.

    A Visão é a razão de ser da empresa. Corresponde ao horizonte dentro do qual a empresa operará no futuro. Define quem é e/ou será atendido pela empresa com seus produtos e serviços.

  • C.

    Os cenários são possibilidades analisadas e que representam situações, critérios e medidas para a preparação do futuro das empresas.

  • D.

    As Ameaças são as desvantagens estruturais e controláveis pelas empresas que podem desfavorecê-la quando surgirem as oportunidades.

  • E.

    A Estratégia é o alvo ou a situação que a empresa pretende alcançar.

O comportamento organizacional refere-se às ações de indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em um contexto organizacional, a premiação de uma corrida, seja ela dinheiro ou uma simples medalha, é uma das formas de motivar a participação dos membros da organização, uma vez que a motivação é força oriunda de incentivos externos e responsável por imprimir direcionamento, persistência e intensidade à busca dos objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Que denominação recebe a estratégia de cobertura de mercado em que ocorre a prática de desenvolver produtos e programas de marketing sob medida pra atender aos gostos de pessoas e locais específicos?

  • A. Micromarketing
  • B. Marketing concentrado
  • C. Marketing indiferenciado
  • D. Marketing diferenciado
  • E. Marketing de nicho

Em relação às habilidades do administrador, assinale a alternativa correta.

  • A. Quanto mais próximo da base da pirâmide organizacional estiver sendo desempenhada a função do administrador, maior a necessidade de habilidades comportamentais, humanas ou gerenciais e menos habilidades técnicas.
  • B. Quanto mais próximo ao topo da pirâmide organizacional estiver sendo desempenhada a função do administrador, maior a necessidade de habilidades técnicas e menor de habilidades comportamentais, humanas ou gerenciais.
  • C. Quanto mais próximo ao topo da pirâmide organizacional estiver sendo desempenhada a função do administrador, maior a necessidade de habilidades comportamentais, humanas ou gerenciais e menos habilidades técnicas.
  • D. As habilidades técnicas devem ser exclu-sivamente desempenhadas pela média gerên-cia, enquanto que as habilidades comportamen-tais ou humanas devem ser privilegiadas pelos níveis de supervisão de linha de produção.
  • E. As habilidades comportamentais, geren-ciais ou humanas devem ser exclusivamente desempenhadas pela média gerência, enquanto que as habilidades técnicas devem ser exclusi-vamente observadas pelos níveis de supervisão de linha de produção.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...