Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - O comportamento organizacional - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2009
Considere o texto a seguir: A abordagem _____________ deve seu surgimento à competição global e particularmente ao tremendo sucesso obtido pelo Japão no comércio mundial após a Segunda Guerra Mundial. Geraram produtos de alta qualidade a preços significativamente mais baixos do que seus concorrentes. Forneciam emprego vitalício, enfatizavam o desempenho de longo prazo em lugar do curto prazo, recorriam muito ao trabalho em equipe e à qualidade coletiva da equipe e possuíam sólidas declarações de missão de definiam a organização e forneciam direção clara para os funcionários. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O atendimento ao público apresenta variáveis que interferem na execução desse serviço. Considerando essas variáveis e a influência que elas têm na qualidade do atendimento, julgue os itens a seguir.
O serviço de atendimento ao público é um processo resultante da sinergia de diferentes variáveis, como, por exemplo, o comportamento do usuário, a conduta dos funcionários envolvidos na situação, a organização do trabalho e as condições ambientais.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
A conduta profissional de uma pessoa incide na sua qualidade de vida privada.
Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes.
Outra estratégia que poderia ser adotada para o desenvolvimento das equipes, na situação apresentada, é o portfólio de desempenho, a respeito do qual foram feitas as afirmações a seguir.
I - É uma metodologia de avaliação de desempenho que se caracteriza como ferramenta para acompanhar e orientar o desenvolvimento de equipes de trabalho ou de integrantes de equipe.
II - É um book de imagens personalizado, contendo as fotografias dos integrantes da equipe em diferentes circunstâncias ou eventos em que houve atuação.
III - Trata-se de um instrumento que registra as realizações da equipe de trabalho ao longo de um período significativo de tempo, evidenciando a competência, a capacidade de agregar valor e o crescimento obtido.
IV - Constitui-se no treinamento de um membro da equipe, que se responsabiliza por reunir conteúdos e aprendizagens em um conjunto de documentos para repassar aos demais integrantes.
Dizem respeito ao portfólio de desempenho APENAS as afirmações
É tarefa essencial da gestão de competências
articular competências técnicas e comportamentais dos indivíduos e integrá-las aos objetivos estratégicos da organização.
descobrir o talento natural de cada pessoa, talentos que podem vir a ser aprimorados por meio de estratégias de coaching.
procurar desenvolver as capacidades produtivas inerentes a uma pessoa. Essas capacidades devem ser relacionadas com o desempenho de uma tarefa específica.
enfatizar os conhecimentos formais e comportamentais que a pessoa precisa adquirir para desempenhar uma tarefa.
aperfeiçoar, nos gerentes, as habilidades práticas relacionadas com a administração competente dos funcionários de uma organização.
Determinada organização possui um produto dentro do período de rápida aceitação e crescimento de lucros. A que estágio do ciclo de vida do produto corresponde esse período?
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Empresa formada e dirigida por uma as-sociação de usuários, que se reunem em igualdade de direitos com objetivo de de-senvolver uma atividade econômica ou prestar serviços comuns, eliminando os intermediários.
( 2 ) Concentração geograficamente delimitada de negócios independentes que se comunicam, dialogam e transacionam para partilhar coletivamente tanto oportunidades quanto ameaças, atraindo serviços especializados correspondentes e outros negócios correlacionados.
( 3 ) Atividade pela qual uma instituição de fomento mercantil especializada compra e administra as duplicatas de outras empresas, ou outros títulos a receber.
( 4 ) Designa o processo mediante o qual pessoas ou, o que é mais frequente, empresas, se associam para o desenvolvimento e execução de um projeto específico no âmbito econômico e/ou financeiro.
( 5 ) Método de comercialização de produtos ou serviços no qual uma das partes obtém o direito de uso de uma marca, com ou sem exclusividade, e opera de acordo com um padrão de qualidade estabelecido pela outra parte, em troca de um paga-mento ou percentual definido sobre as vendas ou receitas realizadas.
( ) FACTORING
( ) CLUSTER
( ) COOPERATIVA
( ) JOINT-VENTURE
( ) FRANQUIA
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considere o texto a seguir: O conjunto de atividades ordenadas, ou seja, uma ordenação do trabalho, com entradas e saídas definidas, com atores responsáveis pela execução de tarefas, com objetivo de modelar como é executado o 'trabalho' da organização é conhecido por ________. Para alguns autores, é uma maneira de organizar o trabalho e os recursos, sejam eles pessoas, equipamentos ou informações, no sentido de atingir os objetivos da organização. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.
No Brasil, o sucesso da condução das ações do Protocolo de Kyoto depende da adoção de um modelo de administração pública gerencial, haja vista essa nova forma de condução da coisa pública caracterizar um claro rompimento com o modelo da administração burocrática, negando seus princípios.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O atendimento ao público apresenta variáveis que interferem na execução desse serviço. Considerando essas variáveis e a influência que elas têm na qualidade do atendimento, julgue os itens a seguir.
A abordagem centrada na análise das condutas dos sujeitos em situações reais de trabalho prescreve que características como presteza, discrição e tolerância são fundamentais no perfil do atendente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...