Questões de Administração

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Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em um processo de seleção para dois cargos, houve procura por apenas um candidato para cada uma das vagas oferecidas, e os dois candidatos foram aprovados. Nessa situação, foi utilizado o modelo de colocação, visto que não houve rejeição nesse processo de seleção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A forma pela qual um conjunto de atividades cria, trabalha ou transforma insumos (entradas), agregando-lhes valor, com a finalidade de produzir bens ou serviços, com qualidade, para serem entregues aos clientes (saídas), sejam eles internos ou externos, denomina-se

  • a.

    processo.

  • b.

    fluxograma.

  • c.

    reengenharia.

  • d.

    organograma.

  • e.

    cadeia de suprimentos.

José Ernesto Lima Gonçalves, em artigo publicado na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (jan./mar., 2000) intitulou o trabalho da seguinte maneira: "As empresas são grandes coleções de processos". Associe na tabela a seguir, a letra relativa ao processo selecionado com o seu respectivo número da "família" de processo:

  • A.

    1A, 2B, 3D, 4E, 5C.

  • B.

    1A, 2D, 3E, 4C, 5B.

  • C.

    1A, 2C, 3D, 4E, 5B.

  • D.

    1A, 2D, 3E, 4B, 5C.

  • E.

    1A, 2C, 3C, 4D, 5B.

Julgue os itens que se seguem, relativos à dinâmica das organizações e à administração de pessoal e de recursos humanos.

O recrutamento externo é uma fonte poderosa de motivação para os futuros empregados, pois os mesmos podem vislumbrar a capacidade de crescimento graças às oportunidades que lhes são oferecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.

  • A.

    Troca constante de informações, ouvir e falar.

  • B.

    Compromisso com os objetivos defi nidos pela alta administração.

  • C.

    Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.

  • D.

    Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.

  • E.

    Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (1995), contém uma crítica às deficiências da administração burocrática no Brasil e propôs um redimensionamento da Administração Pública Federal. Em relação ao PDRAE, os princípios da reforma implementada pelo governo federal a partir de 1995 estão expressados correta e adequadamente em:

  • A. Distinguiu as atividades exclusivas de Estado das atividades não-exclusivas e propôs a privatização das atividades não-exclusivas.
  • B. Propôs o fortalecimento dos órgãos que compõem o Núcleo Estratégico do Estado, transformado-os em Agências Executivas ou Reguladoras, com ampla autonomia gerencial.
  • C. Propôs o fortalecimento do Núcleo Estratégico do Estado, através da formação de carreiras exclusivas de Estado e a desconcentração das atividades exclusivas de Estado por meio de Agências Executivas. As atividades não-exclusivas foram transferidas para organismos públicos não-estatais, geridos pela sociedade civil.
  • D. Propôs a universalização do concurso público e a unificação das carreiras estratégicas de Estado numa carreira horizontal de perfil generalista.
  • E. Propôs a criação de um Núcleo Estratégico de Estado, preservado o padrão burocrático de administração, separado das demais atividades não exclusivas de Estado, onde foi disseminado o padrão patrimonial de administração pública.

A ação estratégica de relacionamento que o gerente ou líder de equipe estabelece com os seus membros para apoiar o processo de aprendizagem, desenvolvimento e estímulo, para identificar valores que possam nortear o desempenho, é denominada

  • A. coaching.
  • B. empowerment.
  • C. benchmarking.
  • D. autogestão.
  • E. força-tarefa.

Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.

  • A.

    A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.

  • B.

    A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.

  • C.

    A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.

  • D.

    A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.

Pessoas com motivação, conhecimentos e habilidades coerentes com os desafios que a organização tem de enfrentar por causa da concorrência, da crescente consciência dos consumidores e das novas relações de trabalho é o que as organizações vêm buscando atualmente. A propósito dessa assertiva, assinale a opção incorreta acerca da administração de recursos humanos.

  • A.

    Desenvolvimento de pessoas é o processo de aprendizagem que tem como foco dotar empregados de habilidades mais amplas, que proporcionem oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.

  • B.

    Renovar a cultura organizacional existente e motivar e encorajar o desenvolvimento profissional dos próprios empregados são vantagens do processo de recrutamento externo.

  • C.

    O treinamento tem sido utilizado como uma poderosa ferramenta destinada a tornar as pessoas mais produtivas. A esse respeito, é correto utilizar programas de treinamento para promover o desenvolvimento de atitudes e conceitos.

  • D.

    A avaliação de desempenho possibilita identificar dificuldades de adequação da pessoa ao cargo ocupado e carências de treinamento.

Um dos maiores problemas que as organizações enfrentam é na quantificação e qualificação da mão de obra necessária para seu correto funcionamento. Para que isso não se torne um grande problema social e financeiro, devem ser analisados dois fatores no ambiente externo. Pode-se afirmar que esses fatores são:

  • A.

    A quantidade de produtos ou serviços a serem consumidos – e os produtos ou serviços que a concorrência está oferecendo;

  • B.

    A quantidade e a qualidade dos produtos ou serviços a serem consumidos – e a qualificação e quantidade da mão de obra existente que não esteja trabalhando e a que pode ser formada.

  • C.

    A quantidade de produtos ou serviços a serem consumidos – e o salário que se pode pagar aos funcionários.

  • D.

    A quantidade de produtos ou serviços que a concorrência produz – e a qualificação e quantidade da mão de obra existente que não esteja trabalhando e a que pode ser formada.

  • E.

    A quantidade e a qualidade dos produtos ou serviços a serem oferecidos – e a qualificação e quantidade da mão de obra existente que não esteja trabalhando.

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