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Considere a seguinte situação:
Sempre que um colega de trabalho chega atrasado ao serviço, seu chefe começa a berrar, humilha o funcionário na frente dos outros, desconta todos os atrasos. Já dispensou vários funcionários por conta disso e não quer nem ouvir o motivo ou a justificativa do empregado, considerando sempre um absurdo e uma irresponsabilidade este tipo de ocorrência. Acontece, porém, que o próprio chefe não é exemplo de pontualidade e, na maioria das vezes, ele mesmo chega atrasado e esbaforido.
Com base nos conhecimentos acerca de relações interpessoais na empresa, é correto afirmar que:
o chefe demonstra com suas atitudes negar sua própria problemática e projetar seus atrasos nos demais funcionários;
o chefe está agindo corretamente, pois ele é o superior hierárquico e pode tratar seus funcionários como lhe convém;
os funcionários são mesmo irresponsáveis e precisam de um chefe que exerça essa função de autoridade;
a maioria dos funcionários é desmotivada para o serviço e inventa desculpas descabidas e injustificadas para seus atrasos;
a punição que o chefe utiliza nos casos de atraso é sempre a maneira mais eficiente de manter a pontualidade dos funcionários.
O gráfico universal que representa a estrutura organizacional de uma empresa é o:
Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,
enfoque e diversificação.
diferenciação e diversificação.
diferenciação e enfoque.
diferenciação e desenvolvimento de mercado.
enfoque e desenvolvimento de produto.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Indique a opção que define corretamente benchmarking.
A estrutura organizacional de tipo matricial.
A função gerencial envolve o desenvolvimento de conhecimentos administrativos. Conhecer, desenvolver alternativas e responder a demandas, necessidades e apoios comunitário, público e de clientelas é um conhecimento administrativo vinculado à
liderança.
estratégia.
sistemas.
racionalidade.
processo decisório.
Administração - Planejamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Um dos mais importantes conceitos em PERT é o da folga, ou seja, a espera, o tempo livre ou disponível que existe para cada atividade na rede. Sobre os tipos de folgas em projetos, associe as colunas abaixo.
(FT) Folga Total ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na suadata-mais-cedo e termina na sua data-mais-cedo.
(FL) Folga Livre ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-cedo e termina na sua data-mais-tarde.
(FI) Folga Independente ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-tarde e termina na sua data-mais-cedo.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Hoje, uma das técnicas de gestão muito trabalhada e difundida no meio empresarial é a administração de processos. Entende-se por administração de processos:
Administração de todos os recursos utilizados pela organização para atingir seus objetivos, sem levar em conta os métodos a serem utilizados para tal.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
Na elaboração do plano de cargos, a especificação de cargo corresponde ao estabelecimento de tarefas, deveres e responsabilidades relacionados a cada cargo.
O treinamento é um ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem, constituindo-se de uma seqüência programada de eventos. Fase de I ..................., responsabilidade do gerente de II .............. . Fase de III............... sob responsabilidade da IV............ . Fase de V................... e fase VI.................., sob responsabilidade VII ...........
Indique a opção que completa corretamente a frase acima.
I-especificação dos cargos, II-linha. III-escolha de métodos instrucionais, IV-área gerencial. V-avaliação de reação e VI avaliação de resultados, VII de instituições de ensino.
I-determinação de necessidades, II-linha. III- planejamento e programação, IV- área de recursos humanos. V-execução e VI avaliação, VII compartilhada entre área de recursos humanos, gerentes de linha e treinandos.
I-determinação de necessidades, II-recursos humanos. III-escolha de métodos instrucionais, IV-área educacional da empresa. V-avaliação de reação e VI avaliação de processo, VII dos gerentes de linha.
I-descrição de cargos. II-de negócios. III-planejamento e programação, IV-área de produção. V-execução e VI avaliação, VII exclusiva da área de recursos humanos.
I-avaliação de desempenho, II-recursos humanos. IIIplanejamento e programação, IV-área corporativa da empresa. V-avaliação de reação e VI avaliação de processo, VII compartilhada entre área de recursos humanos, gerentes de linha e treinandos.
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