Questões de Administração

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Considere a seguinte situação:

Sempre que um colega de trabalho chega atrasado ao serviço, seu chefe começa a berrar, humilha o funcionário na frente dos outros, desconta todos os atrasos. Já dispensou vários funcionários por conta disso e não quer nem ouvir o motivo ou a justificativa do empregado, considerando sempre um absurdo e uma irresponsabilidade este tipo de ocorrência. Acontece, porém, que o próprio chefe não é exemplo de pontualidade e, na maioria das vezes, ele mesmo chega atrasado e esbaforido.

Com base nos conhecimentos acerca de relações interpessoais na empresa, é correto afirmar que:

  • A.

    o chefe demonstra com suas atitudes negar sua própria problemática e projetar seus atrasos nos demais funcionários;

  • B.

    o chefe está agindo corretamente, pois ele é o superior hierárquico e pode tratar seus funcionários como lhe convém;

  • C.

    os funcionários são mesmo irresponsáveis e precisam de um chefe que exerça essa função de autoridade;

  • D.

    a maioria dos funcionários é desmotivada para o serviço e inventa desculpas descabidas e injustificadas para seus atrasos;

  • E.

    a punição que o chefe utiliza nos casos de atraso é sempre a maneira mais eficiente de manter a pontualidade dos funcionários.

O gráfico universal que representa a estrutura organizacional de uma empresa é o:

  • A. cronograma;
  • B. mapograma;
  • C. fluxograma;
  • D. organograma;
  • E. funcionograma.

Porter, no delineamento do seu modelo de estratégia competitiva genérica afirma que, embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com seus concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação. Esses dois tipos básicos de vantagem competitiva, combinados com o escopo de atividades, levam a três estratégias genéricas que são liderança de custo,

  • A.

    enfoque e diversificação.

  • B.

    diferenciação e diversificação.

  • C.

    diferenciação e enfoque.

  • D.

    diferenciação e desenvolvimento de mercado.

  • E.

    enfoque e desenvolvimento de produto.

Indique a opção que define corretamente benchmarking.

  • A. Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.
  • B. Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.
  • C. Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.
  • D. Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.
  • E. Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.

A estrutura organizacional de tipo matricial.

  • A. consiste na distribuição da responsabilidade pela execução de um mesmo projeto entre diferentes unidades, coordenado de forma centralizada.
  • B. consiste na alocação de funções entre duas ou mais unidades, coordenadas por um plano estratégico que estabelece uma hierarquia formal orientada para a realização de um projeto determinado.
  • C. configura-se quando se formam equipes especializadas em diferentes etapas ou dimensões da atividade da organização, de forma verticalizada.
  • D. reúne especialistas de diferentes unidades em torno da realização de um projeto determinado, sem uma hierarquia rígida entre eles.
  • E. reúne especialistas de diferentes unidades em torno de um processo seqüencial, coordenado de forma centralizada.

A função gerencial envolve o desenvolvimento de conhecimentos administrativos. Conhecer, desenvolver alternativas e responder a demandas, necessidades e apoios comunitário, público e de clientelas é um conhecimento administrativo vinculado à

  • a.

    liderança.

  • b.

    estratégia.

  • c.

    sistemas.

  • d.

    racionalidade.

  • e.

    processo decisório.

Um dos mais importantes conceitos em PERT é o da folga, ou seja, a espera, o tempo livre ou disponível que existe para cada atividade na rede. Sobre os tipos de folgas em projetos, associe as colunas abaixo.

(FT) Folga Total                    ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na suadata-mais-cedo e termina na sua data-mais-cedo.

(FL) Folga Livre                     ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-cedo e termina na sua data-mais-tarde.

(FI) Folga Independente        ( ) Tempo livre avaliado quando a atividade se inicia na sua data-mais-tarde e termina na sua data-mais-cedo.

A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:

  • A. FL, FT, FI
  • B. FT, FL, FI
  • C. FI, FL, FT
  • D. FL, FI, FT
  • E. FI, FT, FL

Hoje, uma das técnicas de gestão muito trabalhada e difundida no meio empresarial é a administração de processos. Entende-se por administração de processos:

  • A. Administração das funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros
  • B.

    Administração de todos os recursos utilizados pela organização para atingir seus objetivos, sem levar em conta os métodos a serem utilizados para tal.

  • C. Administração, de forma isolada, de todos os departamentos da empresa e o seu desempenho isolado, evidenciando o conceito de sinergia
  • D. Administração das funções de cada colaborador e a forma como ele trabalha, negligenciando a interdependência das funções desenvolvidas na organização
  • E. Administração de aspectos mercadológicos, principalmente no que diz respeito ao reinvestimento dos lucros obtidos com as vendas

A administração de recursos humanos é a função organizacional destinada a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os recursos humanos da empresa. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Na elaboração do plano de cargos, a especificação de cargo corresponde ao estabelecimento de tarefas, deveres e responsabilidades relacionados a cada cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é um ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem, constituindo-se de uma seqüência programada de eventos. Fase de I ..................., responsabilidade do gerente de II .............. . Fase de III............... sob responsabilidade da IV............ . Fase de V................... e fase VI.................., sob responsabilidade VII ...........

Indique a opção que completa corretamente a frase acima.

  • a.

    I-especificação dos cargos, II-linha. III-escolha de métodos instrucionais, IV-área gerencial. V-avaliação de reação e VI avaliação de resultados, VII de instituições de ensino.

  • b.

    I-determinação de necessidades, II-linha. III- planejamento e programação, IV- área de recursos humanos. V-execução e VI avaliação, VII compartilhada entre área de recursos humanos, gerentes de linha e treinandos.

  • c.

    I-determinação de necessidades, II-recursos humanos. III-escolha de métodos instrucionais, IV-área educacional da empresa. V-avaliação de reação e VI avaliação de processo, VII dos gerentes de linha.

  • d.

    I-descrição de cargos. II-de negócios. III-planejamento e programação, IV-área de produção. V-execução e VI avaliação, VII exclusiva da área de recursos humanos.

  • e.

    I-avaliação de desempenho, II-recursos humanos. IIIplanejamento e programação, IV-área corporativa da empresa. V-avaliação de reação e VI avaliação de processo, VII compartilhada entre área de recursos humanos, gerentes de linha e treinandos.

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