Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Gerência de Projetos inclui, na sua contextualização, a consideração de variáveis imprescindíveis à condução de todo o processo, a exemplo de:

I - as fases e o ciclo de vida do projeto.

II - os agentes envolvidos no projeto (gerência, contratante, executor, financiador).

III - influências de Ambientes Organizacionais.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

O processo de Treinamento e Desenvolvimento da força de trabalho é composto de diversas etapas e cada etapa é subdividida em diversas atividades. O "levantamento das necessidades organizacionais" é uma atividade de que etapa do processo de T&D?

  • A.

    Avaliação.

  • B.

    Implementação.

  • C.

    Planejamento.

  • D.

    Estruturação.

  • E.

    Diagnose.

A respeito da tecnologia da informação e das comunicações na gestão pública, julgue os itens de 88 a 91 a seguir.

Previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, está em funcionamento o Conselho de Gestão Fiscal, de que participam representantes de todos os poderes e todas as esferas de governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade. Um dos focos desse conselho é a promoção do controle social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na avaliação de resultados de programas de capacitação as avaliações de aprendizagem enfrentam resistência e rejeição. Nas opções que se seguem assinale a melhor justificativa para a afirmação.

  • A.

    A avaliação de aprendizagem consiste na decomposição dos objetivos do treinamento em tópicos sobre os quais são aplicados questionários que tomam tempo para serem respondidos.

  • B.

    A avaliação de aprendizagem é uma coleta de informações sobre a correta aplicação do conteúdo no local de trabalho e aumenta o trabalho dos professores.

  • C.

    A avaliação de aprendizagem implica a aferição de um check-list dos comportamentos aprendidos e nem sempre é positivo.

  • D.

    A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.

  • E.

    A avaliação de aprendizagem é um documento crítico relacionando e descrevendo o conjunto das atividades desempenhadas no programa de capacitação.

O gerente de uma Estação Experimental adotou o seguinte comportamento para resolver os problemas que encontra na organização: toma decisões estratégicas, com conteúdos estritamente técnicos, que deverão ser seguidas por todos os seus subordinados, sem questionamento. Esse comportamento evidencia que são tomadas decisões:

  • A. consultivas
  • B. autocráticas
  • C. improvisadas
  • D. delegadas.
  • E. solidárias.

Você foi contratado para trabalhar como gerente na empresa GAMA Ltda. Você percebeu que existem alguns objetivos que foram estipulados e, para tanto, é necessário estabelecer uma equipe de projetos para atingi-los. O que você precisa fazer para realçar o status deste grupo e obter a participação entusiástica dos colaboradores?

  • A. Incentivar para que todos os colaboradores interessados participem do grupo, independente do nível hierárquico
  • B. Fazer com que o grupo aumente de tamanho incentivando adesões irrestritas
  • C. Designar colaboradores de prestígio, dispostos a participar como membros deste grupo
  • D. Explicitar ao grupo e à organização a importância da tarefa a ser realizada, bem como os riscos que correm os que dela participarem
  • E. Não vincular este grupo a qualquer tipo de recompensa de desempenho social e/ou financeira

Os gráficos de processamento representam um fenômeno qualquer, traduzindo um raciocínio esquematizado com o intuito de facilitar a compreensão exata de certo fluxo de trabalho, de um formulário ou de uma rotina. Diante deste contexto, o fluxograma pode ser entendido como:

  • A. Um gráfico que indica o arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços na organização, envolvendo a preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente do trabalho e a arrumação dos equipamentos e móveis.
  • B. Um gráfico que apresenta técnica especializada de organização e métodos com o intuito de avaliar a distribuição das atividades entre os órgãos e dentro destes.
  • C. Um gráfico que representa o processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções para os problemas.
  • D. Um gráfico indica o veículo de transmissão das informações que se torna indispensável para o planejamento, execução e controle das atividades desenvolvidas
  • E. Um gráfico que representa o fluxo ou a seqüência normal de qualquer trabalho, produto ou documento

O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Assinale a alternativa que não corresponde à característica do planejamento estratégico.

  • A.

    É baseado na qualidade dos dados.

  • B.

    Requer uma abertura ao questionamento do status quo

  • C.

    É focalizado externamente e sensível ao ambiente externo

  • D.

    Deve ser realizado com regularidade nas organizações e freqüência mensal.

  • E.

    É um processo participativo no qual toda a organização divide sua propriedade.

A Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) visa construir e gerir projetos orientados para resultados, ou seja, transformar intenções em resultados concretos, materializar uma iniciativa singular, mobilizar e articular recursos públicos e privados, além de estar apoiado em um processo intenso de gestão. Assinale alternativa que representa vantagem na utilização da GEOR.

  • A.

    Maior interação com os órgãos de controle externo e governos, fazendo com que eles tornem-se co-participantes e co-responsáveis no resultado auferido.

  • B.

    Conquista de independência organizacional, destacando-se no segmento de atuação com líder do setor

  • C.

    Transformação da estratégia institucional em resultados concretos.

  • D.

    Integração de ações com o objetivo primeiro de estabelecer parâmetros democráticos de gestão e contribuição opinativa de todos os colaboradores da organização

  • E.

    Recepção de informações mais consistentes sobre o desempenho organizacional, com históricos mais adequados e formação de alianças estratégicas internacionais

A educação corporativa representa uma nova dimensão do Treinamento e Desenvolvimento. Tendo sido moldada para a era do conhecimento, essa dimensão leva em consideração as necessidades cada vez maiores de uma organização. Entre estas necessidades está:

  • A.

    reconhecer os fatores críticos de sucesso.

  • B.

    identificar as oportunidades de negócios.

  • C.

    aperfeiçoar os custos de treinamento.

  • D.

    conhecer as práticas dos concorrentes.

  • E.

    agregar valor aos negócios.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...