Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os eventos institucionais são importantes componentes do mix de comunicação das organizações. A respeito da etapa referente ao planejamento de um evento do tipo seminário, julgue os itens a seguir.

I O planejamento deve indicar o local, data e hora do evento, pois estes são elementos importantes para o sucesso ou fracasso da iniciativa. É preciso que sejam analisadas todas as condições internas e externas à instituição promotora que podem interferir negativamente para o sucesso do evento.

II No caso de um seminário promovido por um órgão público, não é preciso que o planejamento se detenha na identificação do público-alvo com o temário do evento, pois as instituições públicas já possuem um mailing list padrão de seus convidados.

III A estratégia de comunicação e divulgação do seminário deve ser adequada às características do público-alvo. Nesse tipo de evento, a divulgação local é mais apropriada por se tratar de um evento de pequeno porte.

IV O planejamento do seminário deve contemplar a descrição detalhada dos recursos materiais e da quantidade de pessoas envolvidas em sua operacionalização, para que sua viabilidade seja aprovada.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Tem como escopo a manutenção da empresa em continuidade de operações, trabalhando, portanto, com as decisões de horizonte de longo prazo. Pode ser considerado como a principal etapa do processo de tomada de decisão.

Assinale a alternativa que corresponde à definição acima.

  • A. Planejamento Financeiro.
  • B. Planejamento Administrativo.
  • C. Planejamento Tático.
  • D. Planejamento Operacional.
  • E. Planejamento Estratégico.

Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca da administração de recursos humanos (RH).

  • A.

    Planejamento integrado de RH caracteriza-se pela ocorrência simultânea do planejamento de RH com planejamento estratégico da organização.

  • B.

    Os fatores que influenciam o planejamento de RH incluem volume de produção, mudanças tecnológicas, planejamento de carreiras na organização, nível de procura dos produtos ou serviços da organização.

  • C.

    A rotatividade de pessoal de uma organização leva em conta os desligamentos por iniciativa do empregado, os desligamentos por iniciativa da organização e as promoções internas.

  • D.

    O coaching destina-se a orientar e guiar pessoas na carreira profissional.

O histograma de freqüências absolutas a seguir foi elaborado com base nas informações contidas na revista "O Empreiteiro", de junho de 2005, que demonstra o comportamento das empresas construtoras do ramo da construção civil no Brasil que obtiveram faturamento em 2004 maior ou igual a 15 milhões de reais e menor ou igual a 120 milhões de reais.

Com base nestas informações, obteve-se a média aritmética do faturamento das empresas deste estudo, considerando que todos os valores incluídos num certo intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo. Com relação ao total de empresas deste histograma, o valor encontrado para esta média pertence ao intervalo de classe que contém

  • A. 24% das empresas.
  • B. 16% das empresas.
  • C. 9% das empresas.
  • D. 7% das empresas.
  • E. 5% das empresas.

Alguns aspectos ajudam o desenvolvimento de um projeto em uma organização. Alguns mecanismos podem ser empregados com o intuito de iniciar e dar continuidade ao projeto. Analise as alternativas e identifique qual delas representa instrumento adequado para se trabalhar as incertezas em um projeto.

  • A.

    Decisões centralizadas: todo processo decisório deve ser concentrado em poucas pessoas, inclusive para as ações táticas e operacionais.

  • B.

    Redesenho de atitudes: as atitudes dos atores no processo de criação de um projeto podem ser planejadas e devidamente adequadas à necessidade de obtenção de informações e ações.

  • C.

    Análise climática: serve para definir o ambiente interno da execução do projeto e o clima de envolvimento de todos os participantes.

  • D.

    Produtos distintos em cada fase: consiste na identificação clara e precisa dos resultados que deverão ser obtidos em cada instante importante do projeto e que permitam tomar decisões sobre o futuro do mesmo.

  • E.

    Informalidade no planejamento: o uso de relações informais e planejamento ajuda na criação de um espírito de equipe e na obtenção de informações mais rápidas e precisas.

A educação tradicional, centrada no conteúdo das disciplinas, algumas vezes não privilegia o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas indispensáveis ao saber ser. Essas capacidades e habilidades são:

  • A.

    aprendizagem contínua, iniciativa, auto-realização e tirocínio na tomada de decisões.

  • B.

    auto-educação, valorização da lógica das deduções, resolução de problemas e aprender a pensar.

  • C.

    auto-estima elevada, aprender rapidamente novas técnicas, discriminar mensagens e aprender a aprender

  • D.

    tirocínio na tomada de decisões, resolução de problemas, criatividade e aprender a aprender.

  • E.

    raciocínio e auto-aprendizagem, pensamento autônomo e crítico, solução de problemas e criatividade.

Uma organização do setor farmacêutico está situada em uma grande capital brasileira. Joana, vendedora recémcontratada, decidiu exercer as atividades inerentes ao seu cargo no atendimento a clientes, em horário de grande movimento de venda na loja. A dificuldade de Joana acerca do uso do sistema informatizado de venda ao consumidor, para o qual ela não havia sido ainda treinada, irritou um cliente devido à demora em registrar o seu pedido e emitir o cupom fiscal. Carla, vendedora da organização há mais de 5 anos, ao presenciar a situação, decidiu dar suporte a Joana na resolução do problema.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos.

A atitude de Carla pode ser classificada como cooperação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das idéias centrais do Movimento da Administração Científica é de que o homem é um ser eminentemente racional e que ao tomar uma decisão conhece todos os cursos de ação disponíveis , bem como as conseqüências da opção por qualquer um deles. Marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A Escola de Administração científica estava principalmente interessada em fazer cumprir uma filosofia básica que consistia em encontrar, através de uma análise cuidadosa do trabalho, a nível dos movimentos feitos por seu executante, a "única maneira certa"de executá-lo.

  • B.

    Formulações básicas de muitas das escolas em Administração foram calcadas não somente nas pesquisas, como também nas teorias psicológicas construídas com vista ao melhor entendimento do comportamento humano.

  • C.

    É sobretudo no decorrer do século XX que, sem nenhuma colaboração entre psicólogos e administradores, ocorre no M.I.T. muitos trabalhos restritos à administradores como Kurt Lewin.

  • D.

    Uma área de especialização dentro da administração é o Desenvolvimento organizacional

  • E.

    Até que fossem divulgados os pressupostos básicos da Administração científica, praticamente não havia pesquisa sistemática a esse respeito e o administrar era uma sucessão de medidas tomadas ao acaso

Julgue os seguintes itens com referência a projetos em geral.

O orçamento-programa é, na realidade, uma técnica de administrar por projetos, uma vez que os recursos são alocados a programas, a projetos específicos, sob a responsabilidade de dirigentes, de gerentes. Pela sua própria natureza, o projeto tem um objetivo e, a partir desse objetivo, disponibiliza-se todo um arcabouço para a sua consecução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique qual o foco da avaliação de desempenho que utiliza intensamente simulações que permitem verificar o desempenho do profissional em demandas semelhantes às que encontraria em posições hierárquicas superiores.

  • A.

    Aferição de pessoal.

  • B.

    Análise comportamental.

  • C.

    Realização de metas e resultados.

  • D.

    Processo congnitivo.

  • E.

    Estruturação das tarefas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...