Questões de Administração

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O evento tem a característica de ser momentâneo, sendo assim não é possível recomeçá-lo. O detalhamento de sua organização é muito importante; erros e mudanças de última hora demonstram aos participantes a falta de zelo da organização e podem comprometer o sucesso do evento. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Após a aprovação do planejamento do evento, é preciso iniciar a etapa de organização, que prevê o detalhamento de todas as providências necessárias para o seu sucesso.

  • B.

    Um dos itens que deve ser considerado na escolha do local do evento refere-se ao conforto dos participantes, à facilidade de acesso e à capacidade de estacionamento.

  • C.

    A depender do evento, a organização deve iniciar sua estratégia de comunicação com os participantes com meses de antecedência, a fim de estimular a participação do público-alvo.

  • D.

    Como estratégia de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa somente se justifica nos eventos da iniciativa privada, pois os eventos organizados por órgãos públicos já despertam naturalmente a atenção da mídia.

Assinale a alternativa correspondente à diferença nas atividades dos órgãos de linha e os de assessoria:

  • A.

    As assessorias executam autoridade de idéias, proporcionando as organizações estudos, pesquisas e informações.

  • B.

    Os órgãos de execução tendem a fortalecer o processo organizacional, enquanto os de assessoria enfraquecem a decisão adhocrática.

  • C.

    A maior diferença é que a assessoria está ligada à atividade-fim da empresa, e os órgãos de linha, às unidades de tomada de decisão.

  • D.

    A assessoria se diferencia dos órgãos de linha por estar estritamente relacionada as unidades produtivas da estrutura organizacional.

  • E.

    As atividades de linha são geridas por núcleos matriciais, enquanto os órgãos de assessoria são geridos por núcleos administrativos mistos.

Ainda tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da administração de RH.

  • A.

    O processo de seleção de pessoas depende de informações consistentes acerca dos cargos a serem providos. Para identificar os fatos ou comportamentos que produzem um bom ou mau comportamento, é empregada a técnica dos incidentes críticos.

  • B.

    Enriquecimento de cargos, que teve sua origem na Escola Clássica da Administração, significa reorganizar e ampliar cargos para adequá-los às características dos ocupantes.

  • C.

    Na avaliação de desempenho por meio do método da escolha forçada, deve-se buscar constantemente o efeito halo em relação aos avaliados para a obtenção dos melhores resultados.

  • D.

    Treinamento e desenvolvimento são preocupações constantes dos gestores de pessoas. Treinamento é o conjunto de atividades voltado à educação e orientação para a carreira futura do funcionário.

As pessoas são motivadas para preencher necessidades que no momento não estão satisfeitas. Uma implicação importante da abordagem de satisfação de necessidades é que existem dois passos básicos na motivação dos funcionários:

1º) Você precisa saber o que as pessoas desejam, que necessidades elas estão tentando satisfazer. Para saber quais são as necessidades, você pode perguntar diretamente ou observar a pessoa. Você pode obter essa informação indiretamente se conhecer melhor os empregados. Para saber mais a respeito das necessidades dos empregados, imagine algo sobre a vida pessoal dele, sua educação, seu histórico de trabalho, seus interesses externos e suas metas na carreira.

2º) Você precisa dar a cada pessoa a oportunidade de satisfazer necessidades no trabalho. Por exemplo: a uma pessoa com uma forte necessidade de autonomia, convém permitir que ela trabalhe independentemente.

De acordo com as proposições sobre motivação humana, o indivíduo deve ser eficaz na medida em que seu trabalho consegue atingir os objetivos da organização, e eficiente, na medida em que o seu trabalho consegue atingir objetivos pessoais.

De acordo com a proposição sobre a motivação humana de Maslow - hierarquia das necessidades - listada na coluna da esquerda, numere a coluna da direita.

Assinale a alternativa que demonstra as associações corretas.

  • A.

    1- C / 2-E / 3-B / 4-D / 5-A

  • B.

    1- C / 2-A / 3-D / 4-B / 5-E

  • C.

    1- E / 2-C / 3-B / 4-D / 5-A

  • D.

    1- B / 2-A / 3-C / 4-E / 5-D

  • E.

    1- C / 2-E / 3-B / 4-A / 5-D

Na medida em que as competências essenciais representam a alma da empresa, elas devem estar plenamente integradas ao processo administrativo. Para tanto, todo o quadro funcional precisa compreender e participar de quatro tarefas, todas relativas às competências essenciais:

  • A.

    identificar essas competências; definir uma agenda de sua aquisição; desenvolvê-las; proteger e defender a liderança dessas competências.

  • B.

    elaborar as competências essenciais; desenvolvê-las; divulgá-las para o macro-ambiente; defender a liderança dessas competências

  • C.

    pesquisar as competências essenciais da concorrência; identificá-las; desenvolvê-las; divulgar para o macroambiente suas próprias competências.

  • D.

    identificar as competências essenciais; divulgá-las interna e externamente; desenvolvê-las; proteger e defender essas competências

  • E.

    identificar as competências essenciais da empresa e dos concorrentes; desenvolver as próprias competências essenciais; definir uma agenda de aquisição de competências básicas; proteger as essenciais.

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.

A ligação entre a capacidade de liderança e a concepção de poder é evidente, pois a liderança eficaz é aquela que tem o poder de reunir um grupo de pessoas em função de um objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dar repostas incomuns a situações similares ocorridas na organização e que normalmente poderiam ser solucionadas com atitudes programadas nos remete a que aspecto da competência organizacional?

  • A. Dissonância.
  • B. Mecanismos homeostáticos.
  • C. Inovação e criatividade.
  • D. Introjeção.
  • E. Efeito Berghoff.

No que se refere ao processo de avaliação do evento, que é uma etapa tão importante quanto as outras, assinale a opção correta.

  • A.

    O relatório de avaliação, a ser produzido no final do evento, deve conter a análise das principais conclusões obtidas pelos instrumentos de avaliação. Seu objetivo é fortalecer os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos.

  • B.

    O relatório de avaliação deve limitar-se à etapa de execução do evento, sem abranger a etapa do planejamento.

  • C.

    O clipping de notícias não é um indicador que deve ser considerado na avaliação do evento, pois a quantidade de notícias independe do trabalho da equipe de organização.

  • D.

    Para que o relatório seja fiel e espelhe a opinião dos participantes do evento, a organização deve condicionar a entrega do certificado de participação à devolução do questionário de avaliação na secretaria do evento.

Com relação à equação apresentada abaixo, analise as afirmativas a seguir.

SATISFAÇÃO > (é maior que) CUSTO DE AQUISIÇÃO

I. A satisfação pode ser funcional, emocional, por benefícios de uso.

II. Satisfação é o que os clientes podem esperar de um produto ou serviço.

III. A satisfação pode ser monetária, temporal, de risco, de oportunidade e de ansiedade.

Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

A respeito de motivação, liderança e desempenho, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A liderança orientada para a tarefa, na qual o poder decisório se concentra no líder, de perfil autocrático, é considerado o estilo de liderança mais adequado de forma geral.

  • B.

    Necessidades não atendidas resultam em frustração. Apatia, depressão, agressão, procura de outro local para trabalhar são comportamentos resultantes do estado de frustração.

  • C.

    A motivação para o trabalho depende de estímulos do ambiente e das necessidades, interesses e valores das pessoas.

  • D.

    A liderança situacional depende do comportamento do líder, das características dos funcionários, da natureza das tarefas e das pressões presentes na organização.

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