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O Mapeamento e a Avaliação de Competências podem ser feitos considerando-as agrupadas por segmentos que representam níveis hierárquicos e naturezas específicas de atribuições a exemplo de:
I - o nível de direção.
II - o nível de gerências.
III - o nível de operação/execução.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Classifique as alternativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a opção correta.
( ) A cultura organizacional pode ser subdividida em três níveis: artefatos e criações, valores conscientes em alto grau e pressupostos básicos.
( ) Enquanto o clima organizacional ocupa-se com a natureza das crenças e expectativas a respeito da vida organizacional, a cultura organizacional é um indicador que demonstra o quanto tais crenças estão sendo concretizadas.
( ) O conceito de desenvolvimento organizacional engloba diversas intervenções de mudança planejada que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.
( ) A teoria motivacional da expectativa tem como pressuposto a idéia de que o indivíduo na organização tende a comparar as recompensas recebidas por ele com as recompensas recebidas por outras pessoas na organização.
V, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, V
V, F, V, F
F, F, V, V
Observe a figura que mostra uma situação do cotidiano.
Conciderando a situação eo desejo do indivídou pode se afirmar que para "se dar bem" com os colegas de trabalho é necessário, dentre outras ações,
estabelecer diálogos francos.
impor sua forma de pensar e agir.
bater longos "papos" durante o horário de expediente.
mostrar-se rigoroso para manter o respeito.
oferecer presentes àqueles que julgar mais simpáticos.
Classifique as opções em Verdadeiras (V) e Falsas (F) e assinale a opção correta.
( ) O número ideal de componentes de um grupo de trabalho depende de seus objetivos e influencia o processo de comunicação.
( ) A definição dos diversos papéis presentes nos grupos de trabalho dificulta o entendimento das expectativas dos componentes.
( ) A existência de padrões morais, valores e regras de funcionamento auxilia os componentes a saber o que é esperado, válido e legítimo em termos de comportamento.
( ) A linguagem simbólica dos grupos de trabalho determina o grau de percepção e de evolução dos componentes.
( ) A determinação de padrões de comportamento em um grupo de trabalho permite compreender a dinâmica de forças e a premência de tomar decisões dos componentes.
V, F, F, F, V
F, V, V , F, V
F, F, F, V, V
V, F, F, V, F
V, F, V, F, F
Se a "alma" de uma organização é o gerente, o seu "corpo" é a equipe de servidores. Para que uma equipe de trabalho seja considerada eficaz no alcance de seus objetivos é necessário que a mesma possua algumas características fundamentais. Aponte qual das características abaixo é pouco apropriada a uma equipe de uma unidade organizacional genérica.
Os integrantes da equipe devem ser capazes de trabalhar coletivamente.
A equipe deve possuir um claro sentido da missão da organização.
A equipe deve possuir um claro sentido de seu enquadramento e subordinação na hierarquia organizacional.
Considerando que os analistas organizacionais de uma empresa devem analisar os conceitos e os instrumentos e também implantar ações referentes ao planejamento e à gestão estratégica da organização, julgue os seguintes itens.
Ao contrário do nível estratégico do planejamento, o nível operacional relaciona-se com as operações da organização e com seu ambiente externo, abrangendo a organização como um todo.
O recrutamento de pessoal é realizado em muitas empresas industriais e comerciais por meio de diversos procedimentos, como:
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Todo e qualquer armazenamento de material gera custos. Acerca da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.
Os custos relativos à deterioração e à obsolescência de equipamentos são entendidos como custos de capital.
No Mapeamento de Competências, elas são classificadas em campos/dimensões a exemplo de:
I - competências organizacionais.
II - competências comportamentais.
III - competências de gestão.
IV - competências Críticas Básicas.
Só as afirmativas I é II estão certas.
Só as afirmativas III e IV estão certas.
Só as afirmativas I, II e III estão certas.
Só as afirmativas II, III e IV estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
A comunicação em si é a etapa mais simples a ser executada em uma organização. Porém, um dos maiores obstáculos é o de se estabelecer quando a instrução deve ser verbal ou escrita.
Ao adotar a comunicação escrita, torna-se necessário que:
I. A instrução seja a mais detalhada possível.
II. A instrução contenha procedimentos para um agir ético profissional.
III. A instrução seja clara e completa.
IV. A instrução assegure um mínimo de previsibilidade comportamental.
V. A instrução atenda a todos indistintamente.
Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s)
somente a proposição V.
somente a proposição IV.
somente a proposição II.
somente a proposição I.
somente a proposição III.
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