Questões de Administração

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Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Carolina, diretora de pessoal de uma organização, delegou a Marcelo, seu subordinado imediato, toda a responsabilidade do exercício de determinada tarefa, pois Marcelo tem desempenhado as atividades inerentes a seu cargo com atenção e competência. Nessa situação, Carolina agiu adequadamente, devido ao histórico profissional de Marcelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estratégia de preço aparece em (03) três situações: (1) quando uma organização está introduzindo um novo produto e estabelece seu preço inicial; (2) quando uma organização está considerando uma mudança no preço a longo prazo de um produto existente; (3) quando uma organização está considerando uma mudança de preço a curto prazo, normalmente uma redução para estimular a demanda. As características que influenciam a estratégia de preços são:

  • A.

    propaganda, promoção de vendas, preço e organização.

  • B.

    consumidor, organização e concorrência.

  • C.

    publicidade, venda pessoal, preço e consumidor.

  • D.

    mercado consumidor e mercado concorrente.

A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu, em 1947, dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes do trabalho que são utilizados ainda hoje: o coeficiente de freqüência e o coeficiente de gravidade. O coeficiente de Freqüência (CF) significa:

  • A.

    O número de acidentes com afastamento ocorrido em cada mil homens/horas trabalhadas durante o período de tempo considerado.

  • B.

    O número de acidentes com afastamento ocorrido em cada 100 homens/horas trabalhadas durante o período de tempo considerado.

  • C.

    O número de acidentes com afastamento ocorrido em cada 10 homens/horas trabalhadas durante o período de tempo considerado.

  • D.

    O número de acidentes com afastamento ocorrido em cada um milhão de homens/horas trabalhadas durante o período de tempo considerado.

São duas conhecidas limitações nos procedimentos de recrutamento interno:

  • A. excesso nas promoções (princípio de Peter) e relacionamentos em conflito.
  • B. relacionamentos muito próximos e simpatias e antipatias de superiores.
  • C. relacionamentos em conflito e relacionamentos muito próximos.
  • D. funcionários da organização terem muita intimidade com os procedimentos de recrutamento e excesso nas promoções (princípio de Peter).
  • E. protecionismo e recolocação (outplacement).

São técnicas para falar em público, exceto:

  • A.

    Postura.

  • B.

    Titubeio.

  • C.

    Dicção.

  • D.

    Entonação.

  • E.

    Naturalidade.

A respeito da Teoria das Relações Humanas, é correto afirmar que:

  • A.

    revelou-se um movimento tipicamente americano e voltado para uma democratização dos conceitos administrativos;

  • B.

    tem como preocupação essencial a chamada Organização Racional do Trabalho como base para a Administração dentro das Indústrias;

  • C.

    enfatiza a estrutura organizacional como base para o alcance da eficiência;

  • D.

    caracteriza-se pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis;

  • E.

    provocou uma maior especialização e detalhamento das tarefas executadas pelos operários.

Sobre Tecnologias aplicadas a Sistemas de Informações Empresariais, é correto afirmar:

  • A.

    ERP (Enterprise Resource Planning) é a transferência eletrônica de dados estruturados segundo uma norma pública, entre aplicações de informática de diferentes organizações.

  • B.

    EDI (Eletronic Data Interchange) são softwares de gestão empresarial ou de sistemas integrados, com recursos de automação e informatização, visando contribuir com o gerenciamento dos negócios empresariais.

  • C.

    CRM (Customer Relationship Management) é uma filosofia que envolve pessoas, processos e tecnologias, e que visa à criação de uma sistemática para adquirir maior conhecimento sobre o cliente ao longo de toda a vida dele e não apenas no momento em que realiza uma transação comercial com a empresa.

  • D.

    Data Warehouse é um pequeno banco de dados que armazena dados agrupados de um único departamento da empresa para auxiliar na tomada de decisão.

Analise as afirmativas em relação à Gestão do Desempenho Humano no Trabalho, as novas práticas e tendências que têm sido observadas como modernas e inovadoras, entre outros aspectos, incluem:

I - indicadores sistêmicos de desempenho e foco em resultados.

II - a aplicação dos métodos de Listas de Verificação e de Escolha Forçada.

III - avaliação conduzida pela direção as gerências e órgãos superiores de assessoramento e coordenação da empresa. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

As organizações precisam promover a socialização de seus novos membros e integrá-los adequadamente em sua força de trabalho. Os métodos de socialização organizacional mais utilizados são:

  • A.

    processo seletivo, supervisor como tutor, grupo de trabalho, programa de integração e leitura geral.

  • B.

    processo seletivo, diretores como tutor, grupo de trabalho, leitura de periódicos e programa de integração.

  • C.

    processo seletivo, participação efetiva nas festas promovidas pela empresa, supervisor como tutor, grupo de trabalho e programa de integração.

  • D.

    processo seletivo, conteúdo do cargo, supervisor como tutor, grupo de trabalho e programa de integração.

O processo de recrutamento externo apresenta diversas vantagens, entre as quais se inclui:

  • A.

    rapidez no processo.

  • B.

    manutenção da racionalidade no processo.

  • C.

    baixo custo de investimento.

  • D.

    princípio de Peter.

  • E.

    ausência de nepotismo.

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