Questões de Administração

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A qualidade na prestação de serviços se refere ao que o cliente percebe como fatores de destaque que diferenciam uma determinada organização das demais. Os clientes utilizam de dimensões para julgar a qualidade do serviço prestado. São consideradas dimensões da qualidade:

  • A.

    Confiabilidade, tangíveis, lucratividade, segurança e retorno sobre o investimento.

  • B.

    Confiabilidade, sensibilidade, percepção, transitoriedade e lucratividade.

  • C.

    Confiabilidade, tangíveis, sensibilidade, segurança e empatia.

  • D.

    Empatia, segurança, movimentação, localização e sensibilidade.

  • E.

    Empatia, sensibilidade, localização, lucratividade e transitoriedade.

Os profissionais de marketing que fazem pesquisas para as empresas globais em outros países encontram, geralmente, o seguinte quadro. Assinale a alternativa correta

  • A.

    Conseguem facilmente detectar dados primários nos mercados pesquisados; otimizam os custos fazendo comparações e projeções de informações já obtidas; facilidade na obtenção de amostragem e análise de dados.

  • B.

    Quando não há dados disponíveis em estudos publicados, procuram na Internet; utilizam o grupo de "foco" para aprofundar as informações disponíveis; analisam os mercados incipientes; utilizam as informações de demanda latente.

  • C.

    Muitos mercados, mas poucos dados disponíveis; é difícil identificar o objetivo da pesquisa; a utilização de percepção sensorial direta é fundamental para qualquer tipo de pesquisa.

  • D.

    Devem analisar muitos mercados; é difícil procurar dados confiáveis; tem custos altos para obter informações; os dados podem estar inflacionados ou deflacionados por falta de atenção ou conveniência política.

  • E.

    A certeza de que um relatório de dados secundários é cem por cento confiável e resolve a pesquisa em noventa por cento dos casos; alguns profissionais sofrem da síndrome do "se eu vejo, é verdade" e não se aprofundam na busca de mais dados.

Sobre infra-estrutura da tecnologia da informação, é incorreto afirmar:

  • A.

    Intranet é uma rede privada similar à Internet de uso corporativo.

  • B.

    A tecnologia de voz sobre IP (VoIP) permite a realização de ligações telefônicas pela Internet, barateando os custos de telecomunicações para as empresas.

  • C.

    Backup é cópia de dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de, posteriormente, os recuperar (os dados), caso haja algum problema.

  • D.

    As LAN ou redes locais consistem, normalmente, em duas ou mais redes de computadores em diferentes locais geográficos.

Um administrador poderá ter a sua gestão avaliada como eficaz se for capaz de apresentar um elevado desempenho (performance):

  • A. na realização das tarefas.
  • B. na utilização dos recursos.
  • C. no estabelecimento de meios.
  • D. na obtenção de resultados.
  • E. no aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

Julgue os itens a seguir, referentes a aspectos da administração pública.

Portais corporativos interativos, que propiciam o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os membros de uma organização, são ferramentas poderosas de comunicação para gestão e aprendizagem contínua, no modelo de gestão pública gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Programas de treinamento formal são meios de redução da distância entre as metas empresariais estabelecidas e os resultados alcançados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O serviço é um setor da economia que mais cresce atualmente, tanto na oferta como na absorção de mão-de-obra. A prestação de serviços é identificada por um conjunto de características, a saber:

  • A.

    Relações com os clientes, tangibilidade, alta lucratividade, estocagem, perecibilidade e uniformidade.

  • B.

    Relações com os clientes, perecibilidade, intangibilidade, inseparabilidade, esforço do cliente e uniformidade.

  • C.

    Tangibilidade, perecibilidade, separabilidade, estocagem, movimentação e ineparabilidade

  • D.

    Tangibilidade, não perecibilidade, alta lucratividade, separabilidade, uniformidade e esforço do cliente.

  • E.

    Alta lucratividade, inseparabilidade, movimentação, relações com os clientes, esforço do cliente e uniformidade.

O modelo dos hiatos de qualidade, desenvolvido por Zeithmail, Berry e Parasuraman, serve como um mapeamento dos hiatos de qualidade – interrupções ou falhas da produção de qualidade – que ocorrem no processo de entrega do serviço. Foram mapeados 5 hiatos. O primeiro deles refere-se à percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O excesso de informações em pesquisas focadas na qualidade do serviço podem causar o 1º hiato, descrito no enunciado

  • B.

    O foco no relacionamento contribui para uma percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade

  • C.

    Problemas de comunicação, apesar de serem comuns nas organizações, não afetam a qualidade do serviço.

  • D.

    O foco em novos consumidores, em vez do foco nos consumidores atuais, é ferramenta positiva de percepção de necessidades de melhoria de qualidade na execução do serviço.

  • E.

    A percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade pode ter sido gerada por pesquisa de marketing insuficiente.

Sobre Tecnologia de Informação e Negócio na Internet é correto afirmar:

  • A.

    B2B é o comércio entre a empresa e o consumidor.

  • B.

    As transações B2B requerem uma preocupação com segurança digital, como conexão criptografada, entre outras medidas; já nas transações B2C, a segurança pode ser deixada de lado, pois os dados são menos importantes.

  • C.

    As transações realizadas na modalidade B2B são maiores que as transações realizadas na modalidade B2C na Internet.

  • D.

    B2C é caracterizado por transações efetuadas diretamente entre empresas.

A economia globalizada, entre outros aspectos, tem gerado nas empresas brasileiras necessidade de cada vez maiores níveis de competitividade. Essa nova realidade exige das empresas novas formas de atuação e, conseqüentemente, de seus profissionais, novas habilidades e conhecimentos, como o domínio das técnicas de gestão financeira, além do profundo conhecimento do mercado onde suas organizações estão inseridas.

Considerando o texto acima como referência inicial, acerca de administração financeira, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Considere a hipótese de uma aplicação financeira por 30 dias, com valor de resgate de R$ 35.000,00 e taxa de juros compostos de 2% ao mês. Nesse caso, seu valor presente é superior a R$ 34.310,00.

  • B.

    O cálculo do payback é utilizado para determinar o tempo necessário para a recuperação do investimento original.

  • C.

    Um capital de R$ 3.600,00, aplicado por 3 meses com juros de 1,4% ao mês pelo regime de capitalização composta, rende juros inferiores a R$ 150,00.

  • D.

    A taxa de juros nominal é igual à taxa de juros efetiva quando a taxa contratada e o período de capitalização estão na mesma unidade de tempo.

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