Questões de Administração

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Acerca da aplicação do regime de competência e das operações típicas de uma empresa comercial ou prestadora de serviços, julgue os itens seguintes.

Ao efetuar a compra a prazo de mercadoria cujo total da nota fiscal é de R$ 50.000,00, com ICMS de 17%, a empresa que adquire o produto para revenda deve registrar essa compra da seguinte maneira:

 

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha a opção que não expressa corretamente os objetivos de um processo de avaliação de desempenho de funcionários.

  • a.

    Indicação para promoção e aumentos salariais.

  • b.

    Definição de plano de melhoria de desempenho e adequação aos padrões da empresa.

  • c.

    Identificação do potencial do funcionário e planejamento da carreira.

  • d.

    Adequação do indivíduo ao cargo e oportunidade de conhecer problemas.

  • e.

    Definição de pisos salariais e plano de benefícios.

As alternativas listadas a seguir representam fatores que intervém na relação entre a motivação e o desempenho no trabalho, exceto:

  • A.

    o significado do trabalho.

  • B.

    a estratégia organizacional.

  • C.

    o sistema de recompensas e punições da organização.

  • D.

    o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho.

  • E.

    a convergência entre valores pessoais e organizacionais.

O objetivo da Teoria da Decisão é capacitar o administrador a resolver problemas e tomar decisões, principalmente, sob condições de incerteza. Nestas situações, o tomador de decisão não pode usar sua capacidade de julgamento, mas, apesar disso, é necessário tomar uma decisão. A leitura das estratégias (E) é feita em sentido horizontal e a leitura das contra-estratégias ou estados da natureza (N) é feita em sentido vertical. Dentre os critérios disponíveis, pode-se citar o Critério Pessimista (ou Minimax) e o Critério Otimista (ou Maximax). O Critério Pessimista (ou Minimax) considera os piores resultados de cada uma das três estratégias e elege o menor valor dentre elas como a estratégia pior possível. Contrariamente, o Critério Otimista (ou Maximax) considera os melhores resultados de cada uma das três estratégias e elege o maior valor dentre elas como a estratégia a ser selecionada.

Informações em milhares de reais.

Considerando a matriz supracitada e adotando-se o Critério Otimista ou Maximax, assinale a opção que contém os resultados otimistas de cada uma das três estratégias acompanhadas, respectivamente, da melhor estratégia corretamente eleita.

  • A.

    23; 21; 16; N3

  • B.

    15; 17; 23; E3

  • C.

    17; 21; 23; E2

  • D.

    23; 21; 17; N1.

  • E.

    15; 17; 23; E1.

Formas de remanejamento: uma atividade em gestão de pessoas que vem ganhando espaço nas organizações públicas e particulares.
É possível afirmar que existem as seguintes formas de remanejamento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    expatriação

  • B.

    repatriação

  • C.

    recolocação (outplacement)

  • D.

    compensatória

  • E.

    transferência

      Em uma organização pública, os servidores encontramse desmotivados. Há um ambiente entre eles de desconfiança e individualismo. Essa atmosfera está causando uma série de impactos na organização.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho em equipe e à qualidade no atendimento ao público.

No contexto apresentado, os impactos são negativos para a organização, no que diz respeito aos processos internos e no relacionamento com os usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às capacidades individuais, grupais ou corporativas das organizações, é CORRETO afirmar.

  • A.

    Capacidades individuais são aquelas que reúnem habilidades individuais para a formação de equipes.

  • B.

    Um presidente, avaliando um problema estratégico da organização, constitui parte da capacidade em nível corporativo.

  • C.

    O presidente avaliando um problema estratégico e um operário avaliando uma falha mecânica constituem parte da capacidade coletiva da organização.

  • D.

    As habilidades de um determinado departamento de uma organização caracterizam-se como capacidade individual.

  • E.

    A habilidade da organização de repassar o aprendizado internamente faz parte da capacidade em nível corporativo.

Atualmente tem sido muito enfatizado a qualidade como fator primordial de sobrevivência das organizações em seus respectivos mercados. Diante disso, qualidade de produto ou serviço refere-se a(o):

  • A.

    Atender perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

  • B.

    Atender de forma precisa ao interesse dos proprietários e sócios do empreendimento, visando maior retorno para os mesmos.

  • C.

    Quociente entre o que a empresa produz e comercializa e o que ela consome.

  • D.

    Ter a maior produtividade entre as empresas do setor, possibilitado por aquisições corretas.

  • E.

    Gasto efetuado com o objetivo de melhoria no processo de estocagem ou armazenamento de materiais, garantindo somente o controle da qualidade do material.

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O sanduíche de banana e queijo foi identificado como o de menor venda na empresa. Detectou-se, via entrevista com os clientes, que o gosto não era satisfatório, pois as bananas geralmente não estavam bem maduras. Tal produto foi e é constantemente avaliado quanto à qualidade técnica, sempre obtendo alto desempenho. Nessa situação, o referido produto não necessita de adaptações pois já atingiu alto nível de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O posicionamento do produto é elemento crucial no processo mercadológico. Afinal, posicionamento é o modo como o consumidor percebe o produto, é a informação que fica na mente das pessoas. Um correto plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior deve levar em conta essa necessidade. Uma das formas de se obter informação adequada para definição do posicionamento do produto é:

  • A.

    sugerir eventos promocionais de degustação junto aos funcionários da empresa exportadora.

  • B.

    visitar os organismos internacionais de promoção comercial, para obter informações sobre a logística de transporte dos produtos.

  • C.

    revisar toda a definição do composto de marketing, ou seja, os 4 P´s.

  • D.

    lançar o produto sem definição de posicionamento e ajustá-lo, posteriormente, conforme a demanda.

  • E.

    a análise, feita por profissionais de marketing, da comunicação dos produtos concorrentes, em comparação com o produto a ser exportado

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