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Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
As características organizacionais alteradas compõem, obrigatoriamente, os elementos-chave do sistema organizacional, o que indica que uma alteração em uma unidade específica caracterizará uma mudança organizacional.
A rotatividade de pessoal é a conseqüência de certos fenômenos localizados interna ou externamente à organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal. Dentre os fenômenos externos, pode(m)-se citar:
conjuntura econômica;
política salarial da organização;
critérios de avaliação do desempenho;
tipo de supervisão exercida sobre o pessoal;
critérios e programas de treinamento de recursos humanos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação à cultura e ao poder nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
As idéias centrais da cultura organizacional consistem em um conjunto de pressupostos básicos que um dado grupo inventa, descobre ou desenvolve no processo de aprendizagem, com o objetivo de lidar com as questões relacionadas à adaptação externa e à integração interna.
Pode-se afirmar que uma das vantagens da departamentalização funcional é:
fixar a responsabilidade dos departamentos para um produto ou serviço;
permitir encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso do território;
facilitar enormemente a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto;
permitir economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massa;
dispor os executivos da organização para a tarefa de satisfazer as necessidades e os requisitos dos clientes.
Entre as ferramentas de planejamento à disposição do administrador aquela que representa graficamente por meio de uma matriz a relação entre as atividades/decisões mais significativas de um projeto (formadas pelas linhas da matriz) e os principais cargos/áreas/funções envolvidas (as colunas), é
Administração - Processo de Negociação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação às técnicas de negociação, julgue os itens a seguir.
A negociação pela estratégia de cooperação deve ocorrer quando o negociador necessita obter vantagens financeiras, sem, no entanto, abrir mão de preservar o relacionamento.
Indique a opção que apresenta somente fatores que influenciam a remuneração nas organizações.
Tamanho da empresa – desempenho pessoal – sistemas de informação.
Lucratividade – localização geográfica – clima organizacional.
Natureza do negócio – tamanho da empresa – localização geográfica.
Desempenho pessoal – processos de aprendizagem – clima organizacional.
Clima organizacional – localização geográfica – processos de aprendizagem.
Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto aos conceitos relacionados com o planejamento e o controle da produção (PCP), julgue os itens seguintes. A realização do PCP é feita de modo hierarquizado: começa pela definição de um objetivo e de uma política geral; em seguida, elabora o esboço de um plano em unidades maiores e, enfim, em uma sucessão de níveis de planejamento, entra gradualmente em mais detalhes.
Administração - Administração de Estoques - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
É um objetivo do controle de estoque de recursos materiais determinar
"o porquê" da aquisição dos produtos de transposição de estoque.
"quanto" comprar dos inventários dos departamentos de avaliação de recursos materiais.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Dentre os inúmeros sistemas de avaliação de desempenho o processo de Gestão do Desempenho por Resultados baseia-se no Planejamento Estratégico e nas Metas da Organização, desdobrando-se em metas setoriais que serão integradas aos projetos e processos. Dentre outros, são os seguintes os objetivos da Gestão do Desempenho por Resultados:
Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados dos funcionários, formalizados nos Planos de Desempenho Individual.
Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados das áreas e dos funcionários, formalizados nos Planos de Desempenho.
Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados dos funcionários, formalizados no Plano de Cargos e Salários.
Definir e mensurar, por meio de indicadores, os resultados esperados das áreas e dos funcionários, formalizados no Plano de Cargos e Salários e no Plano Estratégico da Empresa.
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