Questões de Administração

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Uma das formas de Sistemas de Remuneração Variável é a denominada "Remuneração por Competência" que, entre outros, apresenta critérios tais como:

I - os empregados podem perceber ganhos adicionais, em conformidade com o desempenho e as competências que apresentem.

II - os bônus decorrentes do cumprimento de metas pré-negociadas só são percebidos pelos executivos.

III - os resultados dos desempenhos apresentados pelos empregados não influenciam as suas remunerações.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Nenhuma alternativa está certa.

  • E.

    Todas as alternativas estão certas.

O grupo focal é uma técnica de pesquisa cada vez mais utilizada em unidades de informação. Foi desenvolvida para coletar dados e informações que reflitam

  • A. relatos pormenorizados de situações específicas de busca de informação e soluções encontradas.
  • B. tendências e preferências de uso de grandes segmentos de usuários.
  • C. dados quantitativos e qualitativos, de caráter prospectivo, sobre o conjunto da comunidade.
  • D. opiniões, conhecimentos, percepções e preocupações de pequenos grupos sobre determinados assuntos.
  • E. sugestões, insatisfações e demandas não atendidas pela unidade de informação, principalmente no que diz respeito a necessidades percebidas.

A identificação, a análise e o desenvolvimento de processo de produção em uma organização são fundamentais para uma melhor produtividade. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O mapeamento do processo pelo IDEF0 permite a representação da dimensão do tempo, conceito fundamental para o desenvolvimento e análise de processo de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing de serviços necessita de considerações especiais para sua comercialização. Da mesma forma que o marketing de produtos, para o marketing de serviços também foi designado decisões referentes aos quatro P's. Esta designação "quatro P's", no marketing de serviços, refere-se a(ao):

  • A. Produto, precificação, promoção e ponto de venda.
  • B. Produto, perfil, pesquisa e pessoas
  • C. Pesquisa, pessoas, processos e precificação
  • D. Perfil, processos, procedimentos e pessoas
  • E. Perfil, pesquisa, promoção e ponto de venda

Os fatores de produção, mercadológico, financeiro, humano e administrativo aparecem em vários mecanismos para seleção de projetos. Assinale a alternativa que não representa mecanismo para seleção de projetos.

  • A.

    Análise de custo-benefício: podem ser utilizadas para comparar projetos por meio de um ranking, apresenta vantagens e empresa a visão de terceiros e a intuição.

  • B.

    Análise de fluxo de caixa descontado: considera a dispersão do fluxo de caixa pelo tempo em que o capital deve ser empregado.

  • C.

    Técnicas de preparo institucional: considera o preparo prévio da liderança o mais forte indicativo, pois incorpora a cultura organizacional.

  • D.

    Técnicas de orçamento de investimento: monta-se uma tabela na qual é possível comparar para os vários projetos existentes seus custos, retornos e valores líquidos a cada período de investimento.

  • E.

    Técnicas de parametrização: consiste de um grupo de técnicas que estabelece, previamente, parâmetros que devam ser utilizados para selecionar os projetos

Identifique, dentre as alternativas abaixo, o recurso patrimonial.

  • A.

    Itens à venda em loja de departamentos.

  • B.

    Ar condicionado à venda em loja especializada.

  • C.

    Equipamentos de Proteção Individual em estoque.

  • D.

    Computador portátil de uso de empresa terceirizada.

  • E.

    Equipamentos de análise de gás para uso do laboratório.

Qual é o sistema informatizado utilizado no Brasil para emissão de documentos na exportação?

  • A. SISBACEN.
  • B. MANTRA.
  • C. SISCOMEX.
  • D. RADAR.
  • E. SIGA.

A análise ocupacional visa:

  • A. Racionalizar a execução das tarefas.
  • B. Adequar o instrumental de mensuração ao homem.
  • C. Oferecer ambiente mais propício à produtividade e melhor qualificar o profissional.
  • D. Instrumentar a consecução de um objetivo maior: a realização do homem no trabalho.
  • E. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

José Alberto de Souza é responsável pelo novo desenho organizacional da empresa onde trabalha, a SIGA Ltda. Com base nos seus conhecimentos de downsizing e empowerment, José busca um número ideal de subordinados que se reportam diretamente a um supervisor, isto é, uma amplitude de controle ótima para a sua estrutura. Para tal, José deve considerar que a amplitude deve ser maior quando:

  • A.

    O trabalho não é rotineiro.

  • B.

    O administrador não é altamente capacitado.

  • C.

    Os cargos são diferentes e as medidas de desempenho comparáveis.

  • D.

    Os subordinados não são altamente treinados.

  • E.

    Os subordinados preferem ter autonomia a um controle cerrado da supervisão.

A competência interpessoal é um requisito imprescindível em todos os níveis ocupacionais de uma organização, desde o atendimento à comunidade externa até o convívio diário com o público interno, no mesmo setor (os colegas e a chefia imediata) e intersetores. Acerca de relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Perceber de forma acurada uma situação e suas variáveis permite que o indivíduo seja capaz de se posicionar de forma habilidosa na rede de relações interpessoais interna e externa no local de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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