Questões de Administração

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Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico.

O planejamento estratégico divide-se em três âmbitos de atuação — estratégico, tático e operacional — que são agrupados hierarquicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de desempenho, julgue os itens a seguir.

A contratação de pessoas é uma estratégia defensiva básica de RH quando se buscam perfis mais competitivos em relação ao mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a resposta errada. Indicadores de Desempenho são “veículos de comunicação” que permitem aos executivos do alto escalão comunicar a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa. Entre as aplicações desses indicadores está avaliar:

  • A. A frequência de levantamento de satisfação do fornecedor.
  • B. O tempo de tratamento de um pedido de mudança nos níveis de serviço.
  • C. O tempo de levantamento de assuntos relacionados com os níveis de serviço.
  • D. A frequência de levantamento de satisfação do cliente.
  • E. O impacto da qualidade de recursos financeiros adicionais para o atendimento do nível de serviço definido.

Os poderes Administrativos são inerentes à Administração Pública e possuem caráter instrumental para que a administração possa desempenhar suas funções, atendendo ao interesse público, e podem ser classificados em:

  • A.

    Ilimitado, Autoritário, Disciplinar, Regulamentador, Codificador;

  • B.

    Vinculado, Discricionário, Hierárquico, Disciplinar, Regulamentar e de Polícia;

  • C.

    Fragmentado, Arbitrário, Normativo, Autoritário, Proporcional, Vinculado;

  • D.

    Incondicional, Extensivo, Autônomo, Decisório, Político, Autoritário;

  • E.

    Hierárquico, Autônomo, Periódico, Legislativo, Diplomático.

A gestão da qualidade é um dos pressupostos para que as organizações possam ter condições de sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. Deming (citado por ARAÚJO, 2001) definiu 14 pontos fundamentais que caracterizam a gestão da qualidade total. Em relação a esses pontos, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da gestão da qualidade total.

  • A. Inspeções e controle em massa não são formadores de qualidade, mas sim de custos.
  • B. Critério do preço não é o único na escolha de materiais para a produção.
  • C. Próprios funcionários devem ser capazes de criar suas “bandeiras da qualidade”.
  • D. Erros são toleráveis, pois fazem parte do processo da curva de aprendizagem.

Os efeitos da publicidade na economia das empresas e em especial na venda de produtos de sua marca podem ser de diversas ordens. O efeito que trata de um mercado que ainda não existe é o de

  • A. criação de mercados.
  • B. ação reguladora.
  • C. redução dos custos.
  • D. melhoria da qualidade.
  • E. ampliação de públicos.

Considerando que gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial são fundamentais para uma boa administração, julgue os itens seguintes. A gestão de qualidade de uma organização consiste no conjunto de atividades que a dirigem e controlam, englobando o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade da gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão dos processos inerentes à prestação de serviços, julgue os itens seguintes. Uma das formas utilizadas para facilitar o mapeamento de processos é a adoção de símbolos para a construção de fluxogramas padronizados, sendo comumente utilizada como referência de mapeamento a norma 194 da ASME (American Society of Mechanical Engineers).

  • C. Certo
  • E. Errado

A Teoria da Burocracia desenvolveu seus princípios a fim de criar um sistema formal de organização e administração destinado a assegurar a eficiência e eficácia. Fazem parte destes princípios os relacionados abaixo, exceto:

  • A.

    A autoridade formal de um gerente deriva da posição que ele ou ela detém na organização.

  • B.

    As pessoas deveriam ocupar posições devido a seu desempenho, e não em virtude de sua posição social ou contatos pessoais.

  • C.

    A extensão da autoridade formal e das responsabilidades da tarefa de cada posição e sua relação com outras posições em uma organização deveriam ser especificadas.

  • D.

    As pessoas necessitam de estímulos e recompensas, desta forma podem trabalhar melhor e se desenvolverem enquanto indivíduos.

  • E.

    A autoridade pode ser exercida efetivamente em uma organização quando as posições são arranjadas hierarquicamente, de modo que os funcionários saibam a quem se reportar e quem se reporta a eles.

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.

A gestão do conhecimento requer, necessariamente, interdisciplinaridade, e visão integrada e holística.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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