Questões de Administração

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Com relação à comunicação organizacional, analise.

I. Geralmente, a direção da comunicação é horizontal nas unidades de trabalho rotineiras, e vertical nas não rotineiras.

II. Quando as tarefas são muito analisáveis, as formas de comunicação estatísticas e de escrita são frequentes.

III. As atividades de comunicação crescem à medida que aumenta a variedade de tarefas.

Está correto somente o que se afirma em

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. II, III

Com base nos dados da ficha de prateleira acima e considerando que seja gasto um dia para a reposição do item referido nessa ficha, julgue os itens subsecutivos.

O controle de estoque do item de que trata a ficha foi realizado pelo sistema de revisões periódicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a importância da gestão dos projetos nas organizações, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem adotada pelo PMI (Project Management Institute), um projeto possui objetivo definido, e seu escopo é elaborado progressivamente durante o seu ciclo de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a orçamento empresarial, mercados de capitais e informações gerenciais para a tomada de decisões no ambiente empresarial.

O sistema de custeio direto ou variável não é aceito pelo Fisco porque proporciona possível forma de justificar enriquecimento ilícito por parte do empresário, uma vez que informa maior lucro líquido ao final do exercício, se comparado com o custeio por absorção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Gestão da Qualidade Total focaliza o aprimoramento da qualidade dos produtos e serviços de uma organização e enfatiza que todas as atividades da cadeia de valor de uma empresa devem estar voltadas para essa finalidade. O Programa TQM de gestão da Qualidade Total estabelece 10 passos para fazer o sistema funcionar. Assinale abaixo a alternativa que não condiz com um desses passos.

  • A.

    Desenvolver o compromisso organizacional com a qualidade.

  • B.

    Foco no cliente.

  • C.

    Realizar atividades sem a conversa prévia com os colaboradores.

  • D.

    Encontrar maneiras de medir a qualidade.

  • E.

    Estabelecer metas e criar incentivos.

A avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização é geralmente conduzida empregando-se um ou mais métodos formais. O método que emprega percentuais predeterminados de conjuntos de funcionários, para classificá-los em categorias de desempenho (alto, médio, baixo etc.), é denominado método de:

  • A.

    incidentes críticos.

  • B.

    classificação alternada

  • C.

    comparação entre pares.

  • D.

    distribuição forçada.

  • E.

    de escala comportamental.

O Modelo de Mudança elaborado por Kurt Lewin tem as seguintes etapas sequenciais:

  • A.

    solidificação e aquecimento, liquefação e nova solidificação.

  • B.

    congelamento, aquecimento e recongelamento.

  • C.

    desconstrução, interferência e construção.

  • D.

    solidificação, descongelamento e mudança.

  • E.

    descongelamento, mudança e novo congelamento.

Na análise de pessoal, o montante de faltas no trabalho, bem como atraso e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período denomina-se

  • A.

    Turn-over.

  • B.

    Produtividade nula.

  • C.

    Variável teleológica.

  • D.

    Absenteísmo.

  • E.

    Variável volitiva.

A teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi é baseada na dinâmica dos elementos que compõem as dimensões epistemológica e ontológica desse modelo. Com base nas proposições desses autores a respeito da criação do conhecimento organizacional, julgue os itens de 86 a 89.

O processo de conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito ocorre pela transmissão de conhecimento na forma de modelos mentais ou conhecimento técnico transmitido de indivíduo para indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na cadeia de suprimentos, quando o sentido Montante (Upstream) é analisado entende-se que os agentes envolvidos são:

  • A.

    distribuidor, fornecedor de primeira camada e empresa (foco ou focal).

  • B.

    fornecedores de enésima à primeira camada e empresa (foco ou focal).

  • C.

    empresa (foco ou focal), varejista e cliente final.

  • D.

    empresa (foco ou focal), distribuidor, varejista e cliente final.

  • E.

    fornecedor de primeira camada, empresa (foco ou focal) e cliente de primeira camada.

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