Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência à evolução, às principais abordagens e a aspectos diversos da administração no Brasil, julgue os itens a seguir.
A criação do Departamento Administrativo do Setor Público teve a intenção de suprimir a administração patrimonialista que prevalecia no Brasil.
No sistema de administração de estoques é comum encontrar a função almoxarife, que tem como principais atribuições:
ser cordial e prestativo com os clientes internos e externos; permitir o livre acesso de qualquer interessado ao estoque.
ser responsável pela guarda e preservação do estoque, impedindo a entrada de toda e qualquer pessoa ao seu ambiente de trabalho.
registrar em cartões apropriados a movimentação dos componentes do estoque, bem como a entrada e saída de funcionários do setor e do ambiente fabril.
identificar ações de furto por parte de funcionários.
ser responsável, identificar e registrar todas as movimentações de estoque, efetuar inventários, verificar divergências e providenciar os devidos ajustes, emitir documentos quanto à movimentação de estoque com validade contábil.
Ao dividir o público-alvo com base em seus conhecimentos, atitude, uso e resposta a um produto, a empresa pratica a segmentação
comportamental
demográfica
geográfica
operacional
psicográfica
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.
Com relação ao planejamento estratégico, visão, missão e análise SWOT, julgue os itens subsequentes.
Em uma organização, o ato de planejar implica dedicação do setor administrativo e financeiro, pois é com base nas finanças que o gestor e os demais colaboradores podem avaliar a situação atual da empresa e seu futuro.
O salário pago em relação ao cargo ocupado representa apenas uma parcela do pacote de recompensas que as organizações oferecem ao seu pessoal. A oferta de benefícios aos seus colaboradores constitui-se como uma remuneração indireta que faz parte dos atrativos utilizados pelas organizações na retenção de seus talentos.
A oferta de creche para filhos de funcionários pode ser classificada como um benefício com objetivo(s)legais
legais
recreativos
supletivos
assistencial
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em três níveis de análise: da organização total, dos Recursos Humanos e de operações e tarefas. Para cada um desses níveis, há um sistema envolvido e informações básicas diferentes que se interligam da seguinte forma:
a análise organizacional foca tanto os padrões de desempenho para a tarefa ou cargo, quanto as habilidades, os conhecimentos e as atitudes básicas para o desempenho de cada tarefa.
a análise de Recursos Humanos verifica a avaliação da força de trabalho, isto é, se os empregados possuem as habilidades, atitudes e os conhecimentos desejados pela organização.
a análise de operações determina os tipos de comportamentos que os empregados devem ter segundo a filosofia e a cultura organizacional, alinhados à missão e à ética empresarial.
a análise de Recursos Humanos permite a preparação do treinamento para cada cargo tomado isoladamente, a fim de que o ocupante adquira as habilidades necessárias ao seu desempenho.
a análise de operações e tarefas envolve o estudo da empresa como um todo e coleta informações referentes à sua missão, a seus objetivos, recursos e à distribuição desses recursos para a consecução dos objetivos.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o Decreto n.º 99.658/1990, os materiais a serem alienados por um órgão público deverão ser vendidos observando-se os preços atualizados e praticados pelo mercado.
NÃO é uma atribuição da gestão de pessoas
Tiago teve dúvidas quanto aos descontos a serem considerados na preparação da folha de pagamentos, que são legalmente previstos e dispensam a autorização prévia e por escrito do empregado.
Dentre os possíveis descontos, Tiago considerou, inadequadamente, mesmo sem autorização, o valor referente a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...