Questões de Administração

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Gerenciamento de projetos (GP) é uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI – Project Management Institute). Uma das iniciativas do PMI é difundir o Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge). O PMBOK trabalha com cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Assinale a alternativa que apresenta em qual grupo de processo se executam as etapas de estimativas de custos e recursos:

  • A.

    Iniciação;

  • B.

    Planejamento;

  • C.

    Execução;

  • D.

    Monitoramento e Controle;

  • E.

    Encerramento.

O processo pelo qual a organização atrai candidatos para preencher seu processo seletivo, denomina-se:

  • A.

    avaliação.

  • B.

    monitoração.

  • C.

    recrutamento.

  • D.

    treinamento.

  • E. entrevista.

Processos utilizados para capacitarem e incrementarem o desenvolvimento profissional e pessoal, incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância. Denominam-se:

  • A.

    Processos de Avaliar Pessoas.

  • B.

    Processos de Controlar Pessoas.

  • C.

    Processos de Coordenar Pessoas.

  • D.

    Processos de Remunerar Pessoas.

  • E.

    Processos de Desenvolver Pessoas.

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens de 107 a 112.

O diagnóstico de necessidades de treinamento compõe-se de um conjunto de levantamentos acerca dos interesses de aprendizagem do empregado, com o objetivo de orientar seu posicionamento na carreira e identificar necessidades de esclarecimentos sobre a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial” (Chiavenato, 2007).

O termo organização, no que tange a uma unidade ou entidade social, compreende a organização formal, que, por sua vez,

  • A. emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de uma posição.
  • B. nasce a partir de relacionamentos entre os ocupantes dos cargos na empresa.
  • C. se baseia na divisão do trabalho racional, na diferenciação e na integração dos participantes.
  • D. se forma com base nas relações de grupos de amizade e de grupos informais.
  • E. se constitui de interações e de relacionamentos sociais entre as pessoas.

Em uma palestra para bancários de todo o país, um especialista em marketing enumerou uma série de características identificáveis em profissionais.

Duas das características que favorecem o trabalho em equipe e que devem constar do perfil de um bom profissional de atendimento são

  • A. perseverança e ambição
  • B. perseverança e individualismo
  • C. centralização de tarefas e liderança
  • D. liderança e conhecimento de mercado
  • E. individualismo e centralização de tarefas

Acerca dos modelos de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir do(s) seu(s).

Denomina-se definição do escopo o processo de desenvolvimento de descrição detalhada do projeto ou produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão patrimonial, julgue os itens seguintes.

No inventário analítico, é imprescindível o apontamento do valor e do estado de cada item de patrimônio inventariado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.

O diagrama de causa e efeito é ferramenta útil à análise e à melhoria dos processos em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal, diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar que a estrutura organizacional desse órgão fundamenta-se em um modelo de departamentalização

  • A.

    que proporciona condições favoráveis à inovação e criatividade.

  • B.

    mediante o qual a comunicação sobre informações técnicas entre os servidores ocorre de forma mais rápida.

  • C.

    que possibilita ao administrado uma visão global do andamento dos processos do órgão.

  • D.

    em que a estrutura do órgão é descentralizada, a fim de propiciar mais agilidade ao processo de tomada de decisão.

  • E.

    por meio do qual as tarefas são desempenhadas de forma mais segura e o relacionamento entre os servidores ocorre de maneira mais harmônica.

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