Questões de Administração

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No que diz respeito às diferenças entre recrutamento e seleção, tem-se que

  • A. seleção é uma etapa antecedente ao recrutamento.
  • B. seleção é o processo de captação externo e recrutamento de escolha interna.
  • C. recrutamento é uma atividade de atração, enquanto a seleção é uma atividade de escolha.
  • D. recrutamento consiste estritamente na classificação e seleção na decisão sobre a contratação.
  • E. ambos são processos de escolha, sendo o recrutamento de natureza compulsória.

Um dos modelos de remuneração mais tradicionais adotados pelas organizações, ligado ao cargo ocupado e no qual mede-se o valor relativo do cargo, na empresa e no mercado de trabalho, corresponde ao modelo

  • A. bifatorial.
  • B. funcional.
  • C. comutativo.
  • D. binário.
  • E. comparativo.

A Administração de Salários é um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e/ ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização, tanto a nível interno como externo. A recompensa que o indivíduo recebe como retorno pela execução de tarefas organizacionais chama- se compensação. Assinale abaixo um exemplo de compensação financeira direta.

  • A. Férias.
  • B. 13° Salário.
  • C. Comissões.
  • D. Segurança no emprego.

Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir. No formato clássico, organização orientada para processo deve estruturar, temporariamente, um grupo de pessoas e recursos para executar determinada tarefa.

  • E. Errado
  • C. Certo

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre a teoria de Drucker sobre o processo de administração.

  • A. A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), substituindo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe
  • B. A administração por objetivos difundiu-se como um processo participativo de estabelecimento de objetivos e avaliação do desempenho, exclusivamente, de processos
  • C. A administração por objetivos difundiu-se como um processo de supressão do planejamento para estabelecer foco nos resultados, não importando a iniciativa pessoal ou existência de conflitos na equipe de trabalho
  • D. A base da administração por objetivos é o processo em que participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado em particular), estabelecendo o processo hierárquico, no qual o chefe define os objetivos e os transmite pela cadeia de comando abaixo, para depois avaliar o desempenho da equipe

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Dentre as alternativas abaixo assinale a alternativa que não contém uma característica de um projeto.

  • A. Projetos têm início e término definidos.
  • B. Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único.
  • C. Projetos são empreendidos somente no nível estratégico da empresa.
  • D. Pela natureza exclusiva dos projetos podem haver incertezas ou diferenças quanto aos produtos, serviços ou resultados criados pelo projeto.

Levando em conta a técnica Análise de Cenários utilizada no Planejamento Estratégico empresarial, analise as assertivas.

I - A técnica antecede a década de 1950, usada durante a segunda Guerra Mundial por militares para mitigar os riscos das investidas e execução das ordens de ataque.

II - No final da década de 1970, o planejamento de cenários passou a se fundamentar não apenas em probabilidades, mas em um pensamento causal qualitativo.

III - Durante os anos 1980, as organizações foram desenvolvendo suas metodologias de planejamento de cenários usando técnicas de computador.

IV - Os cenários são utilizados para avaliação da sensibilidade/risco, avaliação e desenvolvimento de estratégia; ajudam a organização a concentrar-se em diferentes ambientes futuros plausíveis.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas
  • C. I e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas

Para a análise de risco em um ambiente de trabalho, a ferramenta SWOT, muito utilizada para investigação, diagnóstico e intervenção de riscos e ameaças existentes, é aplicada há mais de 15 anos nas instituições ou corporações. É uma ferramenta muito útil e versátil, podendo ser adaptada para os mais diversos tipos organizacionais. Logo, a análise SWOT agrupa nos fatores

  • A. internos, os elementos-chave oportunidades e ameaças, e, nos fatores externos, os elementos-chave forças e fraquezas.
  • B. externos, os elementos-chave forças e fraquezas, e, nos fatores internos, os elementos-chave oportunidades e gestão.
  • C. internos, os elementos-chave forças e fraquezas, e, nos fatores externos, os elementos-chave oportunidades e ameaças.
  • D. internos, os elementos-chave forças e gestão, e, nos fatores externos, os elementos-chave oportunidades e gestão.
  • E. externos e internos, os elementos-chave forças, fraquezas e ameaças.

A função administrativa que estabelece um plano de atividades com objetivos definidos e metas a alcançar é denominada:

  • A. administração;
  • B. planejamento;
  • C. organização;
  • D. direção;
  • E. controle.

O planejamento é uma abordagem e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações.

Enquanto o planejamento é um processo contínuo, o plano é a expressão de um processo de tomada antecipada de decisões e sua importância está em

  • A. determinar as funções dos agentes envolvidos e racionalizar ao máximo as ações fracionando as tarefas de modo a permitir a supervisão dos resultados ao final do processo de execução do plano e a avaliação de desempenho dos envolvidos.
  • B. reduzir as incertezas e as surpresas; guiar a ação até chegar à situação desejada e organizar os meios para atingir os objetivos; envolve organização, coordenação de esforços, acompanhamento e controle de ações e avaliação de resultados.
  • C. potencializar o tempo de trabalho das equipes na medida em que não há desperdício de tempo e energia para decidir sobre o que fazer, dado que as tarefas são estabelecidas até a finalização do plano e da avaliação do produto final.
  • D. garantir o êxito do que foi planejado, desde que todos os passos previstos sejam executados sem interferências políticas e as ações sejam tecnicamente indicadas por planejadores qualificados; envolve o uso de manuais e planilhas de controle.
  • E. impedir a improvisação daqueles que executam a ação e a pretensão dos mesmos em tomar decisões fora do plano, causando ruídos ao trabalho, falta de harmonia nas equipes, atraso na execução do plano e o não cumprimento das metas.
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