Questões de Administração

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Suponha que determinada organização pública pretenda utilizar ferramentas reconhecidas de planejamento estratégico para um processo articulado de definição de objetivos e de escolha de meios para atingi-los. Para o escopo pretendido, a referida organização

  • A. deverá, preliminarmente, definir sua missão, que constitui a forma como a organização é reconhecida pela sociedade.
  • B. precisará alinhar visão e cenários, para estabelecer os valores a serem perseguidos.
  • C. poderá utilizar uma Matriz SWOT, para conjugar análise interna, de competências e deficiências, e externa, de oportunidades e ameaças.
  • D. poderá definir a visão da organização, que consiste na sua própria razão de ser, através do processo de diagnóstico institucional.
  • E. poderá utilizar uma Matriz SWOT, para conjugar análise interna, de competências e deficiências, e externa, de oportunidades e ameaças.

Sobre o planejamento estratégico da comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Para execução do plano estratégico de comunicação é necessário mobilizar o presidente e os diretores da instituição pois eles são os responsáveis por impor a cultura organizacional aos demais níveis hierárquicos da empresa.

II. A divulgação do plano estratégico de comunicação para os setores operacionais deve ignorar aspectos inerentes a missão, à visão e aos valores da organização, a fim de obter o comprometimento com ações mais focais.

III. Na gestão estratégica da comunicação, é preciso um controle contínuo das ações por meio de checklists, cronogramas e quadros de controle para que se possa evitar ou corrigir eventuais desvios de rumo.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Relacione as partes básicas da organização, segundo Minztberg, às respectivas unidades organizacionais de uma empresa fabril típica.

1. Núcleo Operacional

2. Tecnoestrutura

3. Assessoria de Apoio

( ) Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Industriais.

( ) Planejamento Estratégico e Programação da Produção.

( ) Compradores e Despachantes.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 3 – 1
  • B. 1 – 2 – 3
  • C. 3 – 2 – 1
  • D. 2 – 1 – 3
  • E. 3 – 1 – 2

Com relação aos níveis de planejamento e gestão observáveis para a força de trabalho nas organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo de gestão tático-operacional da força de trabalho pressupõe um departamento de pessoal atuando na função de assessoria à direção e aos departamentos da organização.

II. O modelo de gestão estratégico da força de trabalho faz o departamento de pessoal abandonar suas atividades tradicionais.

III. O setor de gestão estratégica de RH deve assumir desde a configuração dos modelos de remuneração até a sua execução.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. C) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

O planejamento e a gestão estratégica de instituições e empresas demandam cuidados especiais com as pessoas que compõem o seu corpo vivo, pelo fato de eles serem os responsáveis, em última análise, pelo seu sucesso ou fracasso. Assim, o processo de escolha dessas pessoas deverá refletir, com clareza, o que se espera de cada uma no desempenho de suas atribuições. Para isso, os responsáveis deverão definir claramente o perfil de competências requerido para os cargos e funções.

Assinale a opção que indica a definição correta de competência.

  • A. Conjunto de conhecimentos aplicáveis ao desempenho.
  • B. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • C. Conjunto adequado de informações e habilidades.
  • D. Conjunto de atitudes capazes de influenciar os rumos da empresa.
  • E. Conjunto de posturas críticas requeridas para as tarefas.

Uma organização pública elaborou um plano de médio prazo com os objetivos e os recursos de cada departamento. Esse tipo de planejamento é denominado de

  • A. Planejamento tático.
  • B. Planejamento operacional.
  • C. Planejamento estratégico.
  • D. Balanced Scorecard.
  • E. Análise SWOT.

Na formulação de programas e projetos públicos pode-se utilizar a técnica do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que envolve a realização de um conjunto de atividades, organizadas em “momentos” ao invés de em “etapas rígidas”.

Em um desses “momentos” são desenvolvidos temas vitais, como a estrutura organizacional, o fluxo interno de informações, a coordenação do plano, do sistema de prestação de contas, as ferramentas gerenciais necessárias e a dinâmica da participação democrática na implantação do plano.

Esse “momento” do PES é conhecido como:

  • A. avaliativo;
  • B. explicativo;
  • C. normativo;
  • D. estratégico;
  • E. tático-operacional.

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

  • A. o estabelecimento dos cenários, definidos pela realidade existente na organização.
  • B. o estabelecimento da visão de futuro da organização, que traduz a razão de ser da entidade.
  • C. a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo.
  • D. o diagnóstico institucional, consistente na análise interna, que identifica as ameaças e oportunidades da organização.
  • E. a fixação dos valores da organização, que devem ser passíveis de mensuração objetiva.

Na análise dos ambientes interno e externo, a equipe de planejamento de uma organização pública do poder judiciário estadual optou pelo uso da matriz SWOT, também conhecida como análise FOFA, que contempla as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Como uma fraqueza (weakness), a equipe poderia indicar:

  • A. a inexistência de um projeto de gestão do conhecimento diante do avanço da aposentadoria de servidores;
  • B. a autorização pelo poder executivo para realização de novos concursos para contratação de servidores;
  • C. a perspectiva de baixo crescimento do PIB nacional e estadual;
  • D. o avanço da tecnologia da informação para a virtualização dos processos;
  • E. o crescimento da cultura de judicialização na sociedade.

As características do planejamento tático são: indica a participação de cada unidade no planejamento global, seu horizonte temporal é de médio prazo, e é definido por

  • A. cada funcionário da empresa como contribuição ao planejamento operacional.
  • B. equipes multidisciplinares que se apoiam em pesquisas de mercado.
  • C. meio de indicadores de mercado, envolvendo clientes e concorrência.
  • D. cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.
  • E. todos os funcionários da empresa, indicando como cada tarefa deve ser feita.
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