Questões de Administração

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Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de marketing em um banco. Para facilitar sua integração e aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do banco. Para isso, ele poderia observar:

  • A. os rituais, o tipo de avaliação de desempenho, o número de funcionários;
  • B. a linguagem, os critérios de promoção, o clima organizacional;
  • C. o vestuário, os heróis, a estrutura de governança;
  • D. os estilos de liderança, a qualidade dos serviços, as instalações;
  • E. os mitos, a estratégia competitiva, a participação do banco no mercado.

Na gestão pública contemporânea são crescentes os esforços no sentido de avaliar e mensurar o desempenho. Passa a ser importante reconhecer que as ações relacionadas à gestão de pessoas também devem ter seus reflexos avaliados e mensurados

. Uma medida que indique os reflexos das ações na área de gestão de pessoas pode ser um índice de:

  • A. atendimento demanda de produtos;
  • B. clima organizacional;
  • C. cumprimento do Plano de Obras;
  • D. economicidade em compras;
  • E. execução do orçamento estratégico.

No que se refere a estrutura e cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • A. A cultura organizacional é formada por aspectos formais definidos por meio de políticas e diretrizes, o que inclui percepções e sentimentos daqueles que atuam nas organizações.
  • B. Sempre que a situação e o contexto exigirem, as estruturas organizacionais devem ser reajustadas, de modo a acompanhar os mais diversos cenários contemporâneos, sujeitos a influências globais.
  • C. O termo organização, que designa uma das funções administrativas, refere-se a qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.
  • D. Sendo as organizações, por princípio, formadas por estruturas reconhecidas oficialmente, as organizações informais devem ser desprezadas, por seu caráter ilegítimo e desleal perante o mercado.
  • E. Estruturas organizacionais com abordagem funcional são mais vantajosas que estruturas com abordagem divisional, por favorecer a coordenação interdepartamental.

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças que une os membros da organização. Muitos aspectos da cultura organizacional são formais e abertos e outros são de difícil percepção, denominados in formais e ocultos, como os ritos. Em relação aos ritos, considere:

I. O processo de despedir e substituir um alto exe cutivo corresponde a um rito de degradação.

II. Seminário para reforçar a identidade social e seu poder de coesão corresponde a um rito de con firmação.

III. Confraternizações, como festas de Natal e comemorações de aniversários dos colaboradores corres pondem a ritos de passagem.

Conforme Beyer e Herrison, está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I.

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem-na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

  • A. Vontade ou Desejo de organizar visando uma iniciativa empreendedora, criando novos negócios e não somente novos produtos.
  • B. Abandono sistemático do passado.
  • C. Procura ou Busca sistemática de oportunidades inovadoras nos pontos vulneráveis de uma tecnologia, processo ou mercado, ou ainda, em necessidades e anseios de um mercado.
  • D. Adaptação às tecnologias atuais.
  • E. Ímpeto de estabelecer os novos empreendimentos à parte das organizações já existentes.

Em relação aos custos e benefícios da Tecnologia da Informação − TI e dos Sistemas de Informação −SIs nas organizações, é INCORRETO afirmar que

  • A. organizações podem utilizar, estrategicamente, os SIs ou utilizar a TI apenas como um suporte eficiente nas operações diárias. Mas, uma empresa que enfatiza os usos estratégicos da TI pode utilizá-la como um diferenciador competitivo.
  • B. uma organização alcança um melhor retorno de investimentos (ROI) em TI, quando opta pela implantação de SIs de apoio à decisão, já que todos os grandes investimentos nestes tipos de SIs têm retorno garantido.
  • C. a TI tem um papel estratégico nas organizações ao desenvolver produtos, serviços e capacidades que reduzam alguma desvantagem ou confiram vantagem competitiva. Apesar de ser uma área crítica, há organizações que optam pela terceirização de atividades de TI, visando a redução de custos.
  • D. a TI está redefinindo os fundamentos dos negócios. Atendimento ao cliente, operações, estratégias de produto, de marketing e de distribuição dependem muito, ou até totalmente, dos SIs. A TI e seus custos são parte integrante dos investimentos das empresas.
  • E. a necessidade de medição da relação custo/beneficio dos SIs integrados possibilitou a criação de parâmetros para visualização dos ciclos de vida dos custos e da produtividade. Os custos incluem investimentos nas melhorias de processos, quase inevitáveis. A interligação de processos e operações conferem às organizações um diferencial mercadológico que pode ser a vantagem competitiva necessária para se destacar no mercado.

A elaboração de um sistema de informação considera o modelo básico que é composto de cinco recursos principais, dentre os quais encontram-se os recursos de

  • A. cadastro, que incluem descrições de produtos, registros de clientes, programa de folha de pagamento e programas de processamento de texto.
  • B. infraestrutura, que incluem programas de operação de sistema, programas de planilhas eletrônicas, arquivos de empregados e banco de dados de estoque.
  • C. operação, que incluem especialistas, como analistas, desenvolvedores e operadores de sistemas, funcionários não especializados e segurança armada.
  • D. segurança, que formam a infraestrutura de rede. Incluem processadores de comunicações como modems e processadores inter-redes e hardware de controle de comunicações como sistema operacional de rede e navegadores da internet.
  • E. dados, que são organizados, armazenados e acessados por uma variedade de tecnologias gerenciais de recursos de dados em bancos de dados e em bases de conhecimento. Incluem arquivos de funcionários e registros de clientes.

Sobre os sistemas de informação, considere:

I. Os sistemas de suporte às operações enfatizam a produção de resultados específicos de informação que podem ser usados pelos gerentes, tornando desnecessário o processamento adicional pelos sistemas de informação gerencial.

II. Os sistemas de processamento de transação consistem em um tipo de suporte às operações capazes de processar transações de lote e em tempo real. Um sistema de Ponto De Venda − PDV, por exemplo, pode transmitir dados em tempo real ou à noite (em lote).

III. Os sistemas de informação gerencial fornecem fácil acesso às análises do desempenho do negócio, às ações dos concorrentes e ao desenvolvimento econômico para apoiar o planejamento estratégico. Os sistemas de informação executiva incluem os sistemas de relatórios e análise de vendas, desempenho da produção e tendências de custo.

IV. Os sistemas de gestão de conhecimento, os sistemas funcionais de negócios, os sistemas de informação estratégica e os sistemas especialistas também constituem-se em outras categorias de sistemas de informação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de implementação de estratégias baseada em quatro perspectivas. Marque a alternativa que apresenta duas dessas perspectivas.

  • A. Aprendizagem Organizacional e Benchmarking
  • B. Cliente e Matriz BCG
  • C. Processos Internos e Financeira
  • D. Análise SWOT e Processos Organizacionais

Sobre Sistema de Informação e Tecnologia da Informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O número médio de atendimento em setor público, ao embasar uma decisão de aumento no número de atendentes, é caracterizado como uma informação.

( ) No sistema Enterprise Resource Planning (ERP), o dado lançado no subsistema de marketing precisa ser lançado depois no subsistema de faturamento.

( ) O Serviço de Atendimento ao Cliente, ao registrar informações dos usuários após a compra, permite que o sistema de informação seja retroalimentado.

( ) Por meio do sistema Customer Relationship Management (CRM), é possível se antecipar às necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma organização.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V
  • B. F, V, V, F
  • C. V, F, V, V
  • D. F, V, F, V
Provas e Concursos

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