Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da excelência nos serviços públicos, da administração de pessoal, da gerência de recursos humanos e da gestão estratégica, julgue os itens seguintes.
Benchmarking é uma técnica de revisão de processos.
Administração - Gestão de Pessoas - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
As metodologias de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos, amplamente descritas na literatura da ciência administrativa, estabelecem em uma de suas fases o Levantamento e Análise da Situação Atual. Nesta fase, as técnicas comumente utilizadas são a Entrevista, o Questionário e a Observação Pessoal ou Direta. Analise as afirmações, relacionadas às técnicas utilizadas para o Levantamento e Análise da Situação Atual.
( I ) A entrevista possibilita conhecimento mais profundo para o analista, à medida que alcança informações "guardadas" na memória do entrevistado.
( II ) A aplicação de questionários proporciona um melhor julgamento sobre as chefias. Ou seja, observar suas atitudes como supervisor, seu conhecimento a respeito das atividades relacionadas aos seus órgãos, sobre as pessoas que chefia.
( III ) A entrevista serve para estimular o raciocínio de ambos: entrevistado e entrevistador.
(IV) A observação pessoal ou direta é o melhor meio para se saber de todos os funcionários quais são as suas qualificações, o que fazem (e não o que deveriam fazer).
( V ) Uma entrevista apresenta como desvantagem a dificuldade de fazer anotações.
( VI ) Um questionário permite que se obtenha informações ao mesmo tempo em que outras atividades são realizadas.
( VII ) A entrevista possibilita maior detalhamento nas respostas. A alternativa correta, é:
I, III e V são falsas.
II, IV e VII são falsas.
II, V e VI são verdadeiras.
IV, V e VII são verdadeiras.
Todas as afirmações são verdadeiras.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto à reengenharia e à qualidade nas organizações, julgue os itens a seguir.
Diferentemente do estoque, as operações desnecessárias no processo produtivo não agregam valor ao produto, constituindo desperdícios a serem eliminados pela organização.
Tendo em vista determinados fatores referentes à flexibilização e ao planejamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Entre as principais finalidades da função de controle e avaliação estão identificar problemas em termos do que foi planejado e proporcionar informações gerenciais periódicas que possam influir na melhoria do processo.
Estratégia é a seleção dos meios empregados para realizar objetivos, envolvendo análises ambientais e definições de planos. Na análise:
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinados comportamentos, sejam eles quais forem. A motivação é a energia que movimenta o comportamento e, segundo Maximiano, tem três propriedades: direção o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento; intensidade magnitude da motivação; e permanência duração da motivação. Julgue se cada um dos itens de 113 a 120 apresenta o nome de uma teoria acerca da motivação seguida de uma correta explanação a respeito dessa teoria.
Teoria da percepção propõe que o processo de selecionar, organizar e interpretar estímulos eventos, informações, objetos, outras pessoas etc. é que favorece a motivação.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A aplicação do conhecimento ligado às teorias administrativas tem permitido a orientação de enfermeiros na administração de enfermagem. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
Constitui crítica comum à teoria burocrática aplicada à enfermagem a valorização exagerada a normas e regras, contribuindo para uma prática administrativa estanque, com poucas perspectivas de mudanças.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Muitos dos problemas identificados nas organizações referem-se às relações entre empregados, entre chefe e subordinado, entre líder e seguidor, devendo a organização constituir mecanismos contínuos para eventualmente implementar processos de melhoria dessas relações. Considerando a relação chefe/subordinado e a questão da liderança nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A liderança diretiva tende a levar os seguidores a uma maior satisfação quando as tarefas são menos ambíguas que estruturadas.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
O automóvel se tornou um produto de consumo de massas ou pelo menos ao alcance da classe média, e inclusive dos operários que o fabricavam, graças aos autores conhecidos por:
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Defeito pode ser entendido como falta de conformidade de um produto, quando determinada característica de qualidade é comparada às suas especificações. As características da qualidade do produto são os aspectos primários que constituem os elementos de decisão dos clientes ao adquirir um produto. Considerando que um produto é classificado como defeituoso em relação a uma ou mais características de qualidade, julgue os itens a seguir, referentes a defeitos.
O conceito de defeito independe da definição de um padrão para as características de qualidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...