Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como

  • A. principais, que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final.
  • B. gerenciais, que são os processos internos que geram entregas dentro da organização.
  • C. secundários, que são externos à organização.
  • D. macroprocessos, que consolidam as atividades de caráter gerencial.
  • E. tarefa, que diz respeito estritamente a uma atividade de apoio.

No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e resultados, assinale a opção correta.

  • A. No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e resultados, assinale a opção correta.
  • B. Diagramas, mapas e modelos possuem a mesma finalidade em uma modelagem de processos, sendo, portanto, considerados termos sinônimos e podendo ser aplicados em todas as fases do mapeamento.
  • C. Colher informações, realizar cálculos, verificar probabilidades e analisar dados são relevantes para o estabelecimento de estratégias de melhoria de processos.
  • D. Todas as tarefas e atividades independentes, se devidamente mapeadas e identificadas como imprescindíveis para a instituição, são consideradas processos.
  • E. As leis, doutrinas e as jurisprudências referentes aos assuntos de um tribunal são recursos materiais utilizados para elaboração dos serviços prestados ao cidadão.

Manual, em uma organização, refere-se a um conjunto de normas, instruções e documentos sobre políticas, diretrizes e sistemáticas das ações. O manual que dá instruções e define rotinas e procedimentos de determinada atividade é de

  • A. operação.
  • B. organização.
  • C. planejamento.
  • D. formulários.

Considerado uma das principais atividades Logísticas, o transporte apresenta diversos modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário e dutoviário. A respeito das vantagens e desvantagens dos modais, marque a afirmativa correta.

  • A. Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias é uma vantagem do transporte ferroviário e a velocidade reduzida, uma desvantagem do transporte aquaviário.
  • B. Ideal para grande quantidade de cargas é uma vantagem do transporte aquaviário e elevado custo para grande parte das mercadorias, uma desvantagem do transporte rodoviário.
  • C. Bom para situações de prazos para longa distância é uma vantagem do transporte aeroviário e grande dependência de outros modais, uma desvantagem do transporte rodoviário.
  • D. Grande competitividade em distâncias médias é uma vantagem do transporte rodoviário, e a não adaptação a muitos tipos de produtos, uma desvantagem do transporte dutoviário.

A dificuldade na identificação das competências da organização é um dos desafios da gestão por competências no setor público. Sobre as categorias de competências organizacionais, é correto afirmar que as competências

  • A. essenciais estão relacionadas à vida íntima da organização, características fundamentais da estrutura da empresa.
  • B. pessoais envolvem a mobilização dos processos visando a estruturação de cada departamento.
  • C. de gestão referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.
  • D. organizacionais são a base para o sucesso da empresa, corresponde àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém.
  • E. estratégicas simplificam as operações, enfatizando as habilidades técnicas essenciais à cada processo.

Se estamos realmente falando sério a respeito de compreender a visão estratégica e também de como as estratégias se formam sob outras circunstâncias, então precisamos sondar a mente do estrategista. Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, esse é o objetivo da Escola que considera a formulação de estratégia como processo mental. Essa escola é denominada

  • A. Escola Cultural.
  • B. Escola de Configuração.
  • C. Escola Ambiental.
  • D. Escola Empreendedora.
  • E. Escola Cognitiva.

Ao discutirem a questão da criação de conhecimento nas empresas, Nonaka e Takeuchi estabeleceram quatro modos de conversão do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses quatro modos de conversão do conhecimento.

  • A. modo de sustentação – modo de negociação – modo de transferência – modo de aprendizado
  • B. modo de aprendizado – modo de interiorização – modo de conversão – modo de sustentação
  • C. modo de aprendizagem – modo de transferência – modo de interiorização – modo de socialização
  • D. modo de socialização – modo de exteriorização – modo de combinação – modo de interiorização
  • E. modo de conversão – modo de compreensão – modo de intuição – modo de sustentação

Como se sabe, há quatro tendências básicas nas discussões sobre aprendizagem organizacional; a cada uma dessas tendências corresponde um tipo específico de questão. Com base nessa informação, associe corretamente o bloco inferior ao superior.

TENDÊNCIAS

1. tendência à ação individual

2. tendência à melhoria

3. tendência à adaptação ambiental

4. tendência à aprendizagem planejada

QUESTÕES

( ) Com que resultados?

( ) Quem aprende?

( ) Quando as organizações aprendem?

( ) Como as organizações aprendem?

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 3 – 4 – 2 – 1.
  • B. 4 – 3 – 2 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 2 – 1 – 4 – 3.

Com relação aos postulados aceitos pela gestão do conhecimento, que contribuem para a geração e a caracterização de “organizações do conhecimento”, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de competências informacionais é prérequisito indispensável para as organizações do conhecimento.

II. Criar e compartilhar conhecimento pressupõe que a espiral do conhecimento foi completada.

III. As organizações do conhecimento conseguem tomar decisões mesmo a partir de informações fragmentadas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A coluna da esquerda apresenta competências das lideranças e a da direita, característica de cada competência. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 2, 1, 3, 4
  • B. 3, 1, 4, 2
  • C. 3, 2, 4, 1
  • D. 4, 3, 1, 2
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...