Questões de Administração

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No que concerne ao BSC (balanced scorecard), que é uma ferramenta da administração que permite à organização focar as estratégias para o sucesso no longo prazo, assinale a opção correta.

  • A. Na avaliação de desempenho do BSC, consideram-se os vetores pessoas, finanças, produção e vendas.
  • B. o BSC aplica-se fundamentalmente a aspectos financeiros e contábeis, tais como balanço, fluxo de caixa e índices, uma vez que esses aspectos condicionam aspectos intangíveis, como a definição da visão e da missão da organização.
  • C. O BSC é contraindicado em várias situações que envolvam a dinâmica do negócio, como, por exemplo, no caso de a missão e a estratégia não serem conhecidas, compartilhadas e entendidas.
  • D. De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento.
  • E. O BSC é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional fundamentada em um sistema de indicadores.

A motivação dos funcionários é um elemento importante para o desempenho do negócio, uma vez que trabalhadores motivados costumam ser mais produtivos. Ciente disso, Renato, pedagogo de uma organização pública, decidiu contratar um curso com um renomado palestrante para motivar os empregados de sua organização. Antes de iniciar o curso, Renato aplicou uma pesquisa para aferir o grau de motivação dos empregados e um mês após o término do curso, aplicando novamente a pesquisa, os resultados da avaliação mostraram que o curso não tinha produzido melhorias nos níveis motivacionais. Uma explicação plausível para esse resultado seria:

  • A. cursos e outras ações de desenvolvimento pessoal são pouco indicados para aumentar a motivação;
  • B. palestrantes renomados em geral são rejeitados por funcionários de organizações públicas;
  • C. a motivação das pessoas depende, sobretudo, de variáveis contextuais;
  • D. o palestrante deve ter dado exemplos descontextualizados do setor público;
  • E. a motivação é algo individual e cada pessoa tem suas próprias razões para querer fazer determinada tarefa.

F. Herzberg formulou a Teoria dos Dois Fatores, na qual buscou explicar a capacidade de influência destes na motivação do trabalhador e no seu comportamento, criando satisfação ou insatisfação. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Fatores satisfacientes geram desmotivação quando retirados do ambiente de trabalho.

II. Essa teoria trata os fatores capazes de conferir satisfação ou insatisfação como elementos distintos.

III. Salário e reconhecimento são exemplos de fatores satisfacientes.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Herzberg e seus associados desenvolveram um modelo de motivação baseado em fatores motivacionais e de

  • A. expectativa.
  • B. autorrealização.
  • C. manutenção.
  • D. valência.
  • E. reforço intermitente.

Para criar satisfação e motivação, uma organização pode atribuir ao indivíduo trabalhos estimulantes, responsabilidades e possibilidades de ascensão na carreira. Tais ações são capazes de motivar e orientar o comportamento positivo dos funcionários no trabalho por atender

  • A. às necessidades humanas de igualdade, relacionadas às recompensas justas pelos esforços desempenhados.
  • B. aos fatores motivacionais extrínsecos, relativos ao ambiente e condições de trabalho.
  • C. às necessidades humanas sociais, relativas à vida associativa do funcionário.
  • D. aos fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao conteúdo próprio do cargo.
  • E. às necessidades humanas de existência, relacionadas à segurança e à estabilidade profissional.

Considere a seguinte afirmação acerca da motivação no trabalho: “O homem médio não gosta do trabalho e o evita”. Tal preceito

  • A. não encontra suporte em nenhuma das teorias motivacionais, pois a premissa de todas é de que o dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
  • B. é a base das chamadas teorias de processo, que buscam explicar como os processos cognitivos se sobrepõem ao comportamento instintivo do ser humano.
  • C. é uma das pressuposições da Teoria X de MacGregor, que, ao contrário da Teoria Y, traduz a concepção negativa da natureza humana.
  • D. está presente na Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Maslow, que preconiza que o único fator motivacional autêntico é a satisfação das necessidades básicas (fisiológicas e de segurança).
  • E. foi consolidada com o advento da Teoria ERC, de Clayton Alderfer, de acordo com a qual a motivação é movida majoritariamente pelo medo e, apenas em pequena escala, pela busca de realização.

As cinco necessidades básicas de Maslow foram substituídas por Alderfer em sua teoria da motivação, por três necessidades a saber: necessidades de existência, relacionamento e

  • A. credibilidade.
  • B. confiança.
  • C. consciência do eu.
  • D. consciência do outro.
  • E. crescimento.

Considere que determinada organização pretenda incrementar os fatores motivacionais de sua equipe, utilizando, como base, a Teoria Bifatorial desenvolvida por Herzberg. Nesse contexto, a elevação do salário dos seus colaboradores constituiria um fator

  • A. extrínseco, gerador de satisfação pelo reconhecimento da importância relativa do trabalho.
  • B. de motivação, associado a sentimentos positivos relacionados ao cargo.
  • C. intrínseco, ligado à autorrealização e crescimento profissional.
  • D. de higiene, que previne a insatisfação, mas não é considerado um fator de motivação.
  • E. endógeno, associado à satisfação de necessidades sociais.

24. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os indicadores mais utilizados para monitorar o desempenho de um processo.

  • A. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • B. indicadores cambiais – indicadores de sustentabilidade – indicadores de competitividade – indicadores de empreendedorismo
  • C. indicadores de criatividade – indicadores de produtividade – indicadores de rotatividade – indicadores de sustentabilidade
  • D. indicadores de falhas de processo – indicadores de qualidade total – indicadores de desempenho – indicadores de custos
  • E. indicadores de eficiência – indicadores de eficácia – indicadores de efetividade – indicadores sociais e ambientais

Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere:

  • A. Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo.
  • B. Macroprocesso: conjunto de etapas de um processo, correspondentes a atividades que agregam valor às tarefas, as quais constituem a etapa operacional da cadeia.
  • C. Processo principal: é o processo ligado à estratégia e utilizado na tomada de decisões, no estabelecimento de metas, na coordenação dos demais processos e na avaliação dos resultados.
  • D. Processos secundários: são os processos que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, com um conjunto de procedimentos definidos que agregam valor ao processo.
  • E. Processos gerenciais: são os processos que geram apenas bens e serviços internos, mas que são indispensáveis para que os processos principais possam ser executados.
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