Questões de Administração

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Avalie as assertivas considerando o processo motivacional:

I. Ninguém motiva ninguém, as pessoas por meio de reação positiva aos estímulos se motivam.

II. As necessidades dos indivíduos não interferem em seu processo de motivação.

III. O estimulo usado em um momento que apresente uma resposta positiva de um indivíduo, sempre será positivo para aquele indivíduo, independente do momento em que ele esteja sendo utilizado.

IV. A motivação é um processo interno, desencadeado pelo próprio indivíduo mediante as respostas apresentadas a cada estímulo externo.

A sequência correta é:

  • A. As assertivas III e IV estão incorretas.
  • B. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
  • D. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Ao conferir os dados estatísticos anuais referentes a um processo, o analista poderá inferir melhorias caso verifique a existência de

  • A. aumento do desvio padrão dos dados semestrais.
  • B. redução da variabilidade dos dados semestrais.
  • C. redução da mediana dos resultados obtidos no semestre.
  • D. resultado favorável no mês anterior.
  • E. moda mais alta no mês atual.

Acerca das modalidades de transporte, assinale a opção correta.

  • A. O transporte de uma carga inicialmente por rodovia e posteriormente por ferrovia, desde sua origem até seu destino final, não pode ser considerado multimodal, visto que as duas modalidades empregadas são terrestres.
  • B. O transporte lacustre representa o segmento aquaviário de maior utilização no Brasil.
  • C. CIF (custo, seguro e frete) e FOB (livre a bordo) são sistemas de fretes praticados exclusivamente no transporte aéreo.
  • D. Cabotagem é um segmento de transporte terrestre.
  • E. A depender da mercadoria, da quantidade, do local de origem e do destino, o transporte aéreo propicia um frete inferior em relação ao transporte marítimo.

A gestão por competências, que é uma nova tendência da gestão de pessoas no setor público, é caracterizada por estabelecer perfis de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários aos desafios organizacionais, assim como,

  • A. novos instrumentos para a gestão do desenvolvimento dos servidores públicos.
  • B. novos padrões de desempenho para os servidores públicos.
  • C. novos níveis remuneratórios para as carreiras públicas.
  • D. novos meios de acesso aos cargos previstos no serviço público.
  • E. novos modelos de gestão da qualidade do trabalho nas organizações públicas.

A identificação de discrepâncias entre competências do ocupante do cargo e os requisitos descritos e especificados para o cargo é utilizada para

  • A. o recrutamento e seleção de pessoas nas organizações.
  • B. o levantamento de necessidades de treinamento nas organizações.
  • C. o gerenciamento da remuneração nas organizações.
  • D. a gestão das carreiras nas organizações.
  • E. a avaliação de desempenho nas organizações.

A análise de competências pode ser empregada adequadamente como ferramenta organizacional de

  • A. avaliação de ações de desenvolvimento.
  • B. recrutamento de candidatos qualificados no mercado.
  • C. identificação de oportunidades e requisitos de carreira.
  • D. escolha dos melhores instrumentos de seleção.
  • E. verificação do desempenho esperado no trabalho.

Na teoria sobre gestão do conhecimento, aquele conhecimento representado pelas experiências individuais, é chamado de:

  • A. Conhecimento Tático.
  • B. Conhecimento Explícito.
  • C. Conhecimento Tácito.
  • D. Conhecimento Operacional.

Com relação às características dos líderes, aquele cujo perfil adotado ressalta a cobrança e a realização da tarefa conforme sua determinação, enquadra-se como liderança com perfil:

  • A. Liberal.
  • B. Democrático.
  • C. Populista.
  • D. Autocrático.

Sobre liderança é correto afirmar, EXCETO:

  • A. Os líderes democráticos valorizam a participação do grupo na tomada de decisão e resolução das tarefas.
  • B. Não existe um líder para todas as situações.
  • C. Os líderes devem conhecer os indivíduos do seu grupo, para poder entendê-los e se fazer entender.
  • D. Aquele que for líder em uma situação, será líder em todas as situações.

Em uma situação de conflito no trabalho, há pessoas que atuam de modo a satisfazer seus próprios interesses, sem considerar os interesses das demais pessoas envolvidas no conflito. Essa situação caracteriza um estilo comportamental

  • A. competitivo.
  • B. evitativo.
  • C. acomodado.
  • D. comprometido.
  • E. colaborativo.
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