Questões de Administração

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A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir. Há distinção entre descentralização de atividades e descentralização de autoridade; por exemplo, as atividades de grandes multinacionais são descentralizadas, ou seja, desenvolvem-se em vários locais, entretanto o poder organizacional, em geral, centraliza-se nas sedes dessas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem. Os processos burocráticos e os tecnológicos são exemplos de controle de primeira ordem, em que chefias (donos, patrões, gerentes etc.) exercem poder direto sobre seus comandados em uma estrutura simples de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. Nas organizações, a relevância estratégica do padrão de desempenho consiste em definir critérios adequados para orientar os sistemas de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Prever, organizar, comandar, coodenar, controlar são funções:

  • A. motivacionais.
  • B. administrativas.
  • C. descritas por Maslow.
  • D. da teoria da burocracia.
  • E. da teoria das relações humanas.

As novas tecnologias que surgiram em função do aumento da concorrência entre as empresas privadas passaram, num segundo momento, a ser utilizadas pelas organizações públicas. A ferramenta que busca a lógica do “fazer certo desde a primeira vez”, utilizada para controlar e melhorar processos, é denominada

  • A. Reengenharia.
  • B. Programa 5S.
  • C. Ciclo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Agir).
  • D. Benchmarking.
  • E. Kaizen.

A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henri Fayol, caracteriza‐se pela ênfase na estrutura organizacional. Fayol desenvolveu 14 princípios gerais de Administração, que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização. Sobre esses princípios, analise o fragmento a seguir.

“A linha de autoridade vai do topo da organização até o nível mais baixo. As comunicações devem seguir essa cadeia.”

Esse princípio é chamado de

  • A. divisão do trabalho.
  • B. autoridade.
  • C. disciplina.
  • D. unidade de comando.
  • E. cadeia escalar.

Existem vários métodos para determinar que habilidades devem ser focalizadas para estabelecer a estratégia de treinamento. Chiavenato (1999) apresenta três métodos. São eles:

  • A. Retroação direta a partir daquilo que cada pessoa sonham para seu futuro. Visão do Futuro associada ao Planejamento de carreira do indivíduo – inscrição em cursos stricto sensu, que visem o enriquecimento da carreira acadêmica.
  • B. Análise do Rateio de Custos, Análise da Avaliação de Desempenho e Análise do tempo de cada empregado na organização.
  • C. Avaliação do processo produtivo dentro da organização, localizando fatores como produtos rejeitados, barreiras e pontos fracos. Retroação direta a partir daquilo que as pessoas acreditam serem suas necessidades de treinamento. Visão do Futuro associada à introdução de novas tecnologias ou equipamentos, novos processos para produzir os produtos ou serviços da organização.
  • D. Análise do Tempo do empregado na organização. Análise do número de clientes prospectados por cada empregado. Análise de Produtos devolvidos por cada empregado.
  • E. Retroação direta a partir daquilo que cada pessoa sonham para seu futuro. Visão do Futuro associada ao Planejamento de carreira do indivíduo – inscrição em cursos stricto sensu, que visem o enriquecimento da carreira acadêmica. Análise do Tempo do empregado na organização.

No tocante à descrição de cargos, é INCORRETO afirmar que

  • A. é o processo de sintetização das informações recebidas e prospectadas no passo anterior de análise das funções.
  • B. registra a análise dos diversos requisitos exigidos pelo cargo.
  • C. é um trabalho de caráter avaliativo e de julgamento.
  • D. o manual de descrição de cargos é a compilação de todas as descrições de cargos da empresa.

  • A. 92%.
  • B. 90%.
  • C. 88%.
  • D. 86%.
  • E. 84%.

A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir. A organização por competência é um tipo de estrutura organizacional que consiste em designar responsabilidades às pessoas conforme suas competências. A desvantagem desse tipo de estrutura organizacional é a ausência de descrição formalizada de cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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