Questões de Administração

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Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. O gestor que cria condições para que a equipe expresse suas habilidades cumpre um dos objetivos da gestão de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da administração de materiais, julgue os itens a seguir. Entre as razões para alterações no leiaute de um armazém constam o aumento ou a redução das vendas ou da produção, a obsolescência iminente do produto e a adequação do equipamento existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de classificação de cargos, etapa fundamental da análise de cargos, refere-se

  • A. ao relato dos requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo.
  • B. à distribuição por grupos ocupacionais, segundo a natureza das atividades.
  • C. à análise das tarefas componentes do cargo e as especificações exigidas de seu ocupante.
  • D. à reunião em arquivo eletrônico das descrições e especificações do cargo.
  • E. ao estabelecimento do valor relativo a cada cargo construindo uma hierarquia entre eles.

É considerado um estudo longitudinal o seguinte exemplo:

  • A. Os trabalhadores de uma organização recebem um treinamento periódico e são observados durante o período de quatro anos.
  • B. Uma aplicação de um questionário aos membros de uma organização para averiguar o clima organizacional.
  • C. A aplicação de uma entrevista em um dia, com candidatos a uma vaga na organização, para identificar características da personalidade.
  • D. Uma dinâmica de grupo aplicada no último dia do mês com os membros do setor financeiro de uma determinada organização.
  • E. Um estudo com questões fechadas aplicado aos membros de uma organização, em um determinado momento, para verificar aspectos motivacionais.

Por meio do paradigma pós-burocrático foi possível identificar algumas vantagens da burocracia como

  • A. a meritocracia.
  • B. a rigidez.
  • C. a resistência a mudanças.
  • D. o apego às regras.
  • E. o formalismo.

Segundo a teoria burocrática, idealizada por Max Weber, as empresas seguem normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento. Assinale a opção que apresenta somente princípios da teoria burocrática.

  • A. Impessoalidade, Hierarquia, Autoridade e Separação de Domínios Público e Privado.
  • B. Moralidade, Publicidade, Padronização e Formalização.
  • C. Profissionalismo, Unidade de Direção, Centralização e Equidade.
  • D. Integridade, Hierarquia, Autoridade e Eficiência.
  • E. Planejamento, Organização, Execução e Comando.

De acordo com Chiavenato, a entrevista de seleção constitui a técnica de seleção mais utilizada. Além dessa técnica há outras categorias de técnicas que podem ser aplicadas. São elas:

  • A. Provas de Conhecimentos ou de Capacidade; Prova dos Pares Casados; Testes Psicométricos.
  • B. Provas de Conhecimentos ou de Capacidade; Testes Psicométricos; Testes de Personalidade e Técnicas de Simulação.
  • C. Provas de Habilidades; Prova dos Pares Casados; Testes Psicométricos e Teste Halo.
  • D. Provas de Conhecimentos ou de Capacidade; Prova dos Pares Casados; Testes Psicométricos e Testes de Dissimulação.
  • E. Provas de Conhecimentos ou de Capacidade; Testes Psicométricos; Testes de Sangue e Técnicas de Associação.

Com relação à evolução histórica das diversas abordagens da administração, é CORRETO afirmar que

  • A. o movimento da administração científica considerava a diversidade de interesses entre empresa e empregados.
  • B. a abordagem de relações humanas teve como base de mudança, a relação entre empresas e empregadores.
  • C. a escola estruturalista inspirou os primeiros estudos sobre liderança, autocratismo, democracia do trabalho e motivação humana.
  • D. a figura do homem econômico surgiu em substituição ao homem social da escola de administração científica defendida por Taylor.

Próximo ao final da 2ª Guerra Mundial, os trabalhadores começaram a fazer reivindicações visando progresso social e material. Esses movimentos favoreceram o desenvolvimento de novos modelos de organização enfocando uma análise estrutural-funcional, buscando padrões básicos ou permanentes das necessidades, desejos, disposições e expressões humanas. Ela linha foi denominada escola behaviorista, escola do comportamento humano ou escola das relações humanas, sendo seus principais integrantes Mary Follet, Herbert Simon, Chester Barnard, Elton Mayo, James March, Dwight Waldo, Rensis Likert e Cris Argyris. Uma das características da escola behaviorista era:

  • A. incentivo social ou financeiro.
  • B. planejamento institucionalizado.
  • C. informações incompletas e imprecisas.
  • D. organização como estrutura burocrática.
  • E. liderança exercida por meio da autoridade.

A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir. Embora o modelo funcional de departamentalização seja apropriado para organizações de pequeno porte, ele também pode ser utilizado pelas grandes empresas que executam suas operações em uma mesma área geográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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