Questões de Administração

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Julgue os itens seguintes, relativos ao trabalho em equipe como estratégia para promover mudanças nos processos de trabalho. O desenvolvimento do trabalho em equipe na perspectiva interdisciplinar isenta os diferentes profissionais de exporem suas análises particulares, a partir da compreensão de que, frente a objetos comuns, ocorre unificação das identidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A natureza básica dos formulários foi estudada por F. M. Knox que, dentre outros pontos, ressalta que:

  • A. os formulários mais importantes da empresa estão submetidos a controle em grau muito alto, especialistas que trabalham com máquinas cuidam com esmero dos layouts desses formulários, que geram elevados gastos administrativos.
  • B. boa parte do problema dos formulários concentra-se no fato de que muitos deles são utilizados em pequenas quantidades e um a um não parece que tenham a importância suficiente para atrair a atenção da direção da empresa.
  • C. os formulários de pouco uso surgem nos escritórios pela necessidade de prestar certo tipo de informação dentro de certa periodicidade ou averiguar a ocorrência de certos fenômenos, são impressos de elevado custo e especialmente controlados pela direção.
  • D. o pessoal de escritório trabalha com sua atenção voltada para os formulários de uso intenso produzidos em gráficas especializadas, que não são utilizados nos trabalhos principais da empresa e são produzidos por máquinas copiadoras internas e relativamente desconhecidos da direção.
  • E. os formulários importantes da empresa são ordens de pagamento ou recebimento, faturamento e ordens de compras, por exemplo, organizados em blocos com jogos definidos, são de larga aplicação na empresa, embora não sejam percebidos e não absorvam a devida atenção dedicada aos impressos.

A elaboração do planejamento estratégico envolve a definição da visão, missão, valores e a análise SWOT. Assinale a opção que indica a definição de SWOT.

  • A. Habilidades, fraquezas, planejamento e oportunidades.
  • B. Habilidades, competências, oportunidades e planejamento.
  • C. Planejamento, execução, organização e ameaças.
  • D. Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
  • E. Controle, competências, objetividade e ameaças.

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals norte - americano, a logística é “(...) o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor(...)”.

Considerando esses serviços e informações de forma associada, com foco na logística integrada, é CORRETO afirmar que

  • A. as funções da logística são combinadas entre as áreas operacionais de distribuição física, estoque e a fonte de informações.
  • B. os ciclos de atividades são a principal unidade de análise da logística integrada, fornecendo perspectiva básica da dinâmica, interfaces e decisões combinadas para a criação de um sistema operacional.
  • C. para se obter uma integração interna, devem ser coordenados somente os fluxos de gastos e informação entre as áreas.
  • D. que na logística moderna, busca-se a otimização global, redução de custos e racionalização dos processos com foco na estocagem.

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. Quando um líder consulta seus liderados acerca de suas opiniões, sugestões e percepções para a tomada de decisão, tem-se um exemplo de liderança de suporte, pois a decisão compartilhada cria um ambiente de respeito e consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes relativos à gestão de materiais na administração pública. Na organização do setor de compras, devem ser considerados os seguintes itens básicos: a autoridade para a compra e o registro de compras, de preços e de fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma vantagem da liderança autoritária é:

  • A. Inflexibilidade alta.
  • B. Permite novas ideias e sugestões.
  • C. A decisão pode ser tomada de maneira mais rápida.
  • D. Apoia e defende os funcionários.
  • E. Aumenta a motivação.

A Administração é uma disciplina considerada recente, apesar de já existir há cerca de 100 anos. Ao longo de sua trajetória, diferentes teóricos apresentaram definições sobre essa disciplina, algumas, porém, equivocadas e extremamente simplistas. Uma dessas definições equivocadas sobre Administração encontra-se em:

  • A. Alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente por meio de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
  • B. Ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização.
  • C. Processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por meio das pessoas e de outros recursos organizacionais.
  • D. Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de todos os recursos para alcançar os objetivos definidos.
  • E. Procedimento estabelecido pelos membros da organização de modo a garantir controle sobre os recursos e o planejamento de objetivos.

Apesar de haver nas empresas uma ideia geral de que os formulários devem ser controlados, poucas organizações engajam-se num programa com esse objetivo. Dentre as possíveis razões, podemos citar:

  • A. a direção da empresa tem muitas outras coisas mais importantes em que pensar, não acredita que o controle de impressos seja suficientemente importante.
  • B. o setor de sistemas e métodos considera o controle de formulários como atribuição da direção, entendendo que essa atitude acarreta um controle de formulários mais rígido.
  • C. a maioria dos formulários é muito usada e muitos desses papelórios são impressos pelos próprios usuários, sempre sob controle da direção e do órgão de sistemas e métodos.
  • D. existe um conceito falso sobre o descontrole de formulários, pois a direção e a área de compras examinam os formulários produzidos localmente e em baixa tiragem pelos usuários.
  • E. a direção da empresa normalmente divide-se em duas áreas: a crítica, que cuida dos problemas imediatos que surgem nas operações, e a área institucional, que é responsável pela institucionalização de sistemas avançados de processamento de dados e, portanto, pelos formulários.

A administração estratégica é um processo contínuo e interativo que visa a manter a organização como um conjunto integrado ao seu ambiente. Com relação aos benefícios que a administração estratégica pode trazer à organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Aponta os problemas que podem surgir antes que eles ocorram.

II. Oferece uma visão subjetiva dos problemas da organização.

III. Identifica qualquer necessidade de redefinição na natureza do negócio.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
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