Questões de Administração

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A logística integrada despontou no começo da década de 80 e evoluiu rapidamente nos 15 anos que se seguiram, impulsionada principalmente pela revolução da tecnologia da informação e pelas exigências crescentes de desempenho em serviços de distribuição, consequência principalmente dos movimentos da produção enxuta e JIT. Pires e Musetti (2000) apresentam a logística integrada baseada em três visões: a visão estratégica, a visão gerencial e a operacional.

Com base no exposto, é CORRETO considerar que essas visões num contexto de logística integrada buscam:

  • A. destacar a integração dos processos, o comprometimento entre as gerências de logística e marketing/vendas e o inter-relacionamento entre as áreas financeira e contábil.
  • B. integrar o abastecimento, a produção e a distribuição, comprometendo as gerências financeira e de produção.
  • C. integrar os processos de abastecimento, distribuição e produção, dentro de uma visão gerencial de comprometimento entre as gerências de logística e de pessoal, destacando o negócio logístico e o estabelecimento de uma missão e inter-relacionamento entre as áreas operacionais.
  • D. integrar processos de abastecimento, distribuição e produção com o comprometimento, numa visão gerencial, entre as gerências de logística e marketing/vendas, destacando o negócio logístico e seu relacionamento com a cadeia de suprimento.

Para construir a aprendizagem nas organizações são necessárias algumas disciplinas para fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e renovação contínuas, a saber: aprendizagem de equipes; domínio pessoal; modelos mentais; pensamento sistêmico; e, visão compartilhada. Acerca dos modelos mentais, é correto afirmar que se trata de uma disciplina de

  • A. interação grupal, onde a aprendizagem é feita através de técnicas, como diálogo e discussão, para desenvolver o pensamento coletivo.
  • B. reflexão e habilidades de questionamento, que focaliza o desenvolvimento de atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas.
  • C. aspiração que envolve a formulação de um conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar, como indivíduos em um alinhamento realístico com o estado atual de suas vidas.
  • D. aprendizagem, por meio da qual as pessoas aprendem melhor, compreendendo a interdependência e a mudança para lidar de forma eficaz com as forças que produzem efeitos em suas ações.

A aplicação prática da teoria motivacional dos Dois Fatores de Herzberg, que consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo ou de um grupo de cargos, cujos ocupantes tenham responsabilidade sobre a mesma tarefa, aumentando sua variabilidade, por meio de delegações e incorporações de tarefas correlatas, é denominada:

  • A. amplitude administrativa
  • B. fator ambiental
  • C. compensação
  • D. enriquecimento do trabalho

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. Boas relações com o chefe e com os colegas de trabalho podem ser entendidas como fatores motivacionais relacionados às necessidades sociais, segundo Maslow, ou às necessidades de crescimento, conforme Alderfer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes relativos à gestão de materiais na administração pública. As seis principais fases do fluxo básico de compra em emergência de material são as seguintes: preparação do processo, planejamento da compra, seleção de fornecedores, concorrência, contratação e controle de entrega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito e os objetivos da Gestão de Pessoas.

1. O profissional de Gestão de Pessoas deve saber diferenciar as pessoas com as quais lida em seu dia a dia, pois os seres humanos são dotados de personalidade própria, com histórias de vida particulares.

2. A vantagem competitiva das empresas, atualmente, está na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas, colocando-o em ação de modo rápido e eficaz, na busca de soluções e avanços satisfatórios.

3. Na fase tecnicista (1950-1965) o perfil do profissional de Recursos Humanos teve uma mudança significativa, e surgiu o primeiro administrador de pessoal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as afirmativas abaixo sobre o Clima Organizacional: 1. Clima organizacional refere-se ao ambiente externo que existe entre os participantes de uma organização. 2. A estrutura organizacional, a cultura organizacional, os sistemas de comunicações são aspectos que influenciam o clima organizacional. 3. Entre as principais contribuições que se pode obter com uma Pesquisa de Clima Organizacional está a de identificar o melhor local para estabelecer o seu negócio. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Um aluno aprendeu, no curso técnico, sobre as funções que um administrador exerce. Dentre essas funções, a que ele considerou mais interessante para as organizações públicas foi a do desenvolvimento da função controle, uma vez que envolve determinadas ações, tais como a de

  • A. alocar recursos e competências de forma interligada e por meio de uma estrutura organizacional adequada.
  • B. definir os objetivos a serem alcançados e como fazer para atingi-los no curto, médio e longo prazos.
  • C. estar atento aos desafios existentes no ambiente de negócios, dada a natureza da organização.
  • D. incentivar e dinamizar as pessoas, dando-lhes metas e objetivos a serem alcançados.
  • E. monitorar, avaliar e tomar ações corretivas, no sentido de garantir o alcance dos objetivos organizacionais.

O modelo de burocracia de Weber surgiu como reação à imposição pessoal, ao nepotismo, à crueldade, às vicissitudes emocionais e ao julgamento subjetivo que, no começo da Revolução Industrial, passavam por práticas administrativas. Weber entendia que a verdadeira esperança do homem estava em sua capacidade de racionalizar, segundo sua própria inteligência. Em seus estudos, Weber distinguia duas racionalidades básicas no comportamento humano, sendo uma delas a ética da responsabilidade ou racionalidade funcional:

  • A. capaz de libertar o homem das regras impostas pela organização.
  • B. também conhecida como ética do valor ou racionalidade substancial.
  • C. que procura pautar seu comportamento por seus próprios valores e os da sociedade de que ele faz parte.
  • D. que orienta o comportamento do homem como ser livre, dotado de inteligência e capacidade de julgamento.
  • E. segundo a qual o comportamento humano é orientado segundo as regras impostas pela organização à qual ele empresta seus esforços.

O administrador utiliza o planejamento tático para delinear o que as várias partes da organização devem fazer para ter sucesso. Os planos táticos envolvem

  • A. a produção, a organização, o marketing e a capacitação.
  • B. os recursos humanos, as finanças, a produção e o marketing.
  • C. o abastecimento, o treinamento, as comunicações e o orçamento.
  • D. a pesquisa de mercado, as finanças, os recursos humanos e o treinamento.
  • E. a organização, o marketing, o abastecimento e a comunicação.
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