Questões de Administração

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“Com mais de 17 mil lojas em mais de 20 países, a 7-Eleven é uma das maiores cadeias de lojas de conveniência do mundo. Possui mais de 7 mil lojas no Japão e quase 5 mil nos Estados Unidos. Seu crescimento no Japão é fenomenal, tendo em vista que sua primeira loja no Japão foi aberta em 1974. A 7-Eleven do Japão é uma das empresas mais lucrativas registradas na bolsa de valores de Tóquio. Registrou um crescimento gigantesco em vendas e lucratividade enquanto reduzia seu estoque proporcionalmente às vendas. O sucesso da 7-Eleven no Japão se deve principalmente à sua capacidade de projetar e gerenciar sua cadeia de suprimento. Um motivo crucial para seu sucesso é a preocupação da 7-Eleven em obter um alinhamento estratégico entre sua estratégia competitiva e sua estratégia de localização, transporte, estoque e informação na cadeia de suprimento”. (CHOPRA e MEINDL, 2003).

Com base no texto acima e considerando o conceito de SCM (Supply Chain Management), é CORRETO destacar, dentre as suas principais funções

  • A. melhoria da cadeia produtiva, independentemente do custo operacional, mas sempre atento ao controle do tempo do ciclo.
  • B. redução de custos operacionais, com foco na produção em série, não considerando tempos e movimentos.
  • C. diminuição dos tempos de ciclos, administração dos fluxos produtivos e redução de custos operacionais e melhoria da produtividade.
  • D. interligação dos canais, atendimento a pedidos e incremento de custos sem complexidade nos canais de distribuição.

Na gestão contemporânea, o aprendizado gerencial é o processo pelo qual os indivíduos adquirem novos conhecimentos, atitude e valores em relação ao trabalho administrativo. Quando o indivíduo se torna capaz de interferir intencionalmente no sistema organizacional, evidenciando melhor conhecimento de si próprio, de seu papel na organização, dos objetivos e do contexto em que a empresa opera, além do comprometimento com a missão socioeconômica da organização em que trabalha, demonstra habilidades:

  • A. de ação
  • B. cognitivas
  • C. analíticas
  • D. comportamentais

Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. A socialização organizacional compreende fases em que as pessoas e organizações estabelecem relações de reciprocidade formal e informal, fases estas que vão do pré-ingresso na organização até a metamorfose, quando a pessoa torna-se membro pleno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do recebimento e da armazenagem de materiais em uma instituição pública, julgue os itens de 111 a 114. O objetivo primordial do armazenamento de materiais consiste em utilizar, da forma mais eficiente possível, o espaço físico da área de armazenamento. Apesar de toda evolução tecnológica havida nos últimos tempos, a área de armazenamento não obteve qualquer benefício advindo dessa evolução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo sobre a Gestão de Pessoas. 1. O papel do profissional de Recursos Humanos não é atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações. 2. A tendência atual é falar em “Administrar com as Pessoas”, que significa tocar a organização somente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem dela e de seu futuro. 3. O profissional de Gestão de Pessoas não é mais um recurso de organização, servil e passivo no processo. Ele é um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. É correta apenas a afirmativa 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

O estilo de liderança que tem por característica a centralização das decisões é denominado:

  • A. Autocrático.
  • B. Democrático.
  • C. Laissez-faire.
  • D. Demagógico.
  • E. Neoliberal.

A comunicação na empresa é um dos maiores desafios para os administradores por ser muito importante para o alcance dos objetivos. Um exemplo desse desafio é a resolução de problemas, como o ocorrido na situação em que um atendimento de telemarketing não é realizado porque a central de telefonia da empresa não está funcionando no dia em que houve uma solicitação. O exemplo acima apresentado envolve um problema no processo de comunicação causado pelo seguinte elemento:

  • A. canal
  • B. emissor
  • C. receptor
  • D. destinatário
  • E. transmissor

Analise as afirmativas abaixo.

I. Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas, constatou que as respectivas estruturas organizacionais não eram continuamente ajustadas às suas estratégias.

II. As estruturas informais, que são as que proporcionam maior rapidez nos processos, são as divulgadas oficialmente pelas organizações.

III. Os gerentes de projetos necessitam ter um perfil de liderança e de negociação, a fim de evitar competições desgastantes pelos recursos técnicos disponíveis na empresa.

IV. Quanto mais estável for o ambiente menor será a contingência, permitindo uma estrutura burocrática e conservadora.

Sobre Estrutura Organizacional está correto o que consta em

  • A. I e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Sobre a análise da distribuição do trabalho, é correto afirmar que:

  • A. o quadro de distribuição do trabalho é uma ferramenta complexa e de difícil análise.
  • B. um recurso importante é a entrevista com a chefia, visando a identificação de problemas, pois permite um estudo integrado e total de uma unidade da organização.
  • C. a descrição do cargo é um instrumento válido como instrumento de análise global, pelo fato de que a descrição de cargos mede diretamente a atuação de todos dentro da unidade.
  • D. a descrição do cargo é um instrumento válido como instrumento de análise global, pelo fato de que a descrição de cargos mede diretamente a interação de cada um com os demais, dentro da unidade.
  • E. o estudo do trabalho pode ser conduzido mediante a entrevista com a chefia, identificação de problemas e encaminhamento da solução, mas esse não é o melhor caminho de um estudo integrado e total de uma unidade da organização.

O Balanced Scorecard pode ser utilizado pelas empresas para verificar se dispõem de controles estratégicos e financeiros para avaliar seu desempenho. Essa técnica é mais aproveitada quando se está lidando com estratégias em nível de negócios. Assinale a opção que apresenta perspectivas que se integram para formar a estrutura do Balanced Scorecard.

  • A. Financeira, geográfica, mercadológica e institucional.
  • B. Financeira, do cliente, de processos internos, de aprendizagem e de crescimento.
  • C. Institucional, de pessoas, de renovação, de processos internos e de aprendizagem.
  • D. Aprendizagem e crescimento, mercadológica, geográfica e financeira.
  • E. Renovação, de aprendizagem e crescimento, de pessoas, institucional e geográfica.
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